Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Hd 2T Seagete, Erro MBR - GPT

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos... Adquiri um HD externo Seagate 2T. O mesmo começou apresentar erro antes do término da garantia.. mas fiquei chateado, pois a Seagate não "cobre" garantia dos dados (até aí blz) mas ele nem tentam verificar se é possível resgatar os dados. Como eu possuo muita coisa importante no HD, não enviei para garantia com medo de eles trocarem e eu não conseguir resgatar o HD danificado. 

 

Pergunta.

O HD está dando o seguinte erro: conector no Pc e ele pede para escolher entre GPT ou mbr. Independente da escolha ele apresenta uma mensagem de erro. (Igual a foto). Tem como reinstalar o software dessa placa do HD? 

 

Ainda não testei outra placa. Imagino que irá funcionar, mas não tenho como conseguir outro e não tenho grana para enviar pra ser feito um backup. Inicialmente não quero comprar outro HD de 2T para usar a placa tbm

WhatsApp Image 2019-07-10 at 13.50.51.jpeg

WhatsApp Image 2019-07-10 at 13.50.52.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi walace, se mandar para seagate esquece os seus dados, se houver de fato problema no seu hd eles irao te devolver um hd novo. Primeiro faca um teste com o hddregenerator pra ver se tem algum badblock no seu hd, mas o que aparentemente ocorreu ai foi uma corrupcao de partição. Se nao houver bads no seu hd pode passar algum programa para recuperacao de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walace Paixão como está dando erro de CRC, bem provável que tenha setores defeituosos. A primeira providência seria clonar esse disco para um outro e depois trabalhar na imagem para recuperar os dados. NÃO PASSE nenhum programa que prometa recuperar HD como o HDD Regenerator antes de ter uma cópia, pois pode piorar a situação. Tem como postar uma imagem do SMART desse HD? Para isso pode usar o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Walace Paixão disse:

@nelsonhf entendo... Mesmo com esse erro é possível clonar? Se sim, isso já me dá um alívio... Se eu não me engano, eu só tentei regravar o MBR /GPT pelo Easeus... 

SMART é essa foto? Se não for, envio outra!

 

Dependendo da quantidade de erros e de onde eles estiverem, talvez... Para ler os dados do SMART, que é um auto monitoramento da saúde do HD, use o CrystalDiskInfo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Você vai ver uma tela como essa aqui:

94322-dd75fd621e0792fa77d149f325aafbcc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walace Paixão Es muy importante que haga lo que le recomienda el compañero:

hace 16 horas, nelsonhf dijo:

@Walace Paixão como está dando erro de CRC, bem provável que tenha setores defeituosos. A primeira providência seria clonar esse disco para um outro e depois trabalhar na imagem para recuperar os dados. NÃO PASSE nenhum programa que prometa recuperar HD como o HDD Regenerator antes de ter uma cópia, pois pode piorar a situação.

 

Una vez hecha la clonación o la imagen, podría intentar recuperar la(s) particiones con el programa "testdisk" y ver si el disco duro queda en condiciones de seguir siendo utilizado. Como dijo @nelsonhf , antes de tener el clon o la imagen, NO intenete arreglar nada.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walace Paixão não é um bom sinal você não ter conseguido ler os parâmetros do SMART. Pode ser indicativo de problemas de cabeças instáveis ou bad blocks na service area do HD. Acho pouco provável que seja um bug do CrystalDiskInfo, mas para tirar a dúvida, tente ver o que o 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 mostra. Selecione o HD e depois poste aqui o que a aba Attributes mostra. Você tem acesso a uma máquina Linux com outro HD para fazer a clonagem? Se sim, dê uma olhada no tutorial do colega @tonpepe para ver como usar o ddrescue: 

Editado: por nelsonhf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nelsonhf @nelsonhf. Ok. vou ver se esse programa... 

Vou tentar instalar o Linux em outro Pc...

 

Mas assim.. se for problema no software da placa do HD (como eu acho que é), esses programas conseguiriam acessar o HD?

Sou completamente leigo.. mas acho que só seria possível tipo, reinstalar a BIOS da placa do HD colocar outra placa... Pedi para um.amigo ver se consegue uma.placa para mim... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Walace Paixão disse:

Mas assim.. se for problema no software da placa do HD (como eu acho que é), esses programas conseguiriam acessar o HD?

Sou completamente leigo.. mas acho que só seria possível tipo, reinstalar a BIOS da placa do HD colocar outra placa... Pedi para um.amigo ver se consegue uma.placa para mim... 

 

Pelos sintomas, está mais para problema de cabeças ou mídia. Se fosse a placa, não reconheceria e não apareceria o modelo, tamanho, número de série e versão do firmware como mostrou o CrystalDiskInfo. O "BIOS" do HD fica parte na placa e parte na mídia, em uma área especial chamada service area.

Com um Linux e com o ddrescue, você vai poder tentar clonar as partes boas do HD para uma imagem e tentar recuperar o máximo das partes problemáticas para no fim tentar extrair o máximo de arquivos da imagem.

Editado: por nelsonhf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walace Paixão , el disco tiene "formato RAW", o sea, ha perdido el sistema de archivos, y en ese estado windows no le sirve de nada. Necesita intentarlo con linux. No necesita instalarlo, use un CD live. Le proporciono un CD live de Debian que ya trae instalado el ddrescue, listo para usarse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

También trae herramientas para poder ver el SMART. Es posible que desde linux pueda ver esos valores, aunque se me hace muy rara la pantalla del CrystalDisk, ya que los valores del SMART forman parte del service area, y SÍ aparecen los otros datos de identificación del disco...

Tenga paciencia, la clonación o la imagen pueden demorarse muuuucho tiempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...