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em análise Nobreak NHS / LS 3300 (2001) Placa LSPIC(5R) / Só rede

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iohann_palm

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Bom dia!

 

Nobreak veio sem acionar as bateria, veio com alerta de proteção. Fusíveis do setor da bateria queimados e também os Mosfets IRF88010 todos queimados no setor da bateria. Após troca dos mosfets e dos fusíveis(reduzi de 30A para 25A) ele funcionou, mas depois de ficar um dia ligado puxei da luz então funcionou 1s e entrou em estado de proteção novamente mas não queimou os fusíveis. Não tenho experiencia em nobreak, pode ser o rele? 

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  • 2 semanas depois...

Volto aqui com mais, duvidas, não encontro esquema elétrico deste equipamento, troquei vários componentes, mas sempre quando vou tirar o no-break da tomada queima o fusíveis internos da parte da bateria e estoura alguns dos mosfets...

 

Alguém tem algum material de estudo na área destes no breaks antigos?

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Buenas,

 

esse nobreak é bem trabalhoso mesmo para consertar. 

O esquema tem aqui: 

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A primeira coisa a atentar é para a qualidade dos FETs.. como o IRF8010 é um fet caro, é muito comum pegar ele falsificado. Dica: um fet feito pela IR original tem a parte de trás brilhante.. se for opaca, pode ter certeza que é falso.

 

Esse nobreak usa a queda de tensão em cima dos fusíveis de bateria para monitorar a corrente nos FETs. Se ele estiver entrando em proteção com pouca carga (menos de 1500W), pode ser por causa dos fusíveis, e até da solda utilizada pra soldar eles.. se usar aquela solda comprada em loja de 1,99, faz diferença no limite de potência. Verifique também os fets do carregador e o D13.

 

Outra coisa que faz ele forçar e acabar queimando os fets são os capacitores C20 e C21. Eles fazem com que os pulsos nos gates dos fets fiquem deformados, o que faz os fets superaquecerem. Como o contato térmico dos fets com o dissipador não é dos melhores nesse nobreak, por causa do método de fixação e pelo fato de o dissipador ser de ferro e pintado, é bem fácil um dos fets não encostar direito no dissipador, superaquecer, entrar em curto e levar os outros junto.

Uma coisa que eu costumo fazer nesse nobreak, se o cliente estiver disposto a pagar, é furar o dissipador, fazer rosca nos furos, e prender cada fet com um parafuso e isolador, pra garantir um melhor contato térmico.

 

Por fim, é bom ver se o relé de rede não está ficando colado as vezes. Uma maneira de verificar isso é encostando uma lampada entre os pinos da tomada de entrada quando ele estiver funcionando em bateria.

 

 

 

  • Joinha 1
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@zazulak Obrigado pelas dicas!

 

Reformulando, na bateria ele estava funcionando, e decidi ligar ele na tomada.... tudo funcionou, desliguei da tomada e religuei para simular uma queda de luz.... cabum se foi os fets da entrada de rede para o saco agora. 

 

Sobre encostar uma lampada na entrada, encostei a mão sem querer, resultando em um bom choque!  

D13 ok/ Fusíveis trocados/ solda eu compro de qualidade melhor/ muitos contatos estavam meio oxidados/ Rele de rede trocado varias vezes

 

OBS: Estou usando apenas componentes usados para fazer as trocas... 

 

 

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2 horas atrás, iohann_palm disse:

Nova duvida, ele veio com esse azul, mas em outra placa e vendo a referencia no esquema elétrico deveria ser este preto.. tem pernas diferentes mas tem onde ligar os dois na placWhatsApp Image 2019-08-09 at 14.08.58.jpega...

Duvida já resolvida, testei aprendi a testas esses relés e testei as tensões que saem para armar desarmar eles, e pode ser tanto o de 12 quanto o de 30... prosseguindo com procurar o defeito

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5 horas atrás, zazulak disse:

Uma coisa que eu costumo fazer nesse nobreak, se o cliente estiver disposto a pagar, é furar o dissipador, fazer rosca nos furos, e prender cada fet com um parafuso e isolador, pra garantir um melhor contato térmico.

 

Utilizei o dissipador do modelo mais novo dele, tinha um atirado na sucata.

 

WhatsApp Image 2019-08-09 at 17.28.32.jpeg

  • Joinha 1
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Se deu choque na tomada, o relé de rede está ficando com o contato fechado quando não devia. Não tenho certeza, mas acho que nesse nobreak é usado o contato NF para a fase da entrada (a bobina é energizada em modo bateria e desliga quando ele passa pra rede). Se ele está com o contato sempre fechado, na hora que colocar na tomada vai entrar rede e inversor junto e BUM!

 

Se você trocou o relé de transferência e ele voltou a colar o contato, pode ser que os fios FASE1 e FASE2 do transformador estejam ligados invertidos na placa. Isso também causa queima recorrente do inversor. Tem um macete para testar isso:  Ligue uma lâmpada incandescente de 220v e no máximo uns 60w entre o ponto "lamp" e a fase de entrada (PT2 e PT3), e ligue o nobreak só com as baterias. Quando o inversor começar a funcionar, ligue na tomada. A lâmpada deve acender forte e ir enfraquecendo até praticamente apagar, e nesse momento ele deve bater o relé e passar pra rede. Se a lâmpada for aumentanto o brilho e o relé bater, os fios estão invertidos.

 

ps. Se a sua rede for 220, melhor usar duas lampadas de 220 em série, porque uma só pode queimar se as fases estiverem invertidas (a tensão em cima dela vai chegar a 440v)

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Em 10/08/2019 às 12:15, zazulak disse:

Se deu choque na tomada, o relé de rede está ficando com o contato fechado quando não devia. Não tenho certeza, mas acho que nesse nobreak é usado o contato NF para a fase da entrada (a bobina é energizada em modo bateria e desliga quando ele passa pra rede). Se ele está com o contato sempre fechado, na hora que colocar na tomada vai entrar rede e inversor junto e BUM!

 

Se você trocou o relé de transferência e ele voltou a colar o contato, pode ser que os fios FASE1 e FASE2 do transformador estejam ligados invertidos na placa. Isso também causa queima recorrente do inversor. Tem um macete para testar isso:  Ligue uma lâmpada incandescente de 220v e no máximo uns 60w entre o ponto "lamp" e a fase de entrada (PT2 e PT3), e ligue o nobreak só com as baterias. Quando o inversor começar a funcionar, ligue na tomada. A lâmpada deve acender forte e ir enfraquecendo até praticamente apagar, e nesse momento ele deve bater o relé e passar pra rede. Se a lâmpada for aumentanto o brilho e o relé bater, os fios estão invertidos.

 

ps. Se a sua rede for 220, melhor usar duas lampadas de 220 em série, porque uma só pode queimar se as fases estiverem invertidas (a tensão em cima dela vai chegar a 440v)

Bom dia! 

 

Os fios fase 1 e 2 estão soldados juntos, tanto na bateria quanto na rede, ele veio ate com um fio de cobre juntando os dois pela parte de traz da placa... 

 

Vou remover toda placa e verificar todas as conexões...

 

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