Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

NHS / Compact Plus III / Mini(ac_3)

Avalie este tópico:


edilson righes

Posts em destaque

Bom dia, estou com um Nobreak NHS Compact Plus III que estava com alguns componentes queimados e uns estourados, não carregava a bateria depois de trocar alguns componentes ele voltou a carregar a bateria quando está ligado mas desligado não carrega a bateria, e enquanto fazia alguns testes sem querer fechei um curto entre o componente C26 e R50 depois disso não ligou mais, não está chegando tensão no regulador RG1.

 Preciso de algumas dicas ou do esquema elétrico dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2019 às 08:49, MoacirJP disse:

O Esquema está na area de downloads.

Estes modelos da NHS não carregam a bateria quando desligados.

Os nobreak NHS de mesmo modelo podem ter placas diferentes; na serigrafia da placa tem um retângulo aonde tem a versão da placa...qual a versão deste teu?

versão  161285-02/2013

Tenho tensão chegando na base e no emissor do transistor Q9 mas não tenho tensão saindo de emissor, tenho tensão no coletor do TIP41C mas não tenho nada de tensão na base nem no emissor.

Editado: por edilson righes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2019 às 08:49, MoacirJP disse:

O Esquema está na area de downloads.

Estes modelos da NHS não carregam a bateria quando desligados.

Os nobreak NHS de mesmo modelo podem ter placas diferentes; na serigrafia da placa tem um retângulo aonde tem a versão da placa...qual a versão deste teu?

Sou novato!! não tenho acessos aos downloads ainda.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edilson righes Todos já fomos novatos aqui um dia. Colaborando com os colegas nos tópicos você vai conseguir muitos joinhas para poder utilizar aqui no fórum. Não esqueça de agradecer também com joinhas aos que te ajudarem nos teus futuros tópicos.

Para te ajudar vou te dar um joinha para que possa baixar o esquema que precisa. Estás demonstrando interesse, isso já é um ótimo começo!

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eliasgirardi disse:

@edilson righes Todos já fomos novatos aqui um dia. Colaborando com os colegas nos tópicos você vai conseguir muitos joinhas para poder utilizar aqui no fórum. Não esqueça de agradecer também com joinhas aos que te ajudarem nos teus futuros tópicos.

Para te ajudar vou te dar um joinha para que possa baixar o esquema que precisa. Estás demonstrando interesse, isso já é um ótimo começo!

Obrigado!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q9=BC807 que é um PNP

R50/R51=1R smd 0805

veja Z5=15V zener

Veja Q1, ao apertar o botão de ligar tem que polarizar.....

Num teste pode circuitar coletor e emissor do Q9....fazendo isso, veja se aparece tensão no regulador 7805

Aparecendo tensão, veja o LM324,  pois o C26 está ligado nos pinos de entrada (pinos 2, 6 e 13) e também no coletor do Q6.

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, MoacirJP disse:

Q9=BC807 que é um PNP

R50/R51=1R smd 0805

veja Z5=15V zener

Veja Q1, ao apertar o botão de ligar tem que polarizar.....

Num teste pode circuitar coletor e emissor do Q9....fazendo isso, veja se aparece tensão no regulador 7805

Aparecendo tensão, veja o LM324,  pois o C26 está ligado nos pinos de entrada (pinos 2, 6 e 13) e também no coletor do Q6.

 

 

Troquei o Q6 pois estava em curto, troquei o LM324, testei o zener Z5 está ok,testei Q9 ok, testei R50/51 ok, vou colocar o diagrama do circuito com as tensões que verifiquei, quando aperto o botão power a tensão da base de Q9 cai para 6,2.Apresentação1.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, MoacirJP disse:

Q9=BC807 que é um PNP

R50/R51=1R smd 0805

veja Z5=15V zener

Veja Q1, ao apertar o botão de ligar tem que polarizar.....

Num teste pode circuitar coletor e emissor do Q9....fazendo isso, veja se aparece tensão no regulador 7805

Aparecendo tensão, veja o LM324,  pois o C26 está ligado nos pinos de entrada (pinos 2, 6 e 13) e também no coletor do Q6.

 

 

Fiz um curto entre coletor e emissor do Q9 e a tensão no emissor que antes era de 35v caiu para 2,5v e a tensão que chega no regulador é de 1,7v .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

movi esse tópico para o fórum principal porque deixou de ser só um pedido de esquema e virou uma análise.

 

Olhando no esquema, R50 é um daqueles resistores de 1R ligados na linha de 24V que vem das baterias, e C26 fica na linha de 5V. Se o curto foi entre esses dois componentes, provavelmente queimou o processador. Meça os pinos dele na escala de diodos pra ver se algum está medindo curto em relação ao gnd.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2019 às 16:45, edilson righes disse:

se eu conectar as baterias todos os leds do painel ficam acesos, aí se eu apertar o power chega 12v no regulador e saí os 5v, mas se eu soltar o botão ele zera de novo, não fica ligado.😤😤 

Retirei  o processador continua com o mesmo sintoma, na rede a tensão no regulador quando aperto o botão power a tensão na entrada dele chega no máximo 6,2v e os leds do painel piscam juntos com intervalo de uns 2 segundos, se eu conectar as baterias os leds ficam acesos aí a tensão no regulador quando aperto o power chega os 12v e saí os 5v.

8 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

movi esse tópico para o fórum principal porque deixou de ser só um pedido de esquema e virou uma análise.

 

Olhando no esquema, R50 é um daqueles resistores de 1R ligados na linha de 24V que vem das baterias, e C26 fica na linha de 5V. Se o curto foi entre esses dois componentes, provavelmente queimou o processador. Meça os pinos dele na escala de diodos pra ver se algum está medindo curto em relação ao gnd.

Retirei  o processador continua com o mesmo sintoma, na rede a tensão no regulador quando aperto o botão power a tensão na entrada dele chega no máximo 6,2v e os leds do painel piscam juntos com intervalo de uns 2 segundos, se eu conectar as baterias os leds ficam acesos aí a tensão no regulador quando aperto o power chega os 12v e saí os 5v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não abra novos tópicos para o mesmo equipamento.. é contra as regras.

 

Nesses NHS pequenos, ligar ele na rede sem bateria, além de não ser recomendado, não serve pra nada em termos de diagnóstico, porque eles não são feitos pra serem ligados sem bateria (os modelos online são exceção).

 

Esse defeito de ligar sozinho é um dos mais chatos de resolver, porque pode ter várias causas: Fuga nos transistores responsáveis pela alimentação , na chave tact, na própria placa, e (comum em locais com muita umidade no ar), no conector onde é ligado o painel.

 

Mas, se os 5V estão aparecendo normalmente, sugiro pôr de volta o processador e testar. Se ao apertar o botão ele receber alimentação e o sinal do botão pressionado e não acionar o bip nem piscar os leds, provavelmente o processador já era. Mais raramente, pode ser o cristal oscilador (ele é bastante sensível a umidade e choque mecânico).

 

Se o processador estiver queimado mesmo, a NHS não vende ele separado (os modelos que não são smd é possível comprar), só a placa inteira. Faz tempo que não compro placa deles, mas me parece que essa placa é relativamente barata.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...