Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ricoh Aficio SP 3510sf / Não Inicializa

Avalie este tópico:


Von Held

Posts em destaque

Olá pessoal,

 

Estou com uma impressora Ricoh SP 3510sf que veio de outra assistência onde segundo o cliente ela havia parado de imprimir, mas agora está com a mensagem no display Initializing e não faz nada. Não há nenhum movimento de motores ou algum outro sinal de funcionamento de algum estágio da impressora. Se alguém tiver alguma ideia de onde posso partir para o reparo eu agradeço.

Abs,

Sérgio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá tudo bem ... como veio de outra assistência técnica  verifique se não há nenhum conector desconectado.

Sobre o  erro tudo indica que e uma falha de atualização de firmware(5.3.5 UPDATING FAILURE)  isso de acordo com o manual de serviço

Editado: por tecgess
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, 

 

a última que peguei assim, só consegui resolver copiando o conteúdo da flash inteira de outra impressora funcionando e gravando na dela. A atualização que tem no site da Ricoh não dá pra gravar direto na flash porque não tem a parte do bootloader. 

 

Se procurar na área de arquivos do fórum, tem uma cópia da flash que eu uploadeei ano passado. Experimente gravar esse arquivo na flash (nas faça backup do conteúdo da flash antes..). 

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, zazulak disse:

Buenas, 

 

a última que peguei assim, só consegui resolver copiando o conteúdo da flash inteira de outra impressora funcionando e gravando na dela. A atualização que tem no site da Ricoh não dá pra gravar direto na flash porque não tem a parte do bootloader. 

 

Se procurar na área de arquivos do fórum, tem uma cópia da flash que eu uploadeei ano passado. Experimente gravar esse arquivo na flash (nas faça backup do conteúdo da flash antes..). 

Olá Zazulak,

 

Neste caso preciso de um gravador da flash ? Eu tentei a atualização via software da Ricoh e não havia conseguido, porque ela não inicializa a porta USB e nem a porta LAN. 

 

Agradeço a ajuda.

 

Abs, Sérgio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/07/2019 às 00:44, tecgess disse:

Olá tudo bem ... como veio de outra assistência técnica  verifique se não há nenhum conector desconectado.

Sobre o  erro tudo indica que e uma falha de atualização de firmware(5.3.5 UPDATING FAILURE)  isso de acordo com o manual de serviço

Olá Tecgess,

 

Já havia verificado os conectores e está tudo no lugar. Já havia visto também o manual falando sobre o problema do firmware. Creio que quem trabalhou nela antes errou o procedimento durante atualização e não conseguiu corrigir. Esto vendo agora como posso fazer esta atualização.

Obrigado pelo interesse e ajuda.

Abs, Sérgio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Von Held disse:

Olá Zazulak,

 

Neste caso preciso de um gravador da flash ? Eu tentei a atualização via software da Ricoh e não havia conseguido, porque ela não inicializa a porta USB e nem a porta LAN. 

 

Agradeço a ajuda.

 

Abs, Sérgio

Precisa sim, mas um ch341 comum já serve. A flash dela é uma daquelas 25l de 16 pinos. Se você não tiver o adaptador pode soldar uns fios na memória e ligar no soquete de 8.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, zazulak disse:

Precisa sim, mas um ch341 comum já serve. A flash dela é uma daquelas 25l de 16 pinos. Se você não tiver o adaptador pode soldar uns fios na memória e ligar no soquete de 8.

Olá Zazulak,

Obrigado pelas dicas. Vou ver o que consigo fazer por aqui e depois retorno.

Abs, Sérgio

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 10 meses depois...

@zazulak

Uma ajuda se possível, sobre o processo após a gravação e reimplantação do EEPROM:

 

Do manual:

* Replacement procedures for the new EEPROM are included in the "ECB (Engine Controller
Board)" replacement procedure. Refer to "ECB (Engine Controller Board)" for details.
* Do the following settings after installing a "new" EEPROM.
-Input the PnP Name, Destination in Service Mode. (consta no manual)
-Adjust the Registration in Service Mode. (consta no manual)
-Input serial number on the serial number input display after installing the new EEPROM (não consta no manual pode gerar algum problema?)
* Ask your supervisor about how to access the serial number input display.

 

Minha dúvida:

Como você está inserindo um firmware copiado de outra máquina, pode ocorrer algum conflito devido a divergência de serial? (sei lá, algum conflito de informação que seja guardada em outra parte da placa)

Não tem a informação de como inserir como modificar o nº do serial no manual.

Ou é apenas copiar e colar mesmo?

Tenho uma Ricoh 3510 para copiar o firmware e vou pedir o suporte de um colega que lida mais com a esta parte de microeletrônica e deve ter o equipamento para ler e gravar o EEPROM.

 

Agradeço muito se puder dar uma ajudinha.

Editado: por Rexona
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...