Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte de PC / Usar somente 5V

Avalie este tópico:


Posts em destaque

O resistor entre base e emissor determina o balanceamento de corrente entre o lm e o transistor. Pode usar um valor bem maior, tipo uns 15r ou mais.

 

Se usar de 0r75, o lm terá que fornecer uns 800mA, e se o consumo for inferior a isso, toda a corrente será fornecida só por ele. Para um transistor num dissipador 800mA é tranquilo, para um regulador sem dissipador , é suicidio: Um lm317 em invólucro to220 tem uma resistência térmica de 65 graus por watt, o que quer dizer que a temperatura dele será 65 graus maior que a do ambiente para cada watt dissipado. Se a entrada for 9V e a saída 5, a diferença de 4V vezes  800mA = 3,2 watts = temperatura final de 208 graus mais a temperatura ambiente. 

 

Com 15r, a corrente máxima no lm será 106ma quando o consumo na saída for 2a (40ma circulando pelo resistor, mais 66 na base do transistor, considerando o ganho padrão de 30 dos tip42), o que com as mesmas tensões daria pouco mais de 27 graus acima da temperatura ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak,

 

Nos testes aqui, alimentando a fonte em 220VAC (pior cenário), chega 19.8VDC na entrada do LM. A dissipação de calor nos dois integrados se equilibrou com resistor 1R5. Usando um ventilador 8x8 soprando sobre eles, fica bem tranquilo dando para deixar o dedo sobre os dissipadores confortavelmente.

 

Alimentando a fonte em 110VAC, chega 9.9VCD na entrada do LM. O uso do ventilador deixa os integrados frios.

 

Em ambos os casos com uma carga de 2A na saída.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue as fotos @Neo, mas ainda da montagem com um pouco de gambiarras por conta dos testes rsrs

Não se assustem com o pino macho, é que coloquei um pino fêmea na saída do trafo para testar com ou sem filtros, etc kkkk

Estou lutando agora para reduzir os ruídos da entrada porque mesmo com essa fonte ainda são gerados ruídos na saída.

Esses ruídos estão vindo de uma lâmpada fluorescente de 85W compacta bem "barulhenta" que coloco nos testes.

foto1.jpeg

foto2.jpeg

foto3.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo, estou observando o ruído diretamente no funcionamento de um touchscreen capacitivo, que na verdade é meu objetivo final. Fiquei sem osciloscópio há umas semanas. Estou arrumando coragem de comprar um novo.

O vídeo que vc mandou ajuda a entender o problema, principalmente quando o Gregory desliga a lâmpada e o ruído cessa. Comecei a notar o ruído na presença de iluminações fluorescentes (tal qual deve ser aquela do Gregory). Em ambiente ruidoso, o touch screen capacitivo que estou tentando usar fica bem instável e inclusive chega a gerar toques fantasmas. Muito provavelmente temos ruídos de modo comum como esse do Gregory e também uma parcela de modo diferencial. Estou conseguindo eliminar uma parte do ruído diferencial usando capacitores em modo X(paralelo), mas os de modo comum tem sido um desafio, já que não poderei contar com aterramento e implementar capacitores em modo Y.
Pelo que pude entender até agora no que tenho pesquisado, a presença de ruído de modo comum causa esse problema porque faz oscilar o diferencial de potencial entre o touch e a Terra. Em tese, nosso corpo teria uma diferença de potencial mais estável com relação a Terra, já a tela de touch fica variando essa DDP com a presença do ruído. Isso faz com que os sensores capacitivos do touch "detectem" variações de toques que na prática não coincida como a posição exata do dedo, causando instabilidade.

A questão tem sido: Como eliminar esses ruídos de modo comum sem a presença de um aterramento?

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tudo bom?

 

Já trabalhei com reparo em algumas maquinas industriais que utilizam painel touch e acho que você está se esquecendo de um detalhe, blindagem.

Tanto as fontes tinham que ser blindadas quanto a parte traseira dos LCD que possuíam o touch, e o aterramento também é muito importante.

Já nas fontes chaveadas (aquelas baratas e até algumas ATX) tem que tomar cuidado com o gnd flutuando... Quem ai nunca pegou um PC que o teclado só funcionava ao tocar no gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a ideia é eliminar ou pelo menos amenizar um ruído que está presente tanto no neutro quanto no fase a ideia seria usar mesmo um filtro comum, eu estou fora da minha área de conforto, como disse antes nunca projetei esse tipo de filtro, o que sei é que precisarias verificar em que frequência está ruído comum para poder escolher o melhor núcleo e calcular as espiras.
image12-2.png

Repare como as espiras estão enroladas em sentidos opostos, desta forma os ruídos que estiverem presentes em ambos os fios tendem a se cancelarem.

Encontrei um artigo e um tcc que podem ser de ajuda no entendimento e confecção de um filtro adequado, não disponho de tempo para ler e aprender no momento, mas sugiro que você o faça. ;D 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jota_Santos 

No meu entendimento não deveria passar, até foi justamente por isso que sugeri uma fonte linear ao invés de uma chaveada.

A tensão no secundário do transformador é criada a partir do campo magnético que o primário induz no núcleo do transformador, então na minha cabeça não deveria haver ruídos, e sendo que adicionamos apenas um regulador linear na saída do transformador, acredito que não estamos criando ruídos novos, inclusive montei uma similar a esta tempos atrás e não lembro de ter tido problema de ruídos com ela, foi utilizada para alimentar um aparelho de eletroencefalograma, e este não apresentou quaisquer problemas.

 

Seria bom um osciloscópio pra verificar o que tem na saída da fonte, com e sem carga.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas alternativas, compre um módulo isolador, ou faça  estágio de filtragem em sua fonte na primária, use   capacitor de tântalo, agora se for fazer uma fonte chaveada é melhor fazer a filtragem na secundária com bobinas mas vai precisar de um osciloscópio pra acertar a indutância certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo

Concordo também que o transformador isolador seria uma barreira ao ruído de modo comum. Por isso estou suspeitando que estou enfrentando ruídos diferenciais.

Próximo passo será implementar um filtro LC para ver se há redução.

Estou propenso a usar indutores separados para cada uma das fases. Se usar um indutor comum não corro o risco de um dos enrolamentos induzir o ruído no outro? ou estou enganado?

Estou pensando em implementar um filtro de acordo com a configuração abaixo:

 

image.png

Editado: por Jota_Santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde eu sei o Common Mode Noise é normal nos transformadores isoladores, devido a capacitância entre as duas bobinas.

 

Soluções:

1º Faraday shield dentro do transformador e que DEVE ser aterrado.

2º Aterrar o secundário.

3º Common Node Choke

4º EMI Filter (Televisores de plasma tem)

5º Ligar 2 ou mais transformadores isolados em seguida.

 

Lembrando, transformador isolado corta apenas ALTA frequência. 

 

 

@Jota_Santos 

Esse filtro está quase bom, seria necessário apenas mais dois capacitores e um aterramento nos capacitores

Editado: por Daniel Alves Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...