Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Por que as baterias perdem sua capacidade de armazenamento?

Avalie este tópico:


flavio1985

Posts em destaque

Sabemos que as baterias perdem capacidade com o passar do tempo, ainda que seja um processo relativamente lento. Geralmente percebemos quando essa diminuição é significativa, o que costuma acontecer depois de um ou dois anos de uso — o que é válido para qualquer produto que use baterias, de smartphones básicos e notebooks até carros elétricos, sendo um efeito problema bastante “democrático”.

Sabemos “o que” acontece, mas e o “por quê”? Por que todas as baterias vão perdendo carga com o passar do tempo? Motores vão perdendo eficiência pelo desgaste das peças, lâmpadas incandescentes vão perdendo o brilho, e nossas costas começam a doer imediatamente quando fazemos 30 anos de idade. Mas o que exatamente acontece com as baterias?

Química

Em uma bateria de lítio convencional, os íons fluem do cátodo para o ânodo. Este é o fluxo que fornece energia para nossos aparelhos, fluxo que é invertido quando colocamos o smartphone para carregar. Neste caso os íons são “forçados” a voltar do ânodo para o cátodo usando a energia de uma fonte externa (a tomada, no caso). Basicamente é um ciclo, de forma resumida.

image.png

O desgaste acontece pois esse processo não ocorre de forma ideal, o que desgasta o cátodo a cada ciclo. A cada recarga (um ciclo) ele vai perdendo um pouco de sua capacidade. Pouco mesmo, mal percebido entre uma carga e outra. Mas, com o passar do tempo, os ciclos chegam à casa das centenas, acumulando uma boa quantidade de pequenas degradações.

Trata-se sim de um processo inevitável, mas podemos fazer com que ele aconteça de forma um pouco mais lenta.

Do que as baterias gostam

Sim, o processo de desgaste da bateria é irreversível, mas assim como uma alimentação equilibrada melhora a nossa saúde, algumas atitudes prolongam a “saúde” da bateria. Evitar calor excessivo, condições ambientais mais severa (umidade, por exemplo) e usar carregadores de qualidade são um excelente ponto de partida. São atitudes que fazem a bateria funcionar em condições mais próximas da ideal, minimizando o desgaste.

image.png

Vale um comentário importante: baterias apresentam desgaste mesmo quando desligadas. Aliás, pode ser até pior do que utilizá-la em más condições, em especial quando as guardamos com 0% de carga (o que deve ser evitado ao máximo). Se você pretende guardar a bateria, o melhor é deixá-la com 50% de carga, prolongando sua vida útil.

Atitudes como essas não tornarão a sua bateria uma "highlander", mas permitirão que ela dure tempo o suficiente desacelerar o processo de troca do seu smartphone.

 

Fonte: https://canaltech.com.br/hardware/por-que-as-baterias-perdem-sua-capacidade-de-armazenamento-143347/

Editado: por flavio1985
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante como o processo de carga/descarga funciona nas baterias Li-Ion, deferentemente das antigas de metal hidreto que tinham efeito memória. Não só as condições de carregamento afetam a saúde da bateria mas também o uso, as baterias de lítio são projetadas para funcionar idealmente na faixa 20%-80% da carga. Além disso, para otimizar os ciclos de carga/descarga (que são poucos) sempre recomendo usar a bateria até o limite quando desconectado da fonte, já com o carregador não tem problema de manter conectado já que o circuito de charger chaveia a fonte de tensão e reduz gradativamente a corrente de carga quando a bateria está cheia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...