Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Aspirador IRobot Roomba 650

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos,

 

Estou com esse Roomba cija as baterias entraram em curto (pack de 12 baterias de 1,2Vx3000mAh totalizando 14,4V), soldei dois fios nos terminais do aparelho onde vai a bateria e liguei na minha fonte de bancada (Yaxun 1502DD) e aplicando 14V o aparelho funciona normalmente.

Então eu montei um pack de 4 baterias 16850 (3,7V x 6800mAh da BM) e o Roomba nao dá nenhum sinal de vida.

O que estou fazendo de errado?

Editado: por Lucas Ayrton Vivas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Ayrton Vivas Vc tem os 14V nos terminais depois de ter feito o pack certo? Note que falta corrente ai. Se são 12 x 3A = 36A certo. Se vc pegar 6,8A x 4 = 27,2A. Faltando uns 10A. Apesar que não da sinal de vida seria um sintoma não muito relacionado, acredito que ele funcionaria mais lento e teria uma duração menor, mas sem conhecer o esquema do circuito fica difícil, mas se atente a corrente da bateria, pois seu pack de 4 ficou com ela menor. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/07/2019 às 12:58, Rods disse:

@Lucas Ayrton Vivas Vc tem os 14V nos terminais depois de ter feito o pack certo? Note que falta corrente ai. Se são 12 x 3A = 36A certo. Se vc pegar 6,8A x 4 = 27,2A. Faltando uns 10A. Apesar que não da sinal de vida seria um sintoma não muito relacionado, acredito que ele funcionaria mais lento e teria uma duração menor, mas sem conhecer o esquema do circuito fica difícil, mas se atente a corrente da bateria, pois seu pack de 4 ficou com ela menor. Boa sorte!

O pack eu coloquei as baterias em série logo a corrente é a mesma assim como na original. Na fonte de bancada o Roomba consome 0,11 A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Ayrton Vivas Quando queremos aumentar a corrente, ligamos as bateria em paralelo, não em série. Quando queremos aumentar a tensão, ligamos em série. Vc jogou fora a bateria antiga? Talvez deva analisar como elas estavam ligadas. As vezes esse pack com 12 eram 4 conjuntos de 3 baterias ligadas em paralelo, ou 3 conjuntos de 4 baterias ligadas em paralelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Rods disse:

@Lucas Ayrton Vivas Quando queremos aumentar a corrente, ligamos as bateria em paralelo, não em série. Quando queremos aumentar a tensão, ligamos em série. Vc jogou fora a bateria antiga? Talvez deva analisar como elas estavam ligadas. As vezes esse pack com 12 eram 4 conjuntos de 3 baterias ligadas em paralelo, ou 3 conjuntos de 4 baterias ligadas em paralelo.

O pack original eram 12 baterias de 1,2 V em série.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era as células ruims mesmo. Peguei uma bateria velha de notebook e arranquei as células, peguei 4 boas e funcionou certinho no Roomba. Detalhe: essas células acusam 2000mAh e quanto a nova que tinha comprado era 6800mAh e nao funcionou.

 

Agradeço ajuda desde o inicio

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom Lucas. Eu tenho essa dificuldade tbm as vezes por não termos peças de reposição na hora. Morar em cidade pequena e ser solitário na bancada não é fácil  Uso muito as células de baterias de notebook nos carros e camionete que os meus pequenos tem de controle remoto. Fica uma beleza. O único cuidado é jamais exceder a tensão de recarga. Um mínimo que seja ja as danifica. Sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Lucas Ayrton Vivas disse:

Era as células ruims mesmo. Peguei uma bateria velha de notebook e arranquei as células, peguei 4 boas e funcionou certinho no Roomba. Detalhe: essas células acusam 2000mAh e quanto a nova que tinha comprado era 6800mAh e nao funcionou.

 

Agradeço ajuda desde o inicio

Não existe célula de 6800ma no formato 18650.  As melhores células nesse tamanho dão pouco menos de 3000.. Se a célula tiver escrito qualquer valor acima disso pode ter certeza que é falsa. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...