Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Não compre ou venda nada pela internet sem ler isso!

Avalie este tópico:


GNMilasi

Posts em destaque

Não compre ou venda nada pela internet sem ler isso!

 

Sabe aquelas propagandas que vemos na televisão indicando serviços que podem ser acessados por nossos smartphones para comprar e vender pela internet sem complicação?

 

“Desapega, desapega…” ou ainda “uma maneira fácil e descomplicada de vender”

 

Saiba que nem tudo são flores e, sim, há complicação! No dia a dia, seja em nossa vida privada ou profissional, convivemos com diferentes tipos de pessoas, umas boas, outras nem tanto.

 

Pois bem, o intuito deste texto, não é denegrir os aplicativos de negócios de compras e vendas pela internet, existem pelo menos uma dezena deles disponíveis nas lojas de aplicativos do Google e também da Apple. 

 

A crítica aqui vai para o uso incorreto desses aplicativos. Ao utilizar da maneira correta os aplicativos, seja qual for, a possibilidade de algo dar errado é mínima. 

 

Termos de uso do aplicativo, LEIA!

 

termos-de-uso-de-aplicativos-de-compra-e-venda-podem-esclarecer-e-evitar-muitos-problemas.jpg

Leia sempre os Termos de Uso

 

 

Todos fazem errado. Então comece por aqui! Sempre leia os termos de uso do aplicativo a ser usado para a sua compra ou venda. Esse termos pautam a utilização dos serviços e aplicativos. Sim, é chato, é extenso, mas sem ler você fica exposto a pequenos e até grandes contratempos na hora de fazer negócio.

 

Achou o produto?

 

faca-a-busca-atraves-da-ferramenta-do-site-o-aplicativo-e-tenha-atencao-ao-resumo-e-descricao-completa-do-produto.jpg

Utilize a busca para localizar o produto e tenha atenção às informações descritas

 

 

Verifique atentamente o resumo sobre o produto e também sua descrição completa. Havendo divergência pergunte. Os aplicativos e sites de compra e venda, sempre disponibilizam um meio de contato com o vendedor.

 

Não respondem minha dúvida

 

Fique esperto, se você faz uma pergunta e o vendedor demora para te dar a resposta, imagina então para enviar o produto. Fique alerta, todo cuidado é pouco. Aproveite ainda para verificar as perguntas de outros interessados. Dessa maneira você pode perceber como o vendedor trata os possíveis compradores e ainda se sua dúvida está ali respondida. 

 

Qualificação do Vendedor e Comprador

 

o-mercado-livre-e-um-site-que-mostra-a-qualificacao-dos-vendedores-e-tanmbem-dos-compradores.jpg

Confira a reputação da pessoa ou loja antes de iniciar uma negociação

 

 

A atenção aqui deve ser grande, alguns serviços indicam a qualificação do vendedor, se é bom ou ruim, se entrega rápido ou não e, ainda, exibe comentários de outros compradores. 

 

Use a plataforma! SEMPRE! 

 

Geralmente os problemas ocorrem quando a negociação começa dentro da plataforma e em seguida por falta de conhecimento, pressa ou até mesmo malandragem, a pessoa segue com a negociação fora da plataforma. Uma vez fora da plataforma, não há mais o amparo da mesma para aquela negociação de compra e venda.

 

evite-problemas-nas-negociacoes---utilize-somente-as-ferramentas-do-site-ou-aplicativo-de-compra-e-venda.jpg

Use somente as ferramentas do site ou aplicativo para manter as conversas documentadas dentro do sistema

 

 

Um exemplo disso é o interessado enviar o email ou número de whatsapp nos comentários do produto pedindo para que o vendedor entre em contato por aquele contato indicado. PARE! não faça isso. NUNCA! A não ser que você queira receber problemas no lugar de produtos!

 

Usei a plataforma e tive problema

 

Como citei no início desta publicação, “convivemos com diferentes tipos de pessoas, umas boas, outras nem tanto”. E é aí que está o problema, não pense você que somente quem compra pode ser lesado, quem vende também pode.

 

Existem quadrilhas especializadas nesse segmento. Vendem produtos que não existem,  tentam comprar produtos e até mesmo compram. Vamos comentar esses métodos.

 

print_screen.png

Salve as telas sobre o produto

 

 

Vai comprar, salve as telas, se possível grave!

 

Você pode comprar um produto e receber outro, ou até mesmo não receber produto algum. 

 

Então a dica para que você consiga resolver rapidamente este caso é, quando for receber sua encomenda, pegue seu smartphone e comece a gravar, grave tudo, sem cortes, peça ajuda, abra a caixa e verifique o produto. 

 

Caso tenha alguma divergência você terá prova e poderá ter seu dinheiro devolvido.

 

grave-suas-acoes-ao-receber-compras-e-tambem-ao-enviar-venda.png

Sempre registre suas ações

 

 

Vai vender, salve as telas, se possível grave!

 

O contrário também acontece. Você pode vender um produto. Reforço aqui, utilize somente o sistema disponibilizado pela plataforma. Troque mensagens somente pelo aplicativo ou site. Para uma venda segura, isso é importantíssimo. 

 

Vendeu?! Aguarde o e-mail do sistema!

 

Todos os aplicativos e sistemas de venda enviam confirmações por e-mail e até SMS sobre compras e vendas. Novamente todo cuidado é pouco. 

 

Existem quadrilhas especializadas nessas operações, elas conseguem criar e-mails iguais ao do sistema e enviar para os vendedores avisando que "o produto foi vendido". Não importa o quão correto está o texto da mensagem recebida.

