Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV Samsung Modelo Ln32e420e2g - Componente da placa sem leitura - Placa fonte BN44-00468D

Avalie este tópico:


Bferreira

Posts em destaque

Boa noite Caros amigos,  

 

Estou tendo dificuldades para descobrir o valor do diodo zener da placa  BN-00468D , ele está quebrado e não consigo ler o corpo dele.  

A posição dele na placa é ZB802.

 

Eu possuo o esquema eletrico da placa BN44-00438A  e ele está lá, mas não tenho todo o manual de serviço e nem sei se estaria lá. No diagrama so tem a referencia ,mas não o valor. 

 

Espero que os amigos consigam me ajudar.  Se não terei que achar uma placa igual para conseguir ler o valor dele. 

P_20190731_203830_vHDR_Auto.jpg

Sem título.jpg

Editado: por Bferreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso não encontre uma placa igual para verificar o modelo do diodo zener.

Por análise, o diodo zener é a referencia de tensão que é informada na base do transistor.

 Portanto a tensão de saída do transistor, que deve ter a tensão no esquema, faça a consulta.

Desta forma voce vai conseguir pelo menos o valor aproximado deste diodo zener.

Em jp 806 é a tensão de saída regulada, em função do diodo zener. 

Espero ter ajudado. ☺️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, zazulak said:

Também nunca descobri de quanto é exatamente o tal zener, mas pode pôr um de 16 ou 18V que funciona.

eu descobri. 

 

achei outro esquema com o mesmo ci RF , o transistor cuja base é regulada por esse zener que ( parece criar um divisor de tensao com o fotoacoplador )  alimenta o vcc do ci que é de no maximo 28v.  Mas foi dificil, viu... to há mais de 4 horas lendo,  tudo em ingles, russo ( que nao sei nada rs ) e chines..   no caso ele é o Y na foto..   vai de 17 a 18, mas eu preciso chegar ao ponto de entender o circuito e conseguir colocar o componente sem ficar muito preso ao valor exato dele.  igual voce fez... 

 

eu ia seguir o que o amigo falou, mas pensei e analisei o circuito , vi que a tensao coletor e emissor do transistor ia para o vcc do ci, logo sabendo a alimentação do ci ( via datasheet ) eu teria uma pista , e outra pista foi o capacitor de 50v em paralelo nessa linha de alimentação,  que vinha do transformador passando por um diodo retificador la de cima ( não da pra ver na foto do circuito que postei ) 

 

agora um detalhe importante, o ci  RF dessa minha placa não é o sem3040, e sim o Spc7011f  = Fa5695...

o meu esquema original é diferente.. 

 

 

Sabe dizer se o sem3040 e o FA5695  são parecidos em especificacoes ? 

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, regisfatef said:

Caso não encontre uma placa igual para verificar o modelo do diodo zener.

Por análise, o diodo zener é a referencia de tensão que é informada na base do transistor.

 Portanto a tensão de saída do transistor, que deve ter a tensão no esquema, faça a consulta.

Desta forma voce vai conseguir pelo menos o valor aproximado deste diodo zener.

Em jp 806 é a tensão de saída regulada, em função do diodo zener. 

Espero ter ajudado. ☺️

MUITISSIMO obrigado amigo...  ajudou muito sua dica. me abriu um raciocinio para eu chegar onde cheguei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Bferreira disse:

parece criar um divisor de tensao com o fotoacoplador

Na verdade não: Esse optoacoplador é acionado quando a fonte recebe da placa principal o comando para ligar.

 

O zener está ali para regular a tensão que alimenta o integrado do PFC: A tensão que alimenta ele será exatamente a mesma tensão do zener (há uma queda de 0,6V no transistor, que é compensada pelo diodo comum em série com o zener).

 

Sobre a compatibilidade do SEM3040 e o FA5695.. não dá pra ter certeza absoluta sem conferir os datasheets. A Samsung fabrica semicondutores, mas vários deles (não todos, mas uma boa parte) são "clones" de semicondutores de outros fabricantes, especialmente da Fairchild. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutes ago, zazulak said:

Na verdade não: Esse optoacoplador é acionado quando a fonte recebe da placa principal o comando para ligar.

 

O zener está ali para regular a tensão que alimenta o integrado do PFC: A tensão que alimenta ele será exatamente a mesma tensão do zener (há uma queda de 0,6V no transistor, que é compensada pelo diodo comum em série com o zener).

 

Sobre a compatibilidade do SEM3040 e o FA5695.. não dá pra ter certeza absoluta sem conferir os datasheets. A Samsung fabrica semicondutores, mas vários deles (não todos, mas uma boa parte) são "clones" de semicondutores de outros fabricantes, especialmente da Fairchild. 

Ta, mas parte da tensao vai pro octoacomplador e a outra parte dela vai pro transistor que é chaveado ( depois que o fotoacomplador é acionado.. ) por isso eu achei que ele tivesse dividindo a tensao.. 50v queima o ci, o datasheet diz que ele é alimentado com 28v.  o transistor do coletor- emissor ( tensao dele no datasheet é 50v. )   eu nao sei qual tensao sai do diodo retificador apos o transformador... 

 

esse octoacomplador é o segundo... é discussao é muito util pra mim pois preciso entender o funcionamento desses tipos de fonte chaveada para poder conserta-las sem pertubar muito os amigos aqui ahauhauhah

 

segue foto 

circuito.jpg

circuito.jpg

Editado: por Bferreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutes ago, zazulak said:

Na verdade não: Esse optoacoplador é acionado quando a fonte recebe da placa principal o comando para ligar.

 

O zener está ali para regular a tensão que alimenta o integrado do PFC: A tensão que alimenta ele será exatamente a mesma tensão do zener (há uma queda de 0,6V no transistor, que é compensada pelo diodo comum em série com o zener).

 

Sobre a compatibilidade do SEM3040 e o FA5695.. não dá pra ter certeza absoluta sem conferir os datasheets. A Samsung fabrica semicondutores, mas vários deles (não todos, mas uma boa parte) são "clones" de semicondutores de outros fabricantes, especialmente da Fairchild. 

que o optoacoplador é acionado pela placa principal ao ligar eu sei.. ja entendi isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez ajude o seu entendimento sobre fonte regulada de tensão com diodo zener e transistor de potencia.

Entenda o optoacoplador, como a função de um relé, que é bobina e contato.

No lado interno do optoacoplador simbolizado por um diodo, entenda como uma bobina de relé.

Ainda no lado interno do optoacoplador simbolizado por um transistor, entenda como um contato.

Portanto ao chegar tensão na bobina do optoacoplador, ele fecha o contato. São circuitos distintos.

Segunda parte, o lado que seria contato, energiza e envia tensão através do resistor, para o diodo zener.

O diodo zener estabiliza a tensão, por exemplo 18 V, na base do transistor de potencia.

O transistor de potencia, por exemplo, recebe 40 Volts no coletor, e sai pelo emissor os 18 V regulados.

Talvez desta forma fique mais claro.

Voce sinalizou no desenho como terra, mas não seria isto.

O circuito optoacoplador tem a função de separar o circuito de alta, com o de baixa. E os circuitos terra funcionam em separado. O optoacoplador funciona internamente por luz, com a finalidade de separar com segurança os circuitos.

Muito comum por descuido ao utilizar o osciloscópio, fechar curto pela ponteira do osciloscópio, colocando o terra no circuito de alta, e efetuar uma medição no circuito de baixa.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...