Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 14R 3437 - DOE40-HSW - 12307-2- Não liga...PU4808 torrado

Avalie este tópico:


Marcos Fonelg

Posts em destaque

boa noite galera.. 

 

caiu na minha bancada esse dell com o PU4808 torrado...

em analise vi que nos pontos 5/6/7/8 chegan os 17,4v  no pino 4 1,5v nos 1/2/3 nada ( isso nos pad)
no PU4805 no gate pino4 vem 5v outros zerados ( pela falta do mosfet de alta acredito eu)

minha pergunta 1 é 

 

nesse caso esse CI esta funcionando normal neh? ( vindo as informacoes no pino 4 dos 2 mosfet)

acredito que so a troca desse mosfet seja a solucao?

 

Minha perguta 2 é:

na PL4801 nao tem tensao, poderia tirar ela e injetar a tensao com a fonte nela.. o notebook iria estarta? ou quando se injeta tensao somente é pra analisar se esquenta ou chega tensao em certos lugares ( ela nao substituiria o mosfet ci ali digo conjunto que gera a tensao do 1D05V_PWR ?

e qual seria a tensao nesse ponto nao consegui compreender o esquema 

 

Terceira Pergunta.. 
ele ta ligando sozinho kkkkkk ( liga cooler apos algum tempo o cooler starta e fica ligado , nao ha aquecimento no cpu+gpu nem no pch)
a falta desse mosfet fazeria isso? 
ou possivel que tenha mais algo pra mim analisar?

Desculpe algumas perguntas mais como tou começando me tira algumas duvidas essenciais :D


 

DELL3437.jpg

Editado: por Marcos Fonelg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMigo, vamos lá, 

 

Primeira pergunta:

 Na minha opinião, até o CI gerando todas as tensões, é duro falar que esta "funcionando", pois podem haver instabilidades das mais diversas, pra mim só esta funcionando, quando o micro esta 100% liga e sem dar pau. mas não se preocupe com isso, é só minha opinião, ja´que é duro ter "certezas" na informatica, é normal amigo, o orçamento ao cliente só termina depois do equipamento reparado kk, antes são somente especulações.

 

Segunda:

AMigo, a tensão eu tb não sei, já que o esquema esta cortado, vou verificar no esquema ( vou baixar e te falo a tensão). Mas , em fontes secundárias, EU, EU, não costumo injetar tensão pra placa funcionar, somente para teste....mas acredito que possa ser uma opção, tem que ver com o pessoal que tem mais experiência nisso, pois são tensões minuciosas, que alimentam áreas delicadas, como processador PCH, como a tensão de 1.05v por exemplo, acredito que alimente diretamente o PCH e ou processador, então qq erro, acaba piorando a situação.

 

Terceira:

Quanto a ele estar ligando sozinho, não sei se o MOSFET, ou a falta dele acarretariam nisso........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, quanto a solução do problema, a primeira coisa é.................tirar o mosfet torrado ( já o fez) e ver se existe algum curto em gate e source.......terminal onde esta dando 1.5v , e o terminal do lado ( ou o resto dele )..........acredito que não seja o caso, vendo que temos tensão. Substituia o mosfet pro um equivalente ou igual e tente ligar a placa novamente..............mosfet de alta geralmente sofrem danos por estarem ligados diretamente aos 19v...........na vdd o que quero dizer, é que sofrem danos mais feios, devido a "alta" tensão.........

 

Como esta o processo de reparo, o que mais vc já executou amigo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E amigo, não se preocupe com a perguntas. no inicio de 2018, não sabia nem a diferença entre em mosfet NPN e PNP, e o pessoal aqui me ajudou demais, sempre, então estou aqui pra retribuir tb..............Forte abraço.....

 

Caso queira, existem excelentes materiais aqui, materiais dos amigos @infosquad, @Gilson Macedo, @Neo, entre outros...........vale a pena LER, te ajudará muito.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, paulopozatto said:

E amigo, não se preocupe com a perguntas. no inicio de 2018, não sabia nem a diferença entre em mosfet NPN e PNP, e o pessoal aqui me ajudou demais, sempre, então estou aqui pra retribuir tb..............Forte abraço.....

