Jump to content
Jenssen Ribeiro

dúvida Gigabyte - GA H61M- S1 - Liga sozinha, e desliga após 4 seg

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá, essa placa está ligando sozinha ao ligar a fonte, liga e desliga após 4 segundos. 

Fiz o jumper na fonte para ver se algo esquentava, o chip de rede esquentava um pouco, ao pressionar por mais ou menos 15 segundos, esquentava bastante. 

Removi o chip de rede, porém não resultou em nada. 

Na foto circulada, está faltando um componente, tenho uma placa igual a essa, e esse componente é preto, parecido com o formado de um diodo smd, Infelizmente ao retirar o componente da outra placa, acabei deixando escapar da pinça... 

Ao fazer o jumper na fonte, e plugar o 12v com o processador, não tem tensão nos mosfets de baixa nem de alta. 

Ligando a placa sem o processador, acontece o mesmo.

WhatsApp Image 2019-07-28 at 23.40.00.jpeg

Sem título.png

Edited by FLAVIOTECH

A falta desse componente poderia ocasionar isso? Sem tensão de VRM?

no multimetro na escala de 20V, entra 5V no terminal.

Tensão de bios está normal.

Posted (edited)

Olá @Jenssen Ribeiro ! Vamos nessa amigo!

Esse modelo de placa é normal ao energizarmos pela primeira vez, ligar por alguns segundos, desligar e voltar a ligar novamente.... Qdo ela não volta a ligar, isso pode indicar alguns possíveis problemas.... qdo ocorre esse caso, os testes iniciais que eu lhe indicaria a fazer são:

01 - Verifique as tensões da fonte.

02 - Verificar possível mau contato na memoria e processador.

03 - Verificar problemas na memoria e processador.

04 - Checar a voltagem da bateria de 3V.

05- Fazer uma inspeção (Visual / Tato) em busca de componentes com possíveis problemas (No seu caso vc encontrou Aquecimento excessivo no CI da Lan).

06 - Checar tensões das principais bobinas da placa.

07 - Regravar o BIOS (ja peguei varias dessas placas com problema no bios).

Ficamos no aguardo do seu retorno...

Edited by micxnet
  • Nice 1

1- Tensões da fonte estão ok. 

2- Não tem nenhum mal contato aparentemente. 

3- processador e memoria funcionando normalmente. 

4- a placa veio com a bateria zerada, coloquei outra e está chegando 3v normalmente. 

5- apenas o ci da lan, que ja foi trocado. 

6- irei mandar uma foto. 

7- estou sem o socket de 20milimetros da gravadora, não tenho como regrava-la, tenho outros 2 sockets mas não cabem...

placa mae.png

Eu me enganei no inicio, falando que não tinha tensão nos mosfets de alta, tem sim. 

Está chegando 12v, mas não sai nada pros mosfets de baixa. 

Testando o circuito da memória, encontrei apenas os 5v, não encontrei  os 1.50/56 Volts.@micxnet 

Tem alguma coisa de errado que não tá certo..Os mosfetes de baixa precisam ter tensao de dreno e gate.Sem essas tensoes o VRM não funciona.

3 minutos atrás, ᄎᄒAdriano disse:

Tem alguma coisa de errado que não tá certo..Os mosfetes de baixa precisam ter tensao de dreno e gate.Sem essas tensoes o VRM não funciona.

Exatamente meu caro.

Os mosfete de alta precisam ter tensao de dreno,gate e sourse.Os de baixa precisam ter tensao no dreno e gate.

48 minutos atrás, ᄎᄒAdriano disse:

Os mosfete de alta precisam ter tensao de dreno,gate e sourse.Os de baixa precisam ter tensao no dreno e gate.

sim, Eu sei disso amigo! 

