Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer F5-573-51LJ - DAZAAMB16E0 - Não liga.

Avalie este tópico:


Rods

Posts em destaque

Maquina não consome nada na fonte assimétrica quando plugada. No Pq22 ja na entrada o dreno esta com os 19V porem a tensão no gate e no source fica oscilando entre 7V e 3V, sobe até 7V desce ate 3V e assim fica em intervalos de um curtíssimo espaço de tempo. @Gilson Macedo nesse tópico vi comentando sobre o resistor perto do CI de BIOS. Esse resistor esta oscilando tbm com uma tensão menor que vai no maximo ate os 3V mas logo volta a zero e sobe a 3V de novo. Essa placa não tem video dedicado como a desse tópico. O componente causador do defeito esta ausente nela. Desculpe te marcar aqui. Consegue me ajudar? O errado não seria essa tensão oscilando no gate do pq22, fazendo ela ser 'copiada' para todo o restante do circuito da placa? Qualquer ajuda dos amigos é muito bem vinda.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Gilson Macedo fiz o jumper, o consumo ainda continua zerado. A tensão no resistor perto da BIOS se estabilizou em 3,3V e eu tenho agora 19V no dreno do PQ6056 tbm tenho 3,3V no pino 27 do teclado que seria o power switch. Nenhuma tensão secundaria ainda. O gate do PQ6056 tbm esta zerado. Eu injetei uns 10V com apenas 1A  no source do PQ6056 e tem alguem em curto ai, fiz certo? Preciso remove-lo para esse teste? Posso aumentar essa tensão e corrente para ver se identifico quem esquenta? Qual limite? Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Well7487 o programa que veio junto com arquivo é o Allegro. O boarview da um erro quando tento abrir o arquivo disponibilizado no site. Acredito que são incompatíveis. Os 3,3V no pino 27 zera sim quando aperto. Esse PQ6056 com 2 gates me confundiu.

Editado: por Rods
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui aferir o PU6010 que é o responsável em acionar o gate do PQ6056 e me deparei com isso. Esta estranho o pad no pino 9 e o 10 tbm estava bem oxidado, joguei um fluxo, esquentei um pouco, limpei com td cuidado e o resultado foi como esse da foto. E agora meus amigos? Trocar o componente seria a solução? Problema é o pad nesse caso acredito. Conseguiria com um jumper acionar esse sinal? Pelo que entendi, o pino 9 e o 10 atuam no PQ6054.

0711_1.jpg

Editado: por Rods
Faltou a foto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando refazer essa trilha mas esta difícil. Quando eu coloco a ponta do osciloscópio bem debaixo do componente eu encontro um sinal de +3V, porem não encontro na trilha. @Gilson Macedo é impossível obter esse sinal de outro lugar né? Vc acha q eu devo insistir em tentar ligar esse pad na trilha? Desculpe mais uma vez te marcar aqui, mas hj em dia esta mais escasso conseguir ajuda dos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

blz Rods

Parece que existe mais de um problema nessa placa. 

Lá no PQ22 deveria ter algo em torno de 24v no gate, experimente ressoldar o PU5 para ver se estabiliza a tensao de gate. E também se passa os 19v para o dreno.

 

Com relação ao PU6010. Acredito que o pino 9 não é tão critico, já o pino 10 é essencial para o funcionamento da placa. Experimente puxar um jumper desse pino 10 para o gate do PQ6054. Tem que dar uma de cicurgiao, é complicado mesmo. Infelizmente nao tem como puxar de outro lugar senao no proprio pino 10.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2 Agradeço imensamente sua ajuda amigo. Eu estava com um jumper no pq22. Retirei o jumper e a tensão de 24V esta agora no gate. Antes ela estava totalmente ausente. Estranho, mas agora tenho 24V no gate e os 19 liberado no source. Não precisei ressoldar o PU5. Consegui visualizar os componentes do TOP. O programa não vira a placa, mas mostra os componentes do outro lado da face, mesmo sem virar. Me bati mesmo com esse pino 9, vou tentar fazer esse jumper do pino 10 no gate do PQ6054. Mais uma vez obrigado. Morar em cidade pequena e ser sozinho na bancada não é facil, por isso essa sua ajuda  pra mim que estou querendo aprender e aprender e aprender vale mais do que ouro. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Rods disse:

 Morar em cidade pequena e ser sozinho na bancada não é facil

Entao estamos juntos nessa parceiro. Aqui nem eletronica tem, a mais proxima fica 40km. 

Dependo muito de sucatas, mando vir tudo da internet. O fórum é meu parceiro de bancada hehe. 

Boa sorte ai, um abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2 Vi que vc mora onde nasce o frio rs. Consegue me ajudar? Não consigo medir nenhuma tensão no pino 10. Veja, com a ponta ali no 10, não ha tensão, se coloco ela em baixo do pad no pino 9 tenho 3V. Esse sinal no pino 10 ja aparece com a placa plugada? Tem 19V no pino 12 Vin, tenho tem 3V no pino 20 En1, 3V no pino 6 En2 e notei que não tem a tensão no pino 7 que é o powegood.

0716_1.jpg

0716-2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Rods disse:

Vi que vc mora onde nasce o frio rs.

 

Essa semana e semana ta tenso o negocio por aqui! heheh 

 

Na realidade vc nao consegue medir a tensao no pino 10 com multimetro. Trata-se de uma tensao pulsada, famoso pwm. É uma onda quadrada, vc consegue verificar o pulso desse pino com osciloscópio amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar, apesar de que eu encontro esse sinal no gate do PQ6054. Fiz o jumper, mas sem sucesso ainda. Tenho 19V no dreno mas nada no source. Tenho Vin no dreno do pq6056 tbm mas nada no source. Sera que ele não asta avariado @R2-D2 , acho que vou retira-lo da placa para conferir melhor esses pads, o que acha? Substitui-lo tbm seria uma alternativa, o duro é encontrar esse danado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods pela foto é apenas o pad 9 mesmo, experimente refazer essa trilha ai amigo e tente ressoldar o seu CI novamente.. O componente nao acha tao fácil, eu estava confundindo com o TPS51125 mas o seu é 51225... 

De qualquer forma vc acha esse CI na placa LA-9981P da acer, na ZQ0 da acer ou entao na DOE40 da Dell entre outras.

 

Mas ressolde o seu e meça os pads para ver se o CI esta alimentado e habilitado para funcionar, os pinos de habilitação do CI sao 6 e 20, veja se tem as vregs etc..

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...