Jump to content
Jack O'Neo

resolvido Scotle R590 V2 - Mensagem de Erro: "PLC Emergency STOP" ao ligar.

Rate this topic

Recommended Posts

Hoje mais cedo ao ligar a estação BGA, me deparei com esta mensagem na tela "PLC Emergency STOP", embora a tela funcionasse normalmente, constatei que o cooler interno da estação não estava sendo acionado como de costume, o led de iluminação da placa também não funcionava, ou ficava piscando, e ao pressionar o botão de emergência nada acontecia também.

 

Eu já tinha quase posto um ovo, de medo do prejuízo que viria, então entrei em contato com o suporte da Ftec, os dois atendentes Douglas e Renam foram extremamente prestativos, e não se negaram a ofertar pronta ajuda mesmo para uma máquina descontinuada e que já está fora da garantia a uns 4 anos aproximadamente.

 

No contato com o Renan depois de explicar o defeito descrito acima, ele deu um tiro certeiro totalmente no escuro, disse ele: 

 

"Renan Ftec: Pode ser que a fonte de alimentação 12V esteja com problema. Ela alimenta a Placa Mãe e o Cooler
Renan Ftec: E tem outra fonte 24V que alimenta só o painel"

 

Tendo já um caminho a seguir abri a parte de cima da estação conforme a dica do @Felipe no vídeo:

 

Aos 2:28 é possível ver a fonte 12V chaveada entre o disjuntor e o braço do Felipe no lado direito superior da tela.

 

Para remover a pequena fonte chaveada 12V 2A é necessário soltar um parafuso por baixo da estação, e desconectar os cabos que na posição em que ela está na máquina seguem esta ordem.

 

Live

Neutral

Terra

GND 12V

+ 12V

 

Poderia sim ter substituído por uma outra fonte qualquer de 12V x 2A, mas como gosto das coisas originais e não havia para venda a mesma fonte em lugar nenhum optei por efetuar o reparo da dita cuja.

 

Iniciei alimentando a pequena fonte com a tensão da rede (ela é bivolt) e ela piscava o led como houvesse um curto na saída, tendo analisado visualmente e não encontrado nada, parti para as verificações.

Inicialmente testei o diodo duplo que estava ok e foi ressoldado na placa.

Verifiquei os capacitores de filtro da saída de 12V e mesmo os 3 estando ok achei prudente efetuar a troca, pois esses caras mais cedo ou mais tarde acabam estufados, assim ganho algum tempo antes de ter que abrir a estação de novo. ;D

Fiz teste com ela alimentada novamente, e desta vez notei que a fonte fazia um pequeno estalo quando o led piscava, e então por experiência com essas fontes chaveadas pequenas troquei de cara o capacitor eletrolítico 22uf x 50V ( único na fonte ), o sintoma se manteve, apesar de que se bem me lembro o estalo sumiu.

Continuei a minha verificação a esmo e encontrei o opto acoplador PC817 levemente alterado e troquei, sendo que ele estava alterado já troquei também o TL431 que tem encapsulamento sot 23 e fica abaixo da placa. ( Ambos são únicos na placa também.)

Fiz novo teste com a fonte alimentada e ainda tinha alguma coisa errada, ela agora quando o led piscava tinha 12.5V na saída, antes a tensão na saída variava entre 6V e 9V.

Tendo feito tudo isso concluí que o secundário da fonte não poderia apresentar qualquer outro problema e parti para a análise do primário, já meio frustrado confesso...

 

Concluí que se estava pulsando e agora com a tensão correta o pequeno PWM sot 23 de 6 pinos com marcação "N 11 35" do qual não consegui datasheet deveria estar ok, e sendo assim fui direto no transistor chaveador 4N60L que em todos os testes que fiz parecia estar ok, mas não tendo vislumbrado mais nada que pudesse estar errado com a placa troquei o danado mesmo assim, coloquei no lugar dele um MDF7N060B FET N channel 600V x 7A, com um RDS ON mais baixo do que o original que era de 4A. ( Único na placa preso no dissipador.)

 

Ao ligar novamente ainda meio quente da solda recém feita ela ligou e funcionou por alguns segundos e voltou a piscar o Led, (apressado come cru), esperei ela esfriar completamente e em novo teste finalmente ela funcionou normalmente, então o maldito fet 4n60L apesar de não apresentar fuga curto ou qualquer outro problema nos testes que fiz, tinha algum defeito que só se apresentava quando em funcionamento na sua tensão de trabalho.

 

Resumo da opera, se a fonte 12V da sua Scotle R590 V2 parar, troque estes caras abaixo e seja feliz:

 

1 Capacitor eletrolítico     22uf x 50v 105°

1 Opto acoplador              pc817

1 Regulador ajustável      TL431 sot 23

1 Mosfet chaveador         4N60L 

 

Tanto o TL431 sot 23, quanto o Mosfet chaveador, foram retirados de uma fonte de notebook que estava na sucata, mas com algum trabalho é perfeitamente possível substituir o TL431 sot 23 pelo tradicional (TO-92/TO-226) que encontramos a rodo nas fontes ATX de PC.