 

Caso queira, existem excelentes materiais aqui, materiais dos amigos @infosquad, @Gilson Macedo, @Neo, entre outros...........vale a pena LER, te ajudará muito.....

dahora dahora... 

sim sim tenho lido e seguindo alguns para aprimorar.. 

mas aquela situacao as vezes as duvidas nao sao o mesmo que nos mostram em apostilas videos ou cursos kkk

mais valeu.. vou analizar melhor o circurito ali pra ve se nao tem o curto em S/G .. 

mais valeu mesmo o// so agradecendo e evoluindo com a familia ELbr o/

vou pra analise agora mais detalhada ( estudei um pouco sobre o circuito no fds kkkk ) 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Fonelg @paulopozatto A tensão de saída alimenta as memórias e o PCH se bem entendi, 1.5V. 1D05V_PWR = 1"DOT"5V = 1.5V

 

Dell com problema no circuito de alimentação da memória normalmente precisa trocar o PWM além dos dois mosfets principalmente quando o pwm é o rt8207b (troca-se os dois mosfets pois o dano ao de alta pode facilmente ter ocasionado algum problema no de baixa e as vezes esse defeito não aparece na hora, é bom trocar o que sobrou pra evitar retorno e agravamento do problema.)

O resto do circuito de alimentação deve estar ok, mas tem que ver se a memória o PCH e qualquer outro ponto que esta tensão alimenta não foram danificados na ocasião do curto.

 

Até daria pra ligar simulando essa fonte de 1.5V, mas da trabalho, teria que remover os mosfets e o pwm e ligar 1.5V na saída do indutor PL4801 e simular a tensão no pino 1 do pwm que acredito seja 3.3V, se houver problema por causa do tempo em que a fonte é acionada teria que fazer um circuitinho simples, pra tensão da fonte externa só passar para o indutor após receber o EN no pino 3, e depois disso entregar os 3.3V no pino 1, é tanto trabalho que só compensaria se fosse um componentes daqueles moscas brancas com bolinhas verde limão nas asas e olhos azuis, muito caro e demorado pra vir de fora, aí faria o teste pra ter alguma certeza antes de mandar vir componente e fazer o cliente esperar.

 

Evidente que sem tensão nas memórias não há como a máquina funcionar adequadamente. ;D

Boa sorte no reparo aí.

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 7/29/2019 at 7:40 PM, Neo said:

@Marcos Fonelg @paulopozatto A tensão de saída alimenta as memórias e o PCH se bem entendi, 1.5V. 1D05V_PWR = 1"DOT"5V = 1.5V

 

Dell com problema no circuito de alimentação da memória normalmente precisa trocar o PWM além dos dois mosfets principalmente quando o pwm é o rt8207b (troca-se os dois mosfets pois o dano ao de alta pode facilmente ter ocasionado algum problema no de baixa e as vezes esse defeito não aparece na hora, é bom trocar o que sobrou pra evitar retorno e agravamento do problema.)

O resto do circuito de alimentação deve estar ok, mas tem que ver se a memória o PCH e qualquer outro ponto que esta tensão alimenta não foram danificados na ocasião do curto.

 

Até daria pra ligar simulando essa fonte de 1.5V, mas da trabalho, teria que remover os mosfets e o pwm e ligar 1.5V na saída do indutor PL4801 e simular a tensão no pino 1 do pwm que acredito seja 3.3V, se houver problema por causa do tempo em que a fonte é acionada teria que fazer um circuitinho simples, pra tensão da fonte externa só passar para o indutor após receber o EN no pino 3, e depois disso entregar os 3.3V no pino 1, é tanto trabalho que só compensaria se fosse um componentes daqueles moscas brancas com bolinhas verde limão nas asas e olhos azuis, muito caro e demorado pra vir de fora, aí faria o teste pra ter alguma certeza antes de mandar vir componente e fazer o cliente esperar.

 

Evidente que sem tensão nas memórias não há como a máquina funcionar adequadamente. ;D

Boa sorte no reparo aí.

