Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Positivo V146 - M550SEMB - Não liga, não dá led

Avalie este tópico:


André Meirinho

Posts em destaque

Boas.. To com um positivo mobile V146.

 

Ao ligar o carregador, não acende led e faz um som de fritura na bateria.

 

Retirada a bateria, o som estranho some. Porém não liga e não dá LED algum.

 

Checada tensão de entrada, ok

 

Checados os PLs.. acho 5V e 1,3V mas não acho os 3V

 

To desconfiado da placa filha DC JACK/VGA.. o PN dela é 6-71-M55SC-002

 

To achando que possa ser o CI MPU1 que é um 39A126 na placa DC JACK, acho que controla a carga da bateria, mas não achei o esquema desse note.

 

Alguém já pegou esse problema?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, boa tarde, vou tentar encontrar o esquema, ( não sei se tem aí pra disponibilizar, o link aqui do Forum).

Geralmente amigo, essas placas, tem um regulador parecido com um mosfet que fazer a conversão de 5v para 3v............Vc pode checar sem os 3V estão presentes no pino 8 da BIOS. Vc sabe se tem tensão no Botão power, que talvez seja de aprox 9v ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Opa.. chequei o PL2, ao que tenho lido, deveria ter 3V ou 3.3V mas tá com 1.3v

 

O PQ13(mosfet no PL2), está recebendo os 19V normalmente..  mas saindo 1.3v

 

quem gera os 3v? o ITC 3728? Nele tenho os 3.3V out certinho.. VIN 19V tb.

 

To tentando achar o esquema dessa placa, mas ainda não tive sorte

 

ahh sim, na bios, o VDD dela é no pino 32. tem 0.7v

Editado: por André Meirinho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

atualizando..

 

fiz os estudos..

pino 24 estava com 5v (catodo do PD8)

pino 25 e 26 com 1,32v

anodo do PD8 com 5v

 

procurei o defeito, não achei.. fiz um inspeção visual.. vi algumas sujidades leves em componentes da placa.. fiz uma limpeza e..

os leds acenderam.

 

pino 24 agora com 8,57v

pino 25 e 26 com 3,4v

 

provavelmente algum sujeira fechava curto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Led power laranja(stdby) 

 

E se a bateria estiver, led laranja(em carga) bateria

 

A placa está normal, ligando e dando tela. 

 

Notei que a bateria talvez esteja ruim. As vezes os leds apagam com ela. E se retirar a bateria, fica ok

Editado: por André Meirinho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é.. Depois de fechada, se fica um bom tempo ligada, volta a dar o problema. Abro, retiro a lamina plastica isolante, dou uma limpada novamente, e volta. A lâmina plastica tem uma cola. N sei se com o calor, essa cola amolece e talvez fique condutiva. 

 

Agora é o terror, defeito intermitente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já sim.

 

Mas vale ressaltar que a primeira vez que a placa voltou a vida, foi depois de removida a lamina plastica e passada uma escova.

 

Recolocada a lamina, continuou funcionando até que depois de um tempo, apagou novamente, apenas recarregando bateria em standby.

 

Só voltou a acender depois de removida a lamina e repassada a escova. Remontado, estava já por uns 30 min, quando apagou novamente e dessa vez ficou oscilando como se houvesse um mau contato, que só resolveu após tirar novamente a lamina. Cabuloso.

 

Como estou sem fonte assimétrica, nem da pra injetar uma tensão com ela dando problema, pra ver se é curto(consumo de corrente alto) ou se é algum tipo de solda fria.

 

Também não teria relação com componente dando defeito após aquecido, pois quando dá o problema, mesmo depois de fria, persiste. Só resolve quando retiro a lamina.

Editado: por André Meirinho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, FDONATO disse:

@André Meirinho Atualizei sua resposta #4 com o link do esquema do fórum. Pois não é permitido link externos.

 

Sobre o desenrolar do tópico, sugiro fazer um ressolda em todos os pontos principais da placa, se tiver uma estufa, melhor ainda!

 

Opa, grato pela correção. Na verdade, como eu havia dito, não tinha encontrado o esquemático no fórum, depois de achar no google, tentei postar como anexo aqui mas não foi permitido, compartilhei do meu gdrive pra quem pudesse precisar, como eu. Mas enfim, grato pelo ajuste.

 

Vai ser o jeito.. infelizmente to sem nenhum maquinário especializado, e como não sou churrasqueiro... hehe

 

6 horas atrás, voguelcell disse:

Realmente, quando está intermitente é bem difícil. Você vai ter que analisar visualmente a placa, e ver se não tem nada com defeito de solda. Não tem outro jeito.

Já olhei tanto, que já achei dois arranjos técnicos de fábrica.. mas vou reanalisar. Chato que nem compensa mandar pra alguém com mais recursos, por se tratar de uma maquina relativamente velha(C2D) e sem valor de mercado.

 

5 horas atrás, Neo disse:

favor não insistir neste tipo de conduta

🙄

Editado: por André Meirinho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...