Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido ASUS - P8H61-M-LX3 - sem tensão nos mosfets de baixa!

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Galera, acabei de descobrir que minha fonte viper 700w está matando as placas, antes fui tentar fazer reparo em 2 placas diferentes, ambas com sintomas diferentes, o processador esquentava normalmente, todas tensões do VRM ok. Fui fazer o reparo de ambas, ao colocar minha fonte viper 700w na primeira placa, a tensão nos mosfets de baixa sumiu, processador não esquenta mais! até ai ok, na primeira vez achei que fosse a placa mãe, tentei o reparo mas sem sucesso, fui fazer o reparo em outra placa, tensão do VRM também ok, liguei a fonte nela e puff... sem tensão nos mosfets de baixa de novo! ainda não tinha me tocado que era a fonte matando as placas! comprei uma  ASUS P8H61-M-LX3  hoje para efetuar reparo nela, o processador esquentava normalmente também, liguei a fonte e advinha? Mesma coisa... 

Qual componente essa fonte pode estar causando a queima do mesmo? não consigo encontra-lo, se puderem me ajudar por favor, fico muito grato...

Será possivel essa fonte ter queimado todos os pwm das placas que testei?

Editado: por Jenssen Ribeiro
  • Perplexo 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Jenssen Ribeiro disse:

Galera, acabei de descobrir que minha fonte viper 700w está matando as placas, antes fui tentar fazer reparo em 2 placas diferentes, ambas com sintomas diferentes, o processador esquentava normalmente, todas tensões do VRM ok. Fui fazer o reparo de ambas, ao colocar minha fonte viper 700w na primeira placa, a tensão nos mosfets de baixa sumiu, processador não esquenta mais! até ai ok, na primeira vez achei que fosse a placa mãe, tentei o reparo mas sem sucesso, fui fazer o reparo em outra placa, tensão do VRM também ok, liguei a fonte nela e puff... sem tensão nos mosfets de baixa de novo! ainda não tinha me tocado que era a fonte matando as placas! comprei uma  ASUS P8H61-M-LX3  hoje para efetuar reparo nela, o processador esquentava normalmente também, liguei a fonte e advinha? Mesma coisa... 

Qual componente essa fonte pode estar causando a queima do mesmo? não consigo encontra-lo, se puderem me ajudar por favor, fico muito grato...

Será possivel essa fonte ter queimado todos os pwm das placas que testei?

 

Mano, eu nunca tinha visto isso, até porque quando uma fonte tá ruim, com alguma saída irregular e etc.. o próprio recurso de power good que monitora a saúde dela, desarma a fonte pra não a ver problemas mais sérios. Se eu fosse tu, tentaria usar outra fonte só por desencargo de consciência. Eu uso uma fonte genérica aqui, e essa fonte já tem mais de 10 anos e nunca vi isso ocorrer.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jenssen Ribeiro disse:

Eu não estou mais usando essa fonte, também tenho uma genérica.  

uma vez aconteceu de eu ligar o conector da fonte viper 700w em uma placa mãe da forma errada, poderia ter causado algum curto no conector 12v da fonte?

 

Eu acho bem improvável, pois se a fonte tivesse curto, ou algum componente com outro tipo de defeito, a fonte sequer ligaria ao aplicar carga nela.  Tu pode testar essa fonte com um testador de fonte, ele exibe as tensões na saída e o sinal de power good. Aplica carga à ela, conectando algo, tipo um HD ou gravadora.  Se ela tiver com defeito, o testador vai acusar.

Editado: por Oseiasgs22
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema do vrm é dinâmico. O mosfet de alta tambem depende de chaveamento para passar a tensão para o de baixa. Se não tem tensão no mosfet de baixa ou é porque não tem tensão  no de alta ou ele não está sendo chaveado ou o de baixa está em curto dando a impressão de não ter tensão. Se tiver relmente um curto a placa a proteção ovp ou ovc entrariam em ação; daí não ligaria mesmo. A não ser que estas proteções falhassem, o que é raro, aconteceria isso que você relata. Tem que ser melhor investigado. Faça mais testes!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola @Jenssen Ribeiro ! Ja pegou o multímetro e checou tensão por tensao, fio por fio da fonte Viper? 

