Jump to content
Alessandro Freire

dúvida Mapear e Fazer a topologia de uma Rede

Rate this topic

Recommended Posts

Olá pessoal !

Estou estudando redes porém preciso fazer o mapeamento de uma rede e então criar a topologia desta , pois ela foi instalado sem topologia e documentação, eu estou procurando na internet pelo menos uma planilha com os dados que preciso anotar na visita ao local para então fazer a topologia, mais até agora não encontrei nada na internet, qualquer ajuda será muito útil.

Amigo, primeiro de tudo, você terá que descobrir visualmente que tipo de topologia física foi usada para criar a rede em questão, hoje em dia o mais usado é o tipo estrela, onde um switch é usado para ser o centro da rede, todos os nós (dispositivos) serão conectado através dele.

A partir dai, terá que guardar basicamente os seguintes dados físicos, tipo de cabo e quantidade usada, conectores, marca e modelo do switch, roteadores (se houver), quantidade de nós conectados, e as informações de suas placas de rede e etc...

o mapa deve conter a localização dos dispositivos, também a numeração dos cabos, e em que porta do switch estão conectados etc... resumindo, terá de fazer uma analise minuciosa para ter todos os dados físicos da rede. 

E ainda analisar a topologia lógica, que basicamente é toda parte de configuração da rede, informação sobre roteamento e trafego de dados, deverá basicamente ter todo esse tipo de informação em mãos...

foi bem resumido mas espero que lhe ajude.

você precisa explicar um pouco mais o que o seu trabalho pede para poder aplicar com foco o tipo de topologia. vc vai mapear uma rede existente?  se sim, você pode utilizar o dude ou o angry ip scanner para mapear os dispositivos existentes com mais facilidade. 

em uma documentação de rede para  produzir um relatório, vc deve entregar o diagrama lógico, em que os dispositivos finais podem ser abreviados e deve entregar um diagrama da conexão dos equipamentos. eu não sei o que o seu trabalho está solicitando. mas  para fazer uma topologia é necessário ter especificado qual é o tipo da mesma para você a representar e qual o detalhamento solicitado.

vou te mandar uma imagem de uma topologia que fiz, espero que ajude.  

image.png