Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Positivo Sim 1405M/Placa 76R-C14RVO-0704-GBM-00/Curto ,nao liga

Avalie este tópico:


luciana336

Posts em destaque

Boa tarde amigos,entrou esse notebook aqui na minha assistência com a entrada do jack e,bobina queimada,torrada.

Segundo o cliente ,ele ligou uma fonte de 24 volts no notebook e pegou fogo .

 

Vi que que falta uma bobina na entrada de 19 vs que torrou literalmente.

Sou aprendiz em eletrônica ainda.Os amigos podem me dar uma força ,se posso fazer um jump ,

WhatsApp Image 2019-07-18 at 14.47.30.jpeg

WhatsApp Image 2019-07-18 at 14.47.42.jpeg

Editado: por FDONATO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amiga @luciana336, teoricamente, pode sim fazer um jump... Mas antes deves verificar se há curto em outros pontos da placa, verifica esse mosfet de entrada, se ele não está em curto. Injeta tensão no dreno dele, comece com uma tensão baixa e vai subindo gradativamente até os 19v e verifica se há alto consumo, se houver procure por componentes aquecendo na placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, luciana336 disse:

sim,vou fazer isso amigo FDNATO e volto com o resultado.Muito obrigada pela ajuda.

 

Luciana, se o fet tiver em curto o carregador vai apagar o led, mesmo assim como torrou, é 100% dele esta em curto, quanto ao jumper pode fazer sim, mais veja se é realmente bobina, pois perto do jack alem de uma bobina tambem tem 2 capacitores, retire o fet, e veja se os capacitores nao esta em curto tambem. se nao tiver troque o fet e faça o jumper, nao coloque um jumper muito grosso, pra nao evitar algum dano se caso ele venha abrir. por algum curto ainda na placa, se for de boa a ajuda nao esqueça de deixar aquele joinha.

Editado: por ze do crato 2014
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, ze do crato 2014 disse:

Luciana, se o fet tiver em curto o carregador vai apagar o led, mesmo assim como torrou, é 100% dele esta em curto, quanto ao jumper pode fazer sim, mais veja se é realmente bobina, pois perto do jack alem de uma bobina tambem tem 2 capacitores, retire o fet, e veja se os capacitores nao esta em curto tambem. se nao tiver troque o fet e faça o jumper, nao coloque um jumper muito grosso, pra nao evitar algum dano se caso ele venha abrir. por algum curto ainda na placa, se for de boa a ajuda nao esqueça de deixar aquele joinha.

 

Tá beleza amigo.

Fet seria o que? rsrs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FDONATO disse:

É o mesmo que mosfet. Rsrs o pessoal gosta de abreviar!

 

NO jack chega e sai os 19,20 v.No mosfet (p2003EVG) fet,rsrs ,No transistor W2k um pino está detonado e também não chega nenhuma voltagem  dos pinos, eu suspeito que seja por falta da Bobina que esteja faltando..Não tenho o esquema elétrico,mas acho que é por causa desse componente ai que queimou e foi arrancado.

Thu Jul 18 19-44-50.jpg

Thu Jul 18 19-45-52.jpg

Editado: por luciana336
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Walone disse:

@luciana336 por um acaso onde esta o componente queimado também foram arrancado os pads,se sim vai ser mais difícil o conserto,não que eu esteja desanimando vc pois vai ter de refazer as trilhas boa sorte.

 

sim,por isso estou pensando aqui como irei refazer essas trilhas viu amigo.Não sei ainda como.rsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, luciana336 disse:

 

sim,por isso estou pensando aqui como irei refazer essas trilhas viu amigo.Não sei ainda como.rsrs

 

vai precisar do esquema para saber como refazer as trilhas.Mais vai ter também de rever se tem outro curto na placa como os amigos citaram acima pq se fizer o reparo das trilhas com sucesso e colocar outro fet e tiver outro curto vai torrar de novo e assim ficaria pior o estrago rsrsrsr.

Editado: por Walone
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc têm uma fonte de bancada?

Primeiro teste com o multímetro na escala de continuidade se existe curto com o gnd (terra), não havendo então vc alimenta a placa no local indicado na foto e veja o consumo e inclusive se a placa liga e gera vídeo.

Relate aqui o procedimento para depois continuar a análise entre o conector e os componentes destruídos com ajuda do esquema. Sucesso.

 

IMG_20190718_222809.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, luciana336 disse:

 

sim,por isso estou pensando aqui como irei refazer essas trilhas viu amigo.Não sei ainda como.rsrs

 

geralmente a trilha de entrada da bobina vem do positivo do jack, e vai direto para o pino de entrada dos mosfet, que é onde sai os 19v do jack que passa pela bobina e vai para o mosfet

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/07/2019 às 22:32, ElianLaptop disse:

Vc têm uma fonte de bancada?

Primeiro teste com o multímetro na escala de continuidade se existe curto com o gnd (terra), não havendo então vc alimenta a placa no local indicado na foto e veja o consumo e inclusive se a placa liga e gera vídeo.

Relate aqui o procedimento para depois continuar a análise entre o conector e os componentes destruídos com ajuda do esquema. Sucesso.

 

IMG_20190718_222809.jpg

Beleza,vou retornar nele assim que liberar um outro aqui na bancada e posto os procedimentos rapazes.Muito obrigada pela ajuda e parceria de vocês.Eu volto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...