 


opa boa noite tive uns problemas de saude ai fiquei ausente..

mais vamos la.. legal legal vou por ela na bancada agora e analisa mais detalhadamente como os amigos acimas informaram :D 

otimo otimo.. entendi.. tbm mesmo meio adoentado andei estudando um pouco mais.. e vi que nao daria para injetar tensao numa linha para ligar pelo sincronismo de nanosegundos que da componente repassa para os outros...as habilitacoes como o amigo ai informa ....

mais valeu pela dica.. 


fiz os testes aparetemente nao tem curto na linha.. no mosfet medi a continuidade entres os PAD e as linhas.. e deram continuidade normal.. nao apresentando curto.. os capacitores do circuito tbm testei  

To analizando a sequencia da linha 1D05V_PWR para ver oque ela alimenta e os proximos componentes... se aparece algo visual ou em curto com a agravamento do mosfet de alta ter torrado..


ja vou realizar os pedidos dos mosfet e desse CI tbm como amigo citou por via das duvidas ...
Ate pensei em comprar uma placa sucata kkkk mais a mais barata vi pedindo 220 conto kkkk  compensa comprar os componentes mesmo kkkkk


 

Editado: por Marcos Fonelg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Neo boa noite meu amigo...

deixa eu fazer uma pergunta.. :D 

chegaram o mosfet e o ci... mas nao o de baixa :( 

ali tu tinha indicado pra comprar os mosfet de alta baixa e o CI, porem nao veio o de baixa , o de alta e o  ci vieram,   tava em falta o de baixa....


tu acha se eu trocar o mosfet de alta e o CI no caso... deixando esse mosfet de baixa.. pode acarretar algum problema?

apesar que eu poderia remover o mosfet de baixa e testalo ne... ja que ele nao esquenta e quem esquenta é o CI ... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Fonelg Mesmo que testando indique que está ok, as vezes acaba voltando o note com defeito na fonte consertada por não trocar, e as vezes agrava ainda mais o problema, danificando a memoria ou outro circuito alimentado pela fonte.

Se for impossível substituir, e em teste fora da placa não apresentar problema, podes tentar assim mesmo, mas existe sim o risco de retorno, eu no começo trocava apenas o de alta, mas uma vez que me incomodei bastante, pra mim bastou pra aprender a lição.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutes ago, Neo said:

@Marcos Fonelg Mesmo que testando indique que está ok, as vezes acaba voltando o note com defeito na fonte consertada por não trocar, e as vezes agrava ainda mais o problema, danificando a memoria ou outro circuito alimentado pela fonte.

Se for impossível substituir, e em teste fora da placa não apresentar problema, podes tentar assim mesmo, mas existe sim o risco de retorno, eu no começo trocava apenas o de alta, mas uma vez que me incomodei bastante, pra mim bastou pra aprender a lição.

 


lega legal, vou pedir os de baixa entao que nao vieram... 

ate mesmo pq dai nao perco o CI que comprei caso ele danifique.. por a falta desse de baixa., ou como tu disse acarrete algo pior. ou ate mesmo que volte ...

aguardar o pedido dos de baixa entao, nem vou trocar esses novos que chegaram  

obrigado meu amigo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso , quando removi o mosfet de alta.. 

apos algum tempo o cooler ligava sozinho... 

tipo ( tirei o mosfet torrado.. e dai conectei ela na fonte) ela deu as tensoes de 3 de 5 e logo apos algum tempo, o cooler liga. como se a placa tivesse startado) 
 ( tava usando a fonte do notebook) 

entao retirei o CI rt8237, que tava esquentando.. apos removido, a placa ja nao mais ligou sozinha... 



Coloquei na fonte de bancada e o consumo estabilizou em 0020... com 19v . 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite meus amigos...
 
pois bem chegaram os mosfet de baixa.conforme o amigo. @Neo citou...

coloquei na placa troquei o ci os mosfet ok fiz os teste de continuidade .. comunicacao legal.. tudo certinho, passei osciloscopio nos pinos do mosfet que se comunica com o ci tudo certinho.. sobiu as tensoes.. de boa..

so que nao da imagem kkkkkkkkkkkkkk
tenstei as bobinas , alguns capacitores proximo pra ver se tinha algum problema de repow ou algo do tipo mais nao muito menunciosa mais por curiosidade mesmo nao achei nada fora do normal..

alguem ai que saiba oque pode estar havendo?

