Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Hp Laserjet 100 Color MFP M175NW / RM1-8201 / Duvida sobre componente Q901 ( SK ME126H 1609C)

Avalie este tópico:


micxnet

Posts em destaque

Ola Pessoal! 

 

Alguem pode por gentileza me dar uma luz? Estou com uma duvida sobre o componente  Q901 (SK ME126H 1609C) mas encontrei nenhuma referencia sobre ele. Acredito que ele esteja com problema e preciso confirmar. Logo abaixo a foto da placa, localização do componente e o proprio componente.

 

 

 

CM190715-102822011.jpg

isma fonte 2.jpg

CM190715-102939012.jpg

Editado: por micxnet
Foto errada que havia sido escolhida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

(triac 12A 600V )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, mariomendes77 disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

(triac 12A 600V )

 

 Ola @mariomendes77 ! Caramba! Nao encontrei nada sobre SK ME126! Obrigado @mariomendes77  e @IriCyber ! Nada de datasheet! rs.... Entao o BTA 12600 seria o equivalente certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, micxnet disse:

 

 Ola @mariomendes77 ! Caramba! Nao encontrei nada sobre SK ME126! Obrigado @mariomendes77  e @IriCyber ! Nada de datasheet! rs.... Entao o BTA 12600 seria o equivalente certo?

Pode ser, verifique a pinagem na Placa . 

Analise o que queimou o fusível antes de trocar os componentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 Acho que é ele! Pelo datasheet muda a tensão de 600v  (Original) para 800v..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mariomendes77 A queima do fusível foi por conta da queima da ponte retificadora, Fet, PWM e outros componentes que estavam em volta do PWM da segunda placa que vai ligada nela. Os componentes da segunda ja foram verificados e trocados... só estava faltando checar essa primeira placa. 

 

Verificar a pinagem? Nao consegui o datasheet do SK ME126H para fazer a comparação com o BTA 12600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, micxnet disse:

@mariomendes77 A queima do fusível foi por conta da queima da ponte retificadora, Fet, PWM e outros componentes que estavam em volta do PWM da segunda placa que vai ligada nela. Os componentes da segunda ja foram verificados e trocados... só estava faltando checar essa primeira placa. 

 

Verificar a pinagem? Nao consegui o datasheet do SK ME126H para fazer a comparação com o BTA 12600

 

Desculpe a ignorancia @IriCyber ! Mas como vc lincou esse datasheet (TM1261) apresentado com o SK ME126H em questao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola @R2-D2 ! Boa tarde! No caso de um TRIAC, primeiro verifico se existe curto entre os terminais. Para fazer o teste do disparo, verifico se não há nenhuma condutividade com o multímetro analógico entre A1 e A2 (ou MT1 e MT2) e mantendo a primeira ponteira no a1, com a segunda ponteira no A2, dou um toque no gate sem tirar a ponteira do A2 para obter um certo valor, e ainda mantendo a segunda ponteira no A2, retiro a ponteira do gate e verifico se  o valor obtido continua ou nao. Qdo nao continua, significa que o Triac não está "Armando". Estou certo chefe? No meu caso, se for um Triac ele nao está em curto e nao está armando.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet perfeito amigo, é dessa forma que se procede sim. De fato é um triac sim, sem duvidas. Pelo jeito ele nao esta disparando. 

 

Vc pode substituir pelo TIC246 sem problemas.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para entender:

 

13 minutos atrás, R2-D2 disse:

@micxnet perfeito amigo, é dessa forma que se procede sim. De fato é um triac sim, sem duvidas. Pelo jeito ele nao esta disparando. 

 

Vc pode substituir pelo TIC246 sem problemas.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Esse trabalha 600V 16A

 

 

3 horas atrás, IriCyber disse:

@micxnet  Acho que é ele! Pelo datasheet muda a tensão de 600v  (Original) para 800v..

O TM1261 trabalha com 600V 12A 

 

O Codigo do Triac  apresentado aqui no topico (SK ME126h) pode indicar que provavelmente ele trabalha com 12A e 600V? Nesse caso o Tm1261 se aproximaria mais certo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet amigo, estive olhando alguns topicos aqui do forum, um outro colega teve defeito nesse tiristor porém a referencia dele era BCR12PM . 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O que eu lhe passei anteriormente tinha o dissipador metalizado, esse acima é o mesmo encapsulamento do seu. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, R2-D2 disse:

@micxnet amigo, estive olhando alguns topicos aqui do forum, um outro colega teve defeito nesse tiristor porém a referencia dele era BCR12PM . 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O que eu lhe passei anteriormente tinha o dissipador metalizado, esse acima é o mesmo encapsulamento do seu. 

 

 

@R2-D2  Nesse outro tópico, reparou se a placa ou impressora era do mesmo modelo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, micxnet disse:

Nesse outro tópico, reparou se a placa ou impressora era do mesmo modelo? 

Sim, o colega no post #10 diz ser uma m175. da uma olhada abaixo:

 

Mas de qualquer forma vc pode estar utilizando um com encapsulamento metalico se tiver em sucata, mas eu sugiro vc isolar do dissipador da placa. Os isoladores vc acha nos dissipadores de fonte ATX

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

Esse triac está ok.. você não vai conseguir dispará-lo só com a corrente fornecida pelo multimetro, por causa da resistência entre o pino t1 e o gate. É muito raro ele queimar, até porque ele não faz parte da fonte em si, mas sim do circuito de acionamento do fusor. A unica vez que peguei um desses queimado nessa fonte foi quando um mão suína trocou ele de lugar com o fet..

 

Se precisar substituir e for colocar um BTAxx-600, não se preocupe com isolação: OS BTAs tem a aba traseira metálica, mas ela é isolada dos pinos.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, R2-D2 disse:

Sim, o colega no post #10 diz ser uma m175. da uma olhada abaixo:

 

Mas de qualquer forma vc pode estar utilizando um com encapsulamento metalico se tiver em sucata, mas eu sugiro vc isolar do dissipador da placa. Os isoladores vc acha nos dissipadores de fonte ATX

 

Legal @R2-D2 . Pelo codigo desse componente postado nesse tópico, ja é possivel encontrar o datasheet desse Triac! Duvida resolvida! Obrigado!

Editado: por micxnet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...