Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Regulador de tensão GS 7133


Posts em destaque

Boa tarde, tenho uma placa mãe MS-7825 que está com um regulador de tensão esquentando demais, a placa não liga, estou achando que ele pode estar causando este defeito.

O regulador em questão é o GS 7133. Não estou conseguindo o mesmo em sucatas, gostaria de saber se tem algum outro que possa ser equivalente tanto em voltagem quanto nas pinagens e que tenha em outras placas mãe.

Abaixo fotos do componente e do esquema elétrico da placa onde ele está soldado. É um componente SMD de 8 perninhas (4 de cada lado).

Obrigado!

20190724_133329.jpg

Sem título.jpg

Editado: por eliasgirardi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, eliasgirardi disse:

Não fiz testes nela, na verdade é outro colega de serviço que está trabalhando com ela, ele me pediu ajuda para conseguir outro regulador para trocar, mas como não encontramos em sucatas achei que possa haver algum componente equivalente que seja mais fácil de achar.

Entendi, só queria saber se ele já testou com outra fonte, memória e processador que ele tenha certeza que estejam funcionando.

se ele já retirou todos os cabos da placa como as usb do gabinete, placas PCI, etc

as vezes é mais simples mas se ele já fez tudo isso daí tem que partira pra parte eletrônica mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Elias td certo

 

18 minutos atrás, eliasgirardi disse:

esconfiamos deste componente pois o mesmo chega a queimar o dedo de tão quente que fica quando ligamos a placa mãe,

Minha sugestao é remover ele da placa e verificar curto na linha +3VSB. Se essa linha estiver em curto o componente vai esquentar mas nao necessariamente é ele o defeito. 

De todas formas se precisa desse componente pode estar comprando no ML, compativel e em sucata é mais dificil. 

E se precisar de mais auxilio pode abrir um topico relatando seu defeito, abraço!!

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi retirado o CI da placa e o pino 6 da placa mãe está em curto com o terra, isso significa que o CI não está com problema?

O que mais posso medir para tentar achar o curto?

 

Este é o esquema da placa: Não sei interpretar esquemas elétricos direito...

 

Editado: por eliasgirardi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

V

20 minutos atrás, eliasgirardi disse:

A fonte desta placa mãe é diferente das outras, tem somente 14 conectores no chicote principal e nenhum deles tem 3 volts, apenas 12, -12 e 5 volts. 

Qual componente será que gera os 3 volts da placa?

 

20190729_114854.jpg

20190729_114901.jpg

Você não achará o curto através do cabo de alimentação pois ele esta numa fonte secundária. Eu injetaria 3 volts no lugar do pino 6 do ci retirado da placa. Use os 3 volts de uma fonte atx. O componente em curto esquentará. Tem muita chance de ser um capacitor cerâmico.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, jubadasilva disse:

V

Você não achará o curto através do cabo de alimentação pois ele esta numa fonte secundária. Eu injetaria 3 volts no lugar do pino 6 do ci retirado da placa. Use os 3 volts de uma fonte atx. O componente em curto esquentará. Tem muita chance de ser um capacitor cerâmico.

Com certeza, foi pela dica apenas que falei. Pra casos futuros é uma maneira rápida de identificar curto nas fontes primárias da placa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Injetei 3 volts no pino 6 e o componente u19 esquentou. Ele tem um dissipador em cima, é um componente BGA, acho que é a ponte norte ou ponte sul, não sei. Pelo esquema ele controla muita coisa, é subdividido em u19A até u19H. Acho que não vai ter jeito, fiz um ME nele mas não deu resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, eliasgirardi disse:

Injetei 3 volts no pino 6 e o componente u19 esquentou. Ele tem um dissipador em cima, é um componente BGA, acho que é a ponte norte ou ponte sul, não sei. Pelo esquema ele controla muita coisa, é subdividido em u19A até u19H. Acho que não vai ter jeito, fiz um ME nele mas não deu resultado.

Quando chega nos chipset tem que avaliar a viabilidade. Depende do tempo disponível para tentar o conserto. Essa placa tem a venda no ML.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 30/07/2019 às 11:34, jubadasilva disse:

Quando chega nos chipset tem que avaliar a viabilidade. Depende do tempo disponível para tentar o conserto. Essa placa tem a venda no ML.

Boa noite, sei que o correto é abrir um post mas o defeito que o rapaz pegou é parecido com o meu.

Peguei um lote da placa mãe Asus modelo H81M-A/BR e todas as placas tem a linha de 3,3VSB em curto com o GND (isso após retirar e descartar o regulador de 5VSB/3,3VSB.

Gostaria de saber, além do chipset e capacitores quais os outros pontos que podem ter entrado em curto?

Obs não encontrei esquema dessa placa

 

Grato

 

Nivaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...