Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron 15 - FX3MC REV A00 - Nao liga

Avalie este tópico:


XkawagataX

Posts em destaque

Boa tarde, recebi esse notebook em minha assistencia hoje e ele apresenta o seguinte problema relatado pelo cliente: O notebook nao da sinal de vida, nem apesenta led de carga ao conectar o carregador e nao liga. Ao abrir o notebook e passar para os teste basicos pude verificar que as tensoes primarias de 3v e 5v estao presentes, tenho tambem tensao na BIOS, nos pinos da bateria e no botao de power 3.3v. Primeiro paso foi regravar a BIOS com varios arquivos diferentes aqui do forum e depois trocar o chip para desencargo de consisencia. Nada disso funcionou nem mesmo alterou o sintoma. Verifiquei que o sinal do botao power chega a até o IO e zera quando pressionado. Verifiquei tambem os pinos de alimentacao do IO e todos estao com os 3.3v presente. Nao encontrei o sinal de AC_IN no IO e nem no PQ4206. Preciso de uma ajuda dos colegas aqui pois estou empacado.

 

obs: já foi substituido o IO e mesmo assim o sintoma nao muda.

Esquema:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá XkawagataX!  Sobre " Nao encontrei o sinal de AC_IN no IO e nem no PQ4206" : no PQ4206 pelo esquema parece que o sinal é  o AC_IN#_G que gatilha o mosfet. Pra confimar veja se tem uma pequena voltagem no gate (pino 2) do PQ4206. Este CI leva o sinal ( Low) AC_IN_KBC# ao KBC indicando que tudo esta normal. Pra você não perder muito tempo vai direto no sinal de  S5_ENABLE (pino 14) do KBC  que vai habilitar as tensões de stand by  3D3V_S5 e  5V_S5. Se as voltagens que você encontrou de 3.3 e de 5v foram das PLs  4502 e 40501 é porque o seu TPS5122  está ligado (fonte S5), então você tem com certeza o  S5_ENABLE..

ok 

 

 


 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XkawagataX boa noite amigo na pagina 97 do esquema tem a sequencia numerada para seguir, creio que lá é um bom local para se orientar, e pode usar o tópico pra ir tirando suas duvidas, a dica que o amigo deu está correta, se você tem 3D3V_AUX_S5 em TPS 51125, próximo passo seria DDR_VTT_PG_CTRL TPS 51206, se seguir a linha vai ter o sinal liberado de RUNPWROK "pgood"  boa sorte na analise

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte S5 estando ligada vá na PL4802 que é a saída do  PU4901. Essa tensão vai te indicar que a sua fonte S4 está ligada. Vai ter lá no pino 16 o sinal da habilitação. Que é passo 3 da sequencia da pagina 97 que o Cristi disse. No entanto parece que as TPs  tanto a TPS51206 e  TPS51367 não tem na placa, você não vai encontra-las lá.Se isso se confirmar o passo a passo da pag 97 está incompleto, mas mesmo assim ela te ajuda a seguir na pesquisa. Siga a seguência de start da placa ... as fontes, S5, S4, S3  etc. e vá postanto o que você achou. Como a sua placa não liga nem os leds, é provavel que você já não tenha o S5 funcionando.

ok 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/07/2019 às 21:30, cristi disse:

@XkawagataX boa noite amigo na pagina 97 do esquema tem a sequencia numerada para seguir, creio que lá é um bom local para se orientar, e pode usar o tópico pra ir tirando suas duvidas, a dica que o amigo deu está correta, se você tem 3D3V_AUX_S5 em TPS 51125, próximo passo seria DDR_VTT_PG_CTRL TPS 51206, se seguir a linha vai ter o sinal liberado de RUNPWROK "pgood"  boa sorte na analise

me corrija se eu estiver errado, mas pela sequencia da pagina 97 o sinal de AC_IN deve chegar ao super I/O antes do restante da sequencia. Sendo assim nao devia primeiro encontrar o poque do sinal nao estar chegando nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/07/2019 às 20:47, SystSoftPcCelTv disse:

Olá XkawagataX!  Sobre " Nao encontrei o sinal de AC_IN no IO e nem no PQ4206" : no PQ4206 pelo esquema parece que o sinal é  o AC_IN#_G que gatilha o mosfet. Pra confimar veja se tem uma pequena voltagem no gate (pino 2) do PQ4206. Este CI leva o sinal ( Low) AC_IN_KBC# ao KBC indicando que tudo esta normal. Pra você não perder muito tempo vai direto no sinal de  S5_ENABLE (pino 14) do KBC  que vai habilitar as tensões de stand by  3D3V_S5 e  5V_S5. Se as voltagens que você encontrou de 3.3 e de 5v foram das PLs  4502 e 40501 é porque o seu TPS5122  está ligado (fonte S5), então você tem com certeza o  S5_ENABLE..

ok 

 

 


 

 

no pino 2 do pq4206 eu tenho a tensao de 9,5v. verifiquei tambem o pino 14 do IO e tenho a tensao de 3.3v mas o sinal de AC_IN nao chega nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, vado disse:

vamos seguir a sequencia de start pagina 96... medi o PM_PWRBTN# pino 117(sio) sem start e depois do start

 

3 minutos atrás, vado disse:

vamos seguir a sequencia de start pagina 96... medi o PM_PWRBTN# pino 117(sio) sem start e depois do start

sem tensao antes e depois do start.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...