Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Trocar componentes SMD com ferro de solda

Avalie este tópico:


Foxdodger

Posts em destaque

Rapaiz,se tu podes ter um que possua regulagem de temperatura seria ideal mas caso tu não tenha também server uns de 35 W ou 40 W,gosto de adicionar um pouco mais de solda pra retirar os smds, aqueço dos dois lados agora se for circuito integrado já tem que ter mais cuidado pra não arrancar os PEDS.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Foxdodger disse:

É possível? Comecei recentemente a fazer manutenção de eletrônicos e afins porém não possuo uma estação de ar quente.

Quais as dicas para remover e soldar componentes SMDs apenas com ferro de solda? Qual o ferro adequado para esse tipo de serviço?

Fala ae.... Sim, é possível...

Estou na mesma situação. Ainda não tenho como comprar uma estação.

Mas vc precisar investir em algumas coisas.

*Ferro de solda com pontas diferentes ( é possível fazer as pontas com fio de cobre ou ponta de ferro velha. Pois cada situação vc irá precisar de recursos diferente.)

*Fluxo de solda. Muito importante para retirar, limpar e instalar o próximo componente.

*Solda de baixa fusão. Ela demora a esfriar, permitindo que vc retire o componente com mais facilidade.

*Paciência. Muita paciência. Não pode "força" a saída do componente para não estragar trilhas.

*Um sugador de boa qualidade. CUIDADO PARA NAO SUGAR OUTROS COMPONENTES.

*Uma Malha... (Não sei o nome). Geralmente é usado para limpar o excesso de solda que fica.no local que o componente saiu ou até após a troca.

*PRÁTICA. arrume uma placa sucata e solte todos os componentes que vc conseguir... Isso te ajuda a pegar os macetes... (Outro dia eu consegui retirar um conector sata da placa. Só com ferro de solda.. demorei. Mas saiu perfeito. Mas dei molde e soltei 2 capacitores SMD que nem me dei conta que estavam. Já fico mais atento aos componentes ao redor..)

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...