 

Os capacitores da saída que troquei sem necessidade são 2 de 680uF x 16V e 1 de 1000uF x 16V, substituí por 3 de 1000uF x 25V que eram os que tinha novos e a mão.

 

Não é um conserto de extrema dificuldade mas como pode ser que no futuro ajude alguém, resolvi compartilhar.

Abraços.

  • Like 8

Share this post


Link to post
Share on other sites

Informação inútil a essa altura do campeonato mas.. esses pwm de 6 pinos, quando o marking code não bate com nenhum conhecido, geralmente ele é um SG6848T. Para confirmar é só olhar o que tem ligado no pino 3: se tiver só um resistor, geralmente de 100K, é ele mesmo.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
(WARNING !!!) This topic has more replies. Sign in or sign up to view them.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Tiago Vinicius
      Olá pessoal estou com esse aparelho na bancada para orçamento, a placa fonte, PCI principal é tudo junto, e ela não tem T-con, vai um cabo direto para V-con.
       
      Fiz a as medidas de tensões estão todas OK, encontrei um capacitor eletrolítico de 1000x25v estufado na linha de 12v, troquei logo os 3 dessa linha, mas não resolveu o problema, continua com essa tela azul. Todos os LEDs acendem normal.
       
      As tensões da V-con estão ausentes, tensões de 17v e 8.6v quem gera essas tensões é o UP1 (CM508) já fiz um ME em todo esse setor, o CI chega às tensões de 12v, 5v e 3.3V inclusive o sinal EN que ativa o Circuito, imaginei um curto em alguma linha da saída mas não encontrei, o que vocês acham?
    • By Priscila Critiane
      Bom dia amigos,
      Estou com esse nobreak em bancada e staytion 1200 BI Microsol placa 22553, bom, sabemos que ele tem uma detecção inteligente quando não há carga conectada na saída ele desliga no máximo em 20 segundos.
      Esse equipamento que estou vendo, ele não está reconhecendo a carga quando ligada na saída, e desliga mesmo assim,  cheguei a colocar 50% de achando que o defeito fosse de sobrecarga, mais não é.
      Se alguém puder me ajudar ou tiver o esquela desse modelo agradeço desde já.
      Peças q troquei:
      Reles
      LM317 e os mosfets IRF2805
      LM339
      Medi todos os diodos e transistores e nenhuma anormalidade.
      Bateria nova.
       
       
    • By lucaspolli
      Senhores estou com essa fonte com o varistor TVR10471 queimado, a duvida é, tenho na mao o TVR10271, posso usar esse? pelo datasheet, me parece que apenas a voltagem muda, sendo que o TVR10471 é 445V e o TVR10271 é 225V
    • By Josemar Simão
      Olá pessoal,
      Esta MB apita quando está sem memória. Com a memória instalada ela não dá nenhum sinal e apenas liga o cooler.
       
      (acompanhe pelos números na imagem)
       
       1 - Testei a tensão da memória no dreno do MOSFET                             -  1,50V - OK
       2 - Testei a tensão da CPU na saída do indutor                                         -  1,07V - OK
       3 - Testei a tensão da GPU integrada na saída do indutor                       -  0,00V - BAD
       4 - Testei a alimentação do MOSFET                                                           - 12,23V - OK
       5 - Testei se os MOSFETs estão em curto pro terra                                  - 39 Ohms - OK
       6 - Testei tensão no UPPER GATE do MOSFET                                           -  0,00V - BAD
       7 - Testei tensão no LOWER GATE do MOSFET                                          -  0,00V - BAD
       8 - Testei saída UPPER e LOWER do driver de MOSFET (uP6281)          -  0,00V - BAD
       9 - Testei alimentação do driver de MOSFET (uP6281)                             - 12,23V - OK
      10 - Testei o PWM chegando (uP6281) tensão sem pulsos                      -  1,90V - BAD
       
      O gerador do PWM é o uP1625P (não tenho datasheet). Marquei ele com número "11" na figura. Ele gera os sinais UPPER e LOWER da fase 01 ("12"), e da fase 02 ("13"), para controlar a fase 03 ("14") ele utiliza um segundo PWM em outro driver de MOSFET (uP6281) ("15").
       
      Preciso de ajuda para descobrir por que o uP1625P não gera o PWM necessário. Alguém poderia me enviar o datasheet deste componente?
      Tenho uma figura dele, mas é em um esquema de outra MB. Me ajudou para fazer algumas comparações, mas sem saber a funcionalidade de alguns sinais como EAP, DAC/SS, IMON, SEAP, SDAC/SS e IMON fica difícil a análise.
       
      Só mais um detalhe. A placa chegou sem o chip da bios. Tive que comprar o chip W25Q64FV e gravar a bios nele.
       
      Obrigado.
       
       
       


    • By Meriva
      boa tarde amigos 
      estou com essa maquina aqui na bancada o mesmo liga aparece conectada carregando, mas quando tido o carregado do dc jack a maquina desliga nao mantem ligada com a bateria 100%
      ja testei outras baterias de outros notebook e mesmo assim desliga 
       
      algum amigo da uma ajuda
       
      esse e o esquema que estou usando aqui 
      so que ainda nao tenho muita experiencia em esquema eletrico..

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...