 

Uma vez tive um caso com um cliente que sempre terceriza serviços comigo. De vez em qdo ele aparecia procurando por placas de hd que param de funcionar após ele ter tentado fazer backups na maquina dele..... Numa determinada semana, ele aparaceu com 3 hd´s queimados e comentei com ele para que trouxesse a fonte da maquina em q ele estava ligando. Acredita que um dos chicotes que faz a alimentação de hds e drives estava com a alimentação invertida entre os 5v e 12v? Se eu nao tivesse pego esse caso eu diria que era mentida, mas a fonte em questao, estava com o selo intacto do fabricante só que era uma marca q eu nunca tinha visto. Ao desmontar para verificar, o funcionário da linha de montagem colocou um fio amarelo naquela ilha que pertence a ilha dos 5v (Fio vermelho) e vice e versa. Depois de ter visto isso, nunca mais liguei sequer uma fonte sem checar a tensão de cada fio. Imagine acontecer isso com qq pessoa, se deparar com um cheiro de queimado após realizar uma troca de fonte.

 

Se realmente vc checar as tensões e as mesmas estiverem em ordem, antes desmontar a VIper para verificar o circuito, compare com outra a fonte os chicotes...verifique posição por posição de cada fio...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Jenssen Ribeiro disse:

Galera, acabei de descobrir que minha fonte viper 700w está matando as placas, antes fui tentar fazer reparo em 2 placas diferentes, ambas com sintomas diferentes, o processador esquentava normalmente, todas tensões do VRM ok. Fui fazer o reparo de ambas, ao colocar minha fonte viper 700w na primeira placa, a tensão nos mosfets de baixa sumiu, processador não esquenta mais! até ai ok, na primeira vez achei que fosse a placa mãe, tentei o reparo mas sem sucesso, fui fazer o reparo em outra placa, tensão do VRM também ok, liguei a fonte nela e puff... sem tensão nos mosfets de baixa de novo! ainda não tinha me tocado que era a fonte matando as placas! comprei uma  ASUS P8H61-M-LX3  hoje para efetuar reparo nela, o processador esquentava normalmente também, liguei a fonte e advinha? Mesma coisa... 

Qual componente essa fonte pode estar causando a queima do mesmo? não consigo encontra-lo, se puderem me ajudar por favor, fico muito grato...

Será possivel essa fonte ter queimado todos os pwm das placas que testei?

 

@Jenssen Ribeiro  primeiramente... esse tópico seria para analisar a ASUS P8H61-M-LX3 ou a fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo! Entao vamos priorizar a placa... ia fazer um  passo a passo partindo da fonte por conta do q vc havia dito "Qual componente essa fonte pode estar causando a queima do mesmo? não consigo encontra-lo, se puderem me ajudar por favor, fico muito grato..."

 

Checou a resistência dos 12v com o GND no conector onde vai plugado os fios do chicote P4 q sai da fonte? Qual está sendo valor? Tem tensão nas bobinas que alimentam o processador? Tem outro processador para teste e qual o modelo do processador vc está usando?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, micxnet disse:

Certo! Entao vamos priorizar a placa... ia fazer um  passo a passo partindo da fonte por conta do q vc havia dito "Qual componente essa fonte pode estar causando a queima do mesmo? não consigo encontra-lo, se puderem me ajudar por favor, fico muito grato..."

Checou a resistência dos 12v com o GND no conector onde vai plugado os fios do chicote P4 q sai da fonte? Qual está sendo valor? Tem tensão nas bobinas que alimentam o processador? Tem outro processador para teste e qual o modelo do processador vc está usando? 

 

 

Meço em qual escala ômica? Medindo em 2k oms a resistência está 1124. E medindo na escala de 200 oms permanece no 1. em todas as bobinas não passa nada, 0v, como eu disse  nos mosfets de alta entra 12v, mas não sai nada nem no source nem no gate. Respondendo a ultima pergunta já testei com outro processador, permanece no mesmo.

