Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire M5-481T-6885 - DA0Z09MBAH0 REV:H - Não liga/ Liga e desliga

Avalie este tópico:


Piero Lima

Posts em destaque

Ola amigos, peguei esse modelo essa semana, bem parecido com o do tópico anterior, porém, dois problemas diferentes.

 

Esse estava intermitente para ligar, às vezes ligava e desligava, e às vezes nem ligava.

e ao abrir, notei bastante sujeira por baixo do cooler o que chegou a afetar alguns componentes na borda da placa, PU7 e capacitores e resistores em volta

a primeira vista já possível ver que nos terminais do PU7 havia muita sujeira e oxidação, então retirei o PU7 e refiz a solda dele, muito pequeno o danado, mas valeu a pena pois o note voltou a ligar normalmente. porém não está dando vídeo.

alguém tem alguma dica?

 

Já testei memória RAM e config mínima...

tensões aparentemente ok...

alguém recomenda algum arquivo de BIOS? tem alguns e não sei qual melhor baixar.....

Editado: por Piero Lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você sugeriu que o note estava muito sujo, isso pode ter dado problema na solda bga devido ao aquecimento.

a sugestão é averiguar tensão de entrada , as fontes primárias e secundárias sequencia de boot.

mas pelo histórico eu arriscaria o ME

 

é um teste rapido e pratico, que n danifica a placa e pode lhe poupar tempo colega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certeza que o arquivo que vc gravou não é o correto.

antes de gravar a bios faça uma comparação visual do arquivo baixado com o original em hexa

caso ele seja muito diferente do original nem precisa perder tempo regravando pois vai acontecer isso ai

veja os dados no tópico onde vc baixou a bios se o processador bate por exemplo q ajuda

confira o PGOOD do pu7 apos vc regravar a bios certa.pino 16, tendo em vista q vc ressoldou ele 

Editado: por Harvorax
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/07/2019 às 12:51, Seta disse:

Não acredito ser bios, como vc. disse que tinha postos de oxidação verifica as trilhas próximo a esse componente se não tem nada rompido

 

concordo, porem ele ja regravou a bios podendo causar esse problema da maquina n ligar.

Em 18/07/2019 às 12:46, Piero Lima disse:

@Harvorax blz, vou fazer isso das próximas, sabe me dizer qual arquivo seria ideal para essa placa?

 achei esse também e o modelo da placa parece ser o mesmo... onde vejo a questão do processador que falou? obrigado ai pela atenção 

 

Você vai ter q comparar com o BKP da bios original.

caso tenha a bios original voltei ela para realizar os testes.

seu problema realmente n parecia ser provocado por bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Harvorax disse:

concordo, porem ele ja regravou a bios podendo causar esse problema da maquina n ligar.

Você vai ter q comparar com o BKP da bios original.

caso tenha a bios original voltei ela para realizar os testes.

seu problema realmente n parecia ser provocado por bios.

Tô com você  @Harvorax , o problema de não ligar, está claro que é da BIOS que gravei, pois parou logo após a regravação, e resolvendo isso consigo prosseguir a análise melhor, mas já medi os terminais do PU7 e parece estar comunicando certinho, @Seta a solda até que ficou bem feita cara e as trilhas parecem ok....

mas quanto a BIOS, estranho,  agora fui fazer o download e disse que ja fiz 2 downloads hoje, porém, hoje não baixei nada...

mais cedo não estava conseguindo acessar o site, mais tarde tento outra vez :(

Editado: por Piero Lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/07/2019 às 16:53, Harvorax disse:

concordo, porem ele ja regravou a bios podendo causar esse problema da maquina n ligar.

Você vai ter q comparar com o BKP da bios original.

caso tenha a bios original voltei ela para realizar os testes.

seu problema realmente n parecia ser provocado por bios.

Então cara não tenho o BKP dessa BIOS, vacilo, não fiz, na hora deu um erro, e na pressa acabei não fazendo...

estava na correria aqui mas já achei baixei o arquivo do bismith e vamos ver vou testar agora, também to fazendo um do Dell agora e vou tentar fazer o backup, se der erro dessa vez vou ver direito o que está ocorrendo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troca esse de BIOS por um outro do mesmo tamanho, como ele já deu erro na hora de fazer a leitura podemos suspeitar dele.
E já peguei essa placa com intermitência e era problema nas portas usb,foi remover uma das portas que o note funcionou normal.
Boa sorte com o reparo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RIF Rodrigo Isa Fernanda então , o chip parece estar bom pois faz a leitura e a verificação e não dá erro, acredito que foi ignorância minha mesmo pois comprei a pouco tempo esse gravador, estou tendo o mesmo problema com a bios de um dell, ele dá mensagem de que  o arquivo não foi encontrado, verificar o nome do arquivo e tentar novamente.

primeiro fiz e leitura do arquivo e ele carregou, fiz a verificação e na hora de salvar o arquivo para fazer o backup, dá essa mensagem que falei...

Editado: por Piero Lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

olá pessoal, consegui fazer a placa ligar regravei a bios umas 10x e troquei o pu7 apesar de que as tensões estavam corretas, agora ele liga e não está subindo vídeo, mas sinceramente não sei se foi o ME que fiz no CPU, se foi a troca do pu7 ou a regravação da bios enfim....

Notei q ele está sem vcc core, a pl9 e pl10 estão zeradas...minha dúvida, essa bios que regravei pode ocasionar isso?? alguém aí dá uma luz pfvr!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Piero Lima disse:

@GBS_Info sabe me dizer se a falta do vcore tem a ver com a bios? vou regravar novamente, pois acabei não fazendo backup e agora voltou a ligar, mas não esta dando vídeo...

Pode ser problemas com a bios sim, não que esse seja seu problema, mas é uma possibilidade.

Já peguei placas sem vcore que após regravar a bios, a tensão surgiu novamente.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...