• Like 1

3 horas atrás, Jenssen Ribeiro disse:

Tensões que consegui encontrar até o momento. Desculpem-me meu desenho Horroroso rsrs

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

nos mosfets ao lado da memoria precisam ter 1.5v que sao liberados pelos ci's de 8 pernas que ficam proximos, ve a referencia de cada e testa pra saber se tem tensao de alimentação e de enable, caso tenha os dois faca a substituição, mede tambem os capacitores e resistores proximos.

• Like 1

5 minutos atrás, RA Informática disse:

nos mosfets ao lado da memoria precisam ter 1.5v que sao liberados pelos ci's de 8 pernas que ficam proximos, ve a referencia de cada e testa pra saber se tem tensao de alimentação e de enable, caso tenha os dois faca a substituição, mede tambem os capacitores e resistores proximos.

Certo, Irei fazer isso, jaja mando a resposta.

2 horas atrás, Jenssen Ribeiro disse:

@micxnet Vou pegar o socket emprestado com um colega amanhã, e vou regravar a bios para eliminiar a dúvida.

ok!

É impressão minha ou tem um chamuscado nesse ponto?

1681953380_WhatsAppImage2019-07-28at23_40_00.jpeg.adbf9dd78f33bd40463e3b71748b7e1a.jpeg

• Haha 1

52 minutos atrás, micxnet disse:

ok!

É impressão minha ou tem um chamuscado nesse ponto?

1681953380_WhatsAppImage2019-07-28at23_40_00.jpeg.adbf9dd78f33bd40463e3b71748b7e1a.jpeg

caramba!!!!!!!! realmente tem, @micxnet olho de aguia hahahah, um componente fritou. 

vou fazer a troca.

Ficou muito bonito não, já retirei o componente, tava completamente torrado, apertei um pouco com a pinça e ele se desmanchou, ja estou com outro para colocar, porém não sei se vai dar pra soldar...  

o terminal tá chamuscado também, será que solda? 

Preciso da sua opinião @micxnet 

WhatsApp Image 2019-07-29 at 22.10.03.jpeg

Agora, Alberto Luiz disse:

tive uma dessas com mesmo problema Jensen. provavelmente algum pequeno curto na placa mesmo.. 

use um ferro de solda e um sugador vc consegue troca-lo

• Like 1

14 minutos atrás, Alberto Luiz disse:

tive uma dessas com mesmo problema Jensen. provavelmente algum pequeno curto na placa mesmo.. 

Eita, verdade.

13 minutos atrás, Alberto Luiz disse:

use um ferro de solda e um sugador vc consegue troca-lo

estou sem ferro de solda, esse é o pro... 

mas resolvi pegar 5 esferas BGA, e colocar lá junto com fluxo

• Like 1

acho que deu certo, só falta colocar o componente, e saber se ele tem polaridade ou não.

Imagina se eu tenho esse trabalho todo, e coloco o componente invertido? HAHAH@Alberto Luiz 

• Like 1

@Jenssen Ribeiro ...para limpar aquela área e verificar como está o Pad e a trilha, minha sugestão seria que vc usasse um ferro de solda de ponta final, malha dessoldadora e um pouco de fluxo.... Se achar q precisa proteger o conector Atx, se permite mais uma sugestão, usar papel alumínio,rs....

Qto ao componente, vc tem? Tirou de sucata? Caso positivo, tem certeza que é o mesmo? Qual componente é?

2 minutos atrás, micxnet disse:

@Jenssen Ribeiro ...para limpar aquela área e verificar como está o Pad e a trilha, minha sugestão seria que vc usasse um ferro de solda de ponta final, malha dessoldadora e um pouco de fluxo.... Se achar q precisa proteger o conector Atx, se permite mais uma sugestão, usar papel alumínio,rs....

Qto ao componente, vc tem? Tirou de sucata? Caso positivo, tem certeza que é o mesmo? Qual componente é?

tenho sim, tirei da sucata, placas iguais, é o mesmo, não sei dizer qual o componente, muito pequeno, minha camera não foca

ai lascou pra saber a polaridade...