Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Gigabyte - GA H61M- S1 - Liga sozinha, e desliga após 4 seg

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, essa placa está ligando sozinha ao ligar a fonte, liga e desliga após 4 segundos. 

Fiz o jumper na fonte para ver se algo esquentava, o chip de rede esquentava um pouco, ao pressionar por mais ou menos 15 segundos, esquentava bastante. 

Removi o chip de rede, porém não resultou em nada. 

Na foto circulada, está faltando um componente, tenho uma placa igual a essa, e esse componente é preto, parecido com o formado de um diodo smd, Infelizmente ao retirar o componente da outra placa, acabei deixando escapar da pinça... 

Ao fazer o jumper na fonte, e plugar o 12v com o processador, não tem tensão nos mosfets de baixa nem de alta. 

Ligando a placa sem o processador, acontece o mesmo.

WhatsApp Image 2019-07-28 at 23.40.00.jpeg

Sem título.png

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Jenssen Ribeiro ! Vamos nessa amigo!

 

Esse modelo de placa é normal ao energizarmos pela primeira vez, ligar por alguns segundos, desligar e voltar a ligar novamente.... Qdo ela não volta a ligar, isso pode indicar alguns possíveis problemas.... qdo ocorre esse caso, os testes iniciais que eu lhe indicaria a fazer são:

 

01 - Verifique as tensões da fonte.

02 - Verificar possível mau contato na memoria e processador.

03 - Verificar problemas na memoria e processador.

04 - Checar a voltagem da bateria de 3V.

05- Fazer uma inspeção (Visual / Tato) em busca de componentes com possíveis problemas (No seu caso vc encontrou Aquecimento excessivo no CI da Lan).

06 - Checar tensões das principais bobinas da placa.

07 - Regravar o BIOS (ja peguei varias dessas placas com problema no bios).

 

Ficamos no aguardo do seu retorno...

Editado: por micxnet
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Tensões da fonte estão ok. 

2- Não tem nenhum mal contato aparentemente. 

3- processador e memoria funcionando normalmente. 

4- a placa veio com a bateria zerada, coloquei outra e está chegando 3v normalmente. 

5- apenas o ci da lan, que ja foi trocado. 

6- irei mandar uma foto. 

7- estou sem o socket de 20milimetros da gravadora, não tenho como regrava-la, tenho outros 2 sockets mas não cabem...

 

placa mae.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jenssen Ribeiro disse:

Tensões que consegui encontrar até o momento. Desculpem-me meu desenho Horroroso rsrs

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

nos mosfets ao lado da memoria precisam ter 1.5v que sao liberados pelos ci's de 8 pernas que ficam proximos, ve a referencia de cada e testa pra saber se tem tensao de alimentação e de enable, caso tenha os dois faca a substituição, mede tambem os capacitores e resistores proximos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, RA Informática disse:

nos mosfets ao lado da memoria precisam ter 1.5v que sao liberados pelos ci's de 8 pernas que ficam proximos, ve a referencia de cada e testa pra saber se tem tensao de alimentação e de enable, caso tenha os dois faca a substituição, mede tambem os capacitores e resistores proximos.

Certo, Irei fazer isso, jaja mando a resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito bonito não, já retirei o componente, tava completamente torrado, apertei um pouco com a pinça e ele se desmanchou, ja estou com outro para colocar, porém não sei se vai dar pra soldar...  

o terminal tá chamuscado também, será que solda? 

Preciso da sua opinião @micxnet 

WhatsApp Image 2019-07-29 at 22.10.03.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Alberto Luiz disse:

tive uma dessas com mesmo problema Jensen. provavelmente algum pequeno curto na placa mesmo.. 

Eita, verdade.

13 minutos atrás, Alberto Luiz disse:

use um ferro de solda e um sugador vc consegue troca-lo

 

estou sem ferro de solda, esse é o pro... 

mas resolvi pegar 5 esferas BGA, e colocar lá junto com fluxo

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jenssen Ribeiro ...para limpar aquela área e verificar como está o Pad e a trilha, minha sugestão seria que vc usasse um ferro de solda de ponta final, malha dessoldadora e um pouco de fluxo.... Se achar q precisa proteger o conector Atx, se permite mais uma sugestão, usar papel alumínio,rs....

 

 Qto ao componente, vc tem? Tirou de sucata? Caso positivo, tem certeza que é o mesmo? Qual componente é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, micxnet disse:

@Jenssen Ribeiro ...para limpar aquela área e verificar como está o Pad e a trilha, minha sugestão seria que vc usasse um ferro de solda de ponta final, malha dessoldadora e um pouco de fluxo.... Se achar q precisa proteger o conector Atx, se permite mais uma sugestão, usar papel alumínio,rs....

 

 Qto ao componente, vc tem? Tirou de sucata? Caso positivo, tem certeza que é o mesmo? Qual componente é?

tenho sim, tirei da sucata, placas iguais, é o mesmo, não sei dizer qual o componente, muito pequeno, minha camera não foca

ai lascou pra saber a polaridade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...