Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte EVGA 600B / Não liga

Avalie este tópico:


isaelf

Posts em destaque

A fonte não liga, verifiquei que ela tem o 5v do standby, tem 300v no capacitor do primário, não existe curto nas saídas, nem nos componentes. Ela usa o CI WT7527 para gerenciamento, verifiquei que está chegando os 5v na alimentação nesse ci, e também vejo que mesmo retirando a fonte da tomada ela demora muito pra descer a tensão do capacitor do primário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. A EVGA não é muito fiel a um fabricante só.. as fontes deles são feitas por uns 4 ou 5 fabricantes diferentes, conforme a série. Essa é feita pela HEC, e apesar da disposição diferente dos componentes, o circuito é praticamente o mesmo da CWT DSA2 (que se vê aos montes por aí sob o nome de Corsair série CX). 

 

Como a fonte stand-by está ok, vá direto na plaquinha de controle e veja se não tem curto na alimentação do CM6800 (vcc no 13, gnd no 10).

 

Ps. Atenção para o código do integrado:  O CM6800 com final T não é equivalente direto do CM6800 sem final. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak removi o dissipador do secundário pra fazer uns testes, achei um comportamento um pouco estranho nesse retificador: SBR30U30CT 

Medindo do jeito certo ele conduz normalmente, se meço ao contrário como no exemplo, ele apresenta uma resistência. Nos 2 SBR30U30CT, um apresenta cerca de 700r o outro cerca de 200r. O que acha?

Vou fazer esse teste como mencionou e já retorno.

teste.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, esse diodo está com mais fuga que presídio no nordeste... pode trocar direto.

 

A alimentação no CM6800 só aparece quando a fonte é acionada. Quem manda ele ligar é o supervisor (wt7527), através de um optoacoplador. Experimente monitorar a alimentação do CM no nomento em que fecha o curto entre o fio verde e o preto.

 

Sobre o tny279, ele só provocaria esse sintoma se estiver parando de funcionar no momento que você aciona o PS-ON.. nesse caso os 5VSB iam cair. Se os 5vsb permanecem estáveis, dá pra inocentar o TNY.

 

Poste uma foto da parte de baixo da placa, onde dê para ver a ligação dos 3 optoacopladores. Aí dá pra identificar qual deles é o power on, e fechar um curto direto nele para ver se a fonte vai partir. 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Sei que ja faz um tempo, mas esses dias me deparei com uma fonte dessa mas a versão 600w certificação white. Mesmos sintomas descritos e o defeito estava no secundário, nesses diodos duplos de prefixo pfr30l45 e pfr30l60, que aparentemente estavam bons medindo com meu multimetro digital( meu analogico quebrou) mas quando resolvi por curiosidade usar meu multi-tester esr gm328a(chinês), vi que o tester não estava reconhecendo os componentes como diodos, e sim como resistor apenas. Foi muito estranho, tirei a prova fazendo teste dos retificadores de prefixo stps30l45ct ( teoricamente mesma coisa dos pfr30l45ct) o tester reconheceu certinho como diodo duplo.

Não sei se resolveu na época, mas esses retificadores dessa marca são danados pra enganar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa noite amigo. Ainda nao por falta de tempo, mas a minha esta entrando em proteçao por causa da tensão de 3.3v que esta oscilando 3 chegando a 5v. Ja removi a cola dos resistores, testei capacitores e troquei os diodos retificadores e o tl431. A fonte liga mas fica algum tempo ligada e a tensão se altera novamente ocasionando a proteção.

Se quiser forçar o ligamento sem a proteçao do wt7527, faça um jumper nos pinos 3-4 que ela liga pelo pson-gnd para voce medir as tensões. Certifique-se de que não tenha curto nas saídas, antes de ligar sem a proteção. Detalhe: o PFC só é alimentado quando acionamos pra ligar a fonte pois o wt7527 também é responsável pelo comando via optoacoplador. Boa sorte

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses retificadores schottky costumam falhar em aberto ou com fuga, raramente em curto. Quando isso acontece, é porque a fonte foi estrapolada na corrente.

Houve um caso em que a fonte ficou com as trilhas escuras em volta do transformador, indicando superaquecimento, nessa fonte, até um optoacoplador estava ruim, vários capacitores eletrolíticos pequenos com ESR altíssimo, e os diodos duplos em fuga. Depois que testei e troquei tudo isso, funcionou bem.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, PauloLima92 disse:

Esses retificadores schottky costumam falhar em aberto ou com fuga, raramente em curto. Quando isso acontece, é porque a fonte foi estrapolada na corrente.

Houve um caso em que a fonte ficou com as trilhas escuras em volta do transformador, indicando superaquecimento, nessa fonte, até um optoacoplador estava ruim, vários capacitores eletrolíticos pequenos com ESR altíssimo, e os diodos duplos em fuga. Depois que testei e troquei tudo isso, funcionou bem.

Ja reparei outras dessa mesma marca e modelos de 500w e 600w, sempre os diodos duplos do secundário com fuga e que meu multimetro digital chinglingchon não pegava. Agora testo com aquele gm328 multitestador. Mas essa que esta oscilando o 3,3v ta me dando um pouco de trabalho.

6 horas atrás, Huoston Silva disse:

@isaelf vc conseguiu consertar ?

Boa noite amigo. Ainda nao por falta de tempo, mas a minha esta entrando em proteçao por causa da tensão de 3.3v que esta oscilando 3 chegando a 5v. Ja removi a cola dos resistores, testei capacitores e troquei os diodos retificadores e o tl431. A fonte liga mas fica algum tempo ligada e a tensão se altera novamente ocasionando a proteção.

Se quiser forçar o ligamento sem a proteçao do wt7527, faça um jumper nos pinos 3-4 que ela liga pelo pson-gnd para voce medir as tensões. Certifique-se de que não tenha curto nas saídas, antes de ligar sem a proteção. Detalhe: o PFC só é alimentado quando acionamos pra ligar a fonte pois o wt7527 também é responsável pelo comando via optoacoplador. Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...