 

 

 

Editado: por Jenssen Ribeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, micxnet disse:

Certo! Entao vamos priorizar a placa... ia fazer um  passo a passo partindo da fonte por conta do q vc havia dito "Qual componente essa fonte pode estar causando a queima do mesmo? não consigo encontra-lo, se puderem me ajudar por favor, fico muito grato..."

 

Checou a resistência dos 12v com o GND no conector onde vai plugado os fios do chicote P4 q sai da fonte? Qual está sendo valor? Tem tensão nas bobinas que alimentam o processador? Tem outro processador para teste e qual o modelo do processador vc está usando?

 

 

 

@Jenssen Ribeiro  por favor, nao me leve a mau, estou tentando dar uma força... mas como nao tenho a placa em maõs, é dificil seguir uma linha de raciocínio se vc nao responder as perguntas que lhe faço meu brother!.... Se ponha no meu lugar, nao sei se vc fez testes com outro processador, Memoria, etc... nao tenho o visual da placa, tato e medições, esquema etc....  O Mais facil seria dizer... Troca o Pwm para eliminarmos a duvida para continuarmos com a analise, nao seria frustante?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas eu respondi acima amigo, Leia de novo!

27 minutos atrás, Jenssen Ribeiro disse:

 

 

7 minutos atrás, micxnet disse:

 

@Jenssen Ribeiro  por favor, nao me leve a mau, estou tentando dar uma força... mas como nao tenho a placa em maõs, é dificil seguir uma linha de raciocínio se vc nao responder as perguntas que lhe faço meu brother!.... Se ponha no meu lugar, nao sei se vc fez testes com outro processador, Memoria, etc... nao tenho o visual da placa, tato e medições, esquema etc....  O Mais facil seria dizer... Troca o Pwm para eliminarmos a duvida para continuarmos com a analise, nao seria frustante?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Jenssen Ribeiro disse:

estou desconfiando desse CI, os outros 4 terminais dão 0V. Será que pode ser ele? 

Referência dele: P6281B8  

Posso trocar por outro equivalente ou tem que ser o mesmo?

WhatsApp Image 2019-07-18 at 19.56.29.jpeg

 

 Agora sim Chefe! Acabei de ver... como vc mandou post a cima sem responder as perguntas, pensei q vc nao ria responder, me desculpe! Rs.... E bem na hora q eu estava lhe escrevendo, vc mandou as repostas e acabei nao vendo antes de lhe mandar a ultima msg...

 

Vc está usando multímetro Digital ou Analógico? Se vc tiver um DIgital, coloca na escala de Diodo para fazer a medição... sabe aquela que emite o BIP? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, micxnet disse:

 

 Agora sim Chefe! Acabei de ver... como vc mandou post a cima sem responder as perguntas, pensei q vc nao ria responder, me desculpe! Rs.... E bem na hora q eu estava lhe escrevendo, vc mandou as repostas e acabei nao vendo antes de lhe mandar a ultima msg...

 

Vc está usando multímetro Digital ou Analógico? Se vc tiver um DIgital, coloca na escala de Diodo para fazer a medição... sabe aquela que emite o BIP? 

Estás aí amigo? rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Jenssen Ribeiro disse:

Tranquilo, tô usando o multimetro digital, na escola de diodo a resitência está 1142 

Ola @Jenssen Ribeiro ! Se tivesse muito próximo a 0 Ohms, poderia ser um indício de curto ou fulga de corrente nessa parte do circuito. Chegou se tem alguma tensão em um dos oito pinos do Bios? Aproveite tb e verifica a resistência com o terra nos pinos de entrada do chicote Atx onde a fonte vai conectada....

Editado: por micxnet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet 

6 horas atrás, micxnet disse:

Ola @Jenssen Ribeiro ! Se tivesse muito próximo a 0 Ohms, poderia ser um indício de curto ou fulga de corrente nessa parte do circuito. Chegou se tem alguma tensão em um dos oito pinos do Bios? Aproveite tb e verifica a resistência com o terra nos pinos de entrada do chicote Atx onde a fonte vai conectada....

 

Olá@micxnet tem tensão na bios normalmente, acabei de medir com o terra os pinos atx, e onde vai o fio vermelho está acusando curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...