 

Lembre-se. Sempre use o site do serviço ou aplicativo. Faça o login no sistema e verifique pelo painel de controle se a venda foi realmente realizada. SEMPRE!

 

Feito isso, entre em contato com o comprador através do chat do próprio sistema, precisa que seja enviado um comprovante, ou uma nota fiscal, qualquer documento que seja, faça somente pelo sistema, não troque e-mails, não use o whatsapp. 

 

Tudo certo até aqui? Então faça a impressão das etiquetas de envio e despache o produto via correio. Atenção aqui!

 

Vai embalar o produto? Grave tudo!

 

Existem pessoas que compram os produtos, pagam, seguem todos os processos, mas ao receber o produto, entram com reclamação dizendo não ter recebido o que compraram ou pior, dizem que o produto está com problema ou defeito. 

 

Neste caso existem ferramentas dentro do sistema para bloquear o pagamento do vendedor, então neste caso a gravação vale para você provar que enviou o produto correto e que o mesmo estava funcionando até a hora dele entrar na caixa. 

 

Então sim, grave o produto funcionando até ele ser lacrado na caixa. Só dessa forma você terá tranquilidade para fazer sua venda.

 

Diga não ao “jeitinho brasileiro”

 

Isso é um câncer, confesso me sentir ofendido com tal expressão. Procuro fazer tudo da maneira correta, espero que no mínimo a pessoa do outro lado faça o mesmo. Mas a confiança está em baixa em nosso país. 

 

Então temos que nos resguardar da melhor forma possível.  As dicas acima valem para os aplicativos de compra e venda entre pessoas. Mas você pode usar essas dicas para toda e qualquer negociação de compra e venda feita na internet. 

 

Até grandes lojas possuem problemas de logística, problemas esses que as lojas só identificam quando o mesmo aparece. Logo, é bom fazer o mesmo, salve as telas com as descrições dos produtos, preços e formas de pagamento para que não haja problema algum.

 

 

Fonte

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

este texto diz respeito a plataforma ml do que as demais...sou da época em que vc comprava no mercado livre via depósito na conta do vendedor e enviava o comprovante de depósito a ele por email e aguardava o mesmo enviar o poduto...era uma tristeza quando o vendedor vendia o que nao tinha, e pra receber o estorno do valor, ou o produto era uma luta.

 hoje as coisas mudaram, quem compra está de uma certa forma mais seguro do que quem vende na plataforma. por isto abriu brechas para os golpistas, que são as pessoas que abrem reclamação referente a suas compras sem fundamento, no intuito de aplicar os golpes. a área de eletrônicos como, video games, celulares e ítens de câmeras fotográficas digitais são os mais visados, pois possuem um valor comercial de revenda alto.

 pra quem nao sabe, o golpe resumido é, o comprador ( golpista) compra um ítem, geralmente com nome ou dados falsos, quando recebem o produto abrem reclamação, o ml libera etiqueta reversa, e após o comprador postar o produto nos correios, assim que consta no ml, o $ é devolvido, antes mesmo do vendedor receber o produto enviado e confirmar que recebeu e está tudo correto. parece que o ml está mudando isto, agora o produto devolvido precisa primeiro chegar ao vendedor e após sua conferência, ele informa que está ok, assim o ml devolve o $ ao comprador. vamos ver se desta forma diminui um pouco os golpes, e param de prejudicar a quem trabalha e gera emprego honestamente.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, @dadosbh !!!

 

Eu já fui vítima de golpes no ML algumas vezes por vendedores picaretas mesmo tomando muitas das precauções descritas em minha postagem acima:

 

Uma vez eu comprei uma Máquina Financeira HP-12C (aquelas que são muito usadas nas Bolsas de Valores) e a primeira chegou sem ligar, reclamei, mandaram outra que também não ligava, reclamei novamente e só aí é que mandaram uma Máquina Financeira HP-12C em perfeito funcionamento.

 

Já fui vítima de Licenças falsas do Corel Draw, Windows, Office etc...

 

Houve outros problemas que não me lembro agora, mas o pior deles foi uma compra de Isopropanol, mais conhecido como Álcool Isopropílico, o vendedor picareta teve a cara de pau de me mandar Ethanol pra carro.

 

Bem, para fechar minha odisseia naquele covil de ladrões, todos os problemas graves eu entrei na Justiça Comum e ganhei todas as Ações Judiciais com Devolução do Dinheiro Corrigido e com todos os picaretas envolvidos descredenciados pelo ML, nunca mais vi anúncios desses picaretas lá, a não ser que tenham criado outra empresa (o que é extremamente difícil de uns anos para cá por conta da Receita Federal) ou estejam vendendo através de Lojas de Terceiros!

 

Eu tinha até Cartão de Crédito de lá com um limite até alto, mas depois desse everest de picaretagens, se eu tiver que comprar alguma coisa no ML de novo, só se não existir tal produto em outra Loja aqui no Brasil ou em outro País porque de lá, eu não quero nem de graça mais!

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendo perfeitamente o que foi dito acima...sei que muitos já tiveram uma experiência ruim lá, mas, para certos produtos, o ml ainda é o mais prático pra mim no que diz respeito a componentes e outros ítens para reparo de aparelhos, pois na minha região é ruim de encontrar, e importar certos produtos a demora é grande e o cliente nao espera. aí só me resta filtrar a reputação do vendedor e torçer pra que venha tudo certo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...