PL4902 1,36

PL4801 1,05

PL4701 1,67

 

CPU/´PCH/GPU AKELE TREm kkk esquenta mais temperatura por volta de 35/38graus

nao da imagem no hdmi nem na tela 

:(

uma coisa que notei.. que onde trocou o CI RT8237CZQW parece que fica xiado... ficava assim tbm com o outro.. mais imaginei que fosse do ci com defeito.. um zumbido baixinho..

e agora jusee :( ...
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: G- Araujo

já tive um problema igual com um dell  a maioria dos dell só dar video se tudo estiver conectado 
teclado tela alto falantes e principalmente a cmos bateria .se por ventura não der video
observe se dar bip nos falantes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, G- Araujo said:

já tive um problema igual com um dell  a maioria dos dell só dar video se tudo estiver conectado 
teclado tela alto falantes e principalmente a cmos bateria .se por ventura não der video
observe se dar bip nos falantes 

Hummm interessante vou montar pra ver valeu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Fonelg 

Seguindo a linha de pensamento anterior, visto que o mosfet de alta torrou,  é provável que o capacitor da linha tenha dado uma fritada também, eu substituiria por desencargo de consciência.

Essa linha alimenta basicamente o processador, então se não der vídeo após a troca do capacitor da linha pode ser que ele tenha sido danificado quando ocorreu o curto. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, pelo que pude ver, o mosfet que queimou foi o mosfet de alta, caso ele tenha entrado em curto, entre dreno e source, o que aconteceu é que a tensão da fonte foi diretamente para a PCH (este circuito é a alimentação da PCH), caso tenha sido isso, infelizmente a PCH queimou e só trocando o processador para salvar eta placa. 

  • Joinha 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, ES Tech said:

Amigo, pelo que pude ver, o mosfet que queimou foi o mosfet de alta, caso ele tenha entrado em curto, entre dreno e source, o que aconteceu é que a tensão da fonte foi diretamente para a PCH (este circuito é a alimentação da PCH), caso tenha sido isso, infelizmente a PCH queimou e só trocando o processador para salvar eta placa. 

kkkkkkkkkk gostaria de saber disso antes de ter pedido/comprado os mosfet e ci kkkkkkkkkkkkkkkkk

ainda mais que esse pch/cpu Haswell ULT , é foda de fazer na mao e ainda inciando, nao tenho condicoçoes de comprar uma maquina pra tirar o bga :(e fazer certinho...

bom ja vou montar ela pra ver se da alguma coisa  

Editado: por Marcos Fonelg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Fonelg Nesse caso o melhor teste era esse mesmo, sempre existe uma chance do curto inicial ter causado problemas nos circuitos que ele alimenta mas só resolvendo a alimentação defeituosa pra poder confirmar.

De qualquer forma, vale apena fazer um reset do cmos, e regravar a bios. 

Atente-se ao tipo de memória tem alguns dell que só funcionam com pc3L 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: G- Araujo
8 horas atrás, Marcos Fonelg disse:

pois é o danado ate deu uma alegria.. fui ligar montado deu 2 beeps kkk mas depois que troquei a memoria nem beep da mais ;/ 

 

resumindo..
aperto o power liga.. fica ligado... mas sem nada de dar imagem mesmo... :(

 

dois bipes são memoria tente colocar uma outra da mesma frequência pra ver se continua 
coloque tudo nele , teclado tela e a cmos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
18 horas atrás, Marcos Fonelg disse:

Gratos aos amigos que me ajudaram nessa placa ai..

mas infelizmente como amigos falaram foi o cpu mesmo que danificou..

@Neo @paulopozatto @ES Tech

entao dei caso perdido pra placa :D

 

OOO Amigo, que pena, sorte na próxima aí, mas é assim msm cara, sempre fica o aprendizado que é o mais importante.  Forte abraço, precisando estaremos aqui.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...