Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Aspire E5-574 / da0zrwmb6g0 / ao desligar notebook, cooler dispara

Avalie este tópico:


Rafael Cavalli

Posts em destaque

Buenas pessoal.

 

Preciso uma ajuda dos mestres. Aspire e5-574, funcionando perfeitamente quando Ligado, kkkk, mas quando desliga ele buga. Inicia windows normal, funciona tudo, quando mando desligar, assim que ele apaga todos os leds, o cooler dispara em velocidade máxima, mesmo que for um dia friu, onde ele esta em uma rotação bem baixa durante o uso, ao desligar completamente cooler dispara. Fiz alguns testes já e modificações mas não obtive sucesso.

 

Regravei Bios Main, troquei chip, (mas até sem chip de bios, ao plugar carregador ele já dispara cooler, ao plugar bateria, também dispara cooler), troquei I/O, regravei, e nada, sintoma continua.

 

Ao medir tensões com a placa desligada, encontro 5v no pino do meio do conector do cooler. Se alguém puder dar uma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, acredito que estou com o esquema correto. O conector do cooler é o CN8? Se sim, quem controla ele é o ci U12, da uma verificada nele. 

E verifique se apenas com o carregador plugado vc tem as tensoes VS (nao deve ter), meça dreno e source do PQ38 e PQ18 para verificar se eles estao saturados mesmo com a placa desligada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, R2-D2 disse:

Boa tarde, acredito que estou com o esquema correto. O conector do cooler é o CN8? Se sim, quem controla ele é o ci U12, da uma verificada nele. 

E verifique se apenas com o carregador plugado vc tem as tensoes VS (nao deve ter), meça dreno e source do PQ38 e PQ18 para verificar se eles estao saturados mesmo com a placa desligada. 

Então, meu boardview é só da furação da placa, não to achando os componentes, e a placa não tem serigrafia pra achar o PQ38 e o PQ18

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, R2-D2 disse:

Boa tarde, acredito que estou com o esquema correto. O conector do cooler é o CN8? Se sim, quem controla ele é o ci U12, da uma verificada nele. 

E verifique se apenas com o carregador plugado vc tem as tensoes VS (nao deve ter), meça dreno e source do PQ38 e PQ18 para verificar se eles estao saturados mesmo com a placa desligada. 

Ná vdd é o pq34 e o pq37 né, a linha do vs5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Cavalli perdao amigo, realmente as VS sao habilitadas pelos pq34 e 37 sim. 

 

Falei errado, eu quis me referir das tensoes V mesmo, 3 e 5V pois sao elas responsaveis pela alimenrtaçao do cooler e elas sao habilitadas pelos PQ38 e PQ18.

 

Sem referencia na placa fica complicado mesmo, mas a questao é que nao pode haver essa tensao V apenas no carregador sem ligar a placa. Ja peguei defeitos na linha MAIND, que faz saturar esses mosfets que citei.

 

Achei estranho ter 5v no pino do meio do cooler, já que essa linha seria os 3v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, R2-D2 disse:

@Rafael Cavalli perdao amigo, realmente as VS sao habilitadas pelos pq34 e 37 sim. 

 

Falei errado, eu quis me referir das tensoes V mesmo, 3 e 5V pois sao elas responsaveis pela alimenrtaçao do cooler e elas sao habilitadas pelos PQ38 e PQ18.

 

Sem referencia na placa fica complicado mesmo, mas a questao é que nao pode haver essa tensao V apenas no carregador sem ligar a placa. Ja peguei defeitos na linha MAIND, que faz saturar esses mosfets que citei.

 

Achei estranho ter 5v no pino do meio do cooler, já que essa linha seria os 3v

Me enganei, 5 v no ultimo pino, não do meio, me desculpem. Fui mecher no Pu12, ci q controla o cooler, tirei, resoldei, quando liguei a placa novamente, não tenho mais VIN, ta parando no começo, no PU5, só tenho VA1 no PU5 e ele não ta dando Gate pro PQ22 gerar o VA2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Cavalli Entao pelo seu relato realmente vc tem as tensoes V presentes mesmo com a placa ligada e isso nao pode acontecer, seu problema poderia estar apenas na linha MAIND como citei acima. 

 

Agora sobre o PU12 acredito que nao deveria mecher nele, já que nao tem nada a ver com o circuito em questao, quem controla o fan é o U12 e nao PU12

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, R2-D2 disse:

@Rafael Cavalli Entao pelo seu relato realmente vc tem as tensoes V presentes mesmo com a placa ligada e isso nao pode acontecer, seu problema poderia estar apenas na linha MAIND como citei acima. 

 

Agora sobre o PU12 acredito que nao deveria mecher nele, já que nao tem nada a ver com o circuito em questao, quem controla o fan é o U12 e nao PU12

Então @R2-D2, só agora vi a cagada, troquei o pu12 pelo u12, mas enfim, só removi e resoldei ele. Testei todo ele, não está em curto, e não tenho nem tensão de vin5 nele, pq não tenho mais 5 e 3.3v Always, não tenho mais 3.3va no SIO, entendeu? Tenho somente o BQ24780s ele é o ultimo cara q recebe tensão no VCC e não ta saindo o ACOK dele pro SIO. Acho que esse ci de charge se foi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...