Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Yaxun 702 não esquenta

Avalie este tópico:


Posts em destaque

marcado em azul tem o conector, o foto acoplador, o triac, ci que de aciona o triac (pelo menos eu acho que é isso que ele faz.

de qualquer forma o que precisa ser feito é o teste de todos os resistores dessa regiao pra ver se nao tem nenhuma alterado, verificar atras da placa algum tipo de solda fria, testar esse fotoacoplador e por fim a troca de desse ci. Pelo menos eu faria dessa forma.

Capturar.PNG

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, luciana336 disse:

 

Isso ai deve ser a resistência amigo.

Pode ser, vou começar com as dicas do @RA Informática pq ele pode estar certo! Dados importantes: aquele CI maior é um amplificador operacional LM324SN e o fotoacoplador é um MOC3023

Editado: por Nathan Fernandes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Nathan Fernandes disse:

Fiz o teste apenas nos resistores na placa e alguns estão dando valores bem diferentes (os de 18k), entretanto, fiz o teste com eles na placa

se estiverem em paralelo com outros resistores vao dar valores diferentes, faz a dessolda de uma das pernas e testa de novo.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, RA Informática disse:

se estiverem em paralelo com outros resistores vao dar valores diferentes, faz a dessolda de uma das pernas e testa de novo.  

Testei os resistores e todos com valor correto, o fotoacoplador não está em curto no anodo e catodo (pino 1 e 2), está ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nathan Fernandes  de acordo com o artigo abaixo o teste pelo multimetro de um diac nao garante que esteja bom, mas se nao esta em curto ja é meio caminho andado. por ser um componente barato eu trocaria ele se tiver disponivel. 

 

sabe o cabo que vai para a resistencia? mede ele na escala de resistencia, sendo de 110v deve dar uns 75 ohms

 

proximo passo é o ci LM324SN. No teu caso eu compraria o fotoacoplador junto, pelo menos deixa de reserva.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2019 às 23:07, RA Informática disse:

@Nathan Fernandes  de acordo com o artigo abaixo o teste pelo multimetro de um diac nao garante que esteja bom, mas se nao esta em curto ja é meio caminho andado. por ser um componente barato eu trocaria ele se tiver disponivel. 

 

sabe o cabo que vai para a resistencia? mede ele na escala de resistencia, sendo de 110v deve dar uns 75 ohms

 

proximo passo é o ci LM324SN. No teu caso eu compraria o fotoacoplador junto, pelo menos deixa de reserva.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Boa noite, desculpe a demora! Tive imprevistos... Medi o cabo que vai pra resistência e o valor foi de 27~28 ohms

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RA Informática disse:

se for esse o caso seria bom a troca da resistencia. Ja que voce propos fazer isso antes entao é uma boa hora, o bom é que nao vai perder nada se o problema continuar, pode ficar de reserva.

O complicado é achar só a resistência 110v... O engraçado é que a mesma está bem nova visualmente, é normal isso acontecer? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2019 às 22:58, zazulak disse:

Buenas,

 

experimente colocar em paralelo com os fios de alimentação da resistência uma lampada incandescente comum, de 40 ou 25w. Quando acionar a função de soprador térmico, ela tem que dar umas piscadas..

Tentei fazer o teste e algo estranho aconteceu, eu liguei ela e deu um estalo estranho, então desliguei! Verifiquei se tinha fio trocado mas nada! Então tirei a lampada e liguei tudo normal e ele deu um estalo próximo ao potenciometro que controla o ar... Desliguei olhei bem tudo e não tem nada visivelmente danificado, agr tô no medo de ligar e dar ruim! Ele liga o led "stand-to" ao conectar na tomada, mas não sei se vai dar ruim apertar o on... 

Editado: por Nathan Fernandes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Nathan Fernandes disse:

Tentei fazer o teste e algo estranho aconteceu, eu liguei ela e deu um estalo estranho, então desliguei! Verifiquei se tinha fio trocado mas nada! Então tirei a lampada e liguei tudo normal e ele deu um estalo próximo ao potenciometro que controla o ar... Desliguei olhei bem tudo e não tem nada visivelmente danificado, agr tô no medo de ligar e dar ruim! Ele liga o led "operate" ao conectar na tomada, mas não sei se vai dar ruim apertar o on... 

No momento em que ocorreu isso o compressor não ligou e a resistência deu uma disparada e esquentou oq ela deveria esquentar! Tlvz pq o compressor não ligou no momento

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o estalo tenha sido dentro do potenciometro do ar.. isso aconteceu com a minha (uma dns 850), por causa duma trilha partida no pino 2 do triac da bomba. Como o triac não acionou, toda a corrente da bomba passou pelo potenciometro e fritou a pista de carbono.

 

Melhor deixar a resistência desligada e resolver primeiro o defeito no controle do ar, e quando ele estiver ok, continuar o diagnóstico no controle de temperatura. Assim evita de queimar a resistência por ela ter sido acionada sem a bomba funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, zazulak disse:

Talvez o estalo tenha sido dentro do potenciometro do ar.. isso aconteceu com a minha (uma dns 850), por causa duma trilha partida no pino 2 do triac da bomba. Como o triac não acionou, toda a corrente da bomba passou pelo potenciometro e fritou a pista de carbono.

 

Melhor deixar a resistência desligada e resolver primeiro o defeito no controle do ar, e quando ele estiver ok, continuar o diagnóstico no controle de temperatura. Assim evita de queimar a resistência por ela ter sido acionada sem a bomba funcionar.

Liguei ele e o compressor não liga e a resistência vai aumentando sozinha temp, imagino que por conta do compressor não ligar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, zazulak disse:

Talvez o estalo tenha sido dentro do potenciometro do ar.. isso aconteceu com a minha (uma dns 850), por causa duma trilha partida no pino 2 do triac da bomba. Como o triac não acionou, toda a corrente da bomba passou pelo potenciometro e fritou a pista de carbono.

 

Melhor deixar a resistência desligada e resolver primeiro o defeito no controle do ar, e quando ele estiver ok, continuar o diagnóstico no controle de temperatura. Assim evita de queimar a resistência por ela ter sido acionada sem a bomba funcionar.

Testei o compressor e graças a Deus ele está funcionando, ufa! Na entrada dele tá chegando só 50V AC, parece que tem algo de errado na placa creio eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nathan Fernandes se verificou as trilhas da placa e nao identificou nenhuma rompida entao é possivel que o estalo se deu por algum resistor rachando. verifica o trimpot que fica do lado conector da bomba. Esses 50v devem estar normais por conta da regulagem determinada pelo potenciometro, ja que a bomba nao trabalha sempre a 100% da capacidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, RA Informática disse:

@Nathan Fernandes se verificou as trilhas da placa e nao identificou nenhuma rompida entao é possivel que o estalo se deu por algum resistor rachando. verifica o trimpot que fica do lado conector da bomba. Esses 50v devem estar normais por conta da regulagem determinada pelo potenciometro, ja que a bomba nao trabalha sempre a 100% da capacidade.

Esse trimpot está com a parte móvel meio escurecida, mas trilhas estão ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...