Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo g51-35 / BMWQ3/BMWQ4 NM-A401 REV:1.0/ Não Carrega a bateria

Avalie este tópico:


DoubleGuy

Posts em destaque

Ola pessoal, preciso da ajuda de voceis para tentar solucionar esse caso por favor.

 

Esse notebook chegou aqui com defeito de nao carregar a bateria. 

Ele esta ligando e entrando no sistema. Mas nao carrega a bateria, conectada a energia e carregando mostrando no tray do windows 10.

Eu nao tenho outra bateria pra fazer um teste, mas creio que ela esta boa, aferindo ela esta dando 13,9v. Esta em 5% no sistema, estava em 10% quando chegou aqui, mas foi caindo devido ao uso comigo. 

Quando eu plugo na fonte do notebook, o led laranja pisca, mas pelo que eu conheço de notebook lenovo, isso indica que a carga da bateria esta baixa. Quando eu plugo na fonte assimetrica, nao tem consumo de corrente. Quer dizer que o setor de carga da bateria nao esta passando a voltagem pra carregar a bateria. 

Analisando o circuito de carga eu suspeito de alguns mosfets que comutam a voltagem da fonte pra carregar a bateria. 

Mas como eu nao encontro a referencia desses mosfets, nao encontro outro para trocar. (eu nao tenho certeza se sao eles que estao com problema, estou chutando, por isso preciso da ajuda de voceis)

Fiz o pedido do esquema da placa mae e do mosfet aqui no forum, mas nao foi possivel localizar. 

Aqui tem uma foto do mosfet em questao :

 

Testes feitos:

Troca da fonte

Regravação da bios

Placa ligada sozinha com a bateria com fonte assimetrica

Ressolda do super i/o 

Troca do jack de energia

 

Por favor se alguem puder me dar um norte de algo que possa fazer, fico muito agradecido!

 

 

 

Editado: por DoubleGuy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, CJ disse:

Geralmente, quando mostra no tray "Conectada, carregando", ou "Conectada, mas sem carregar", o defeito é a própria bateria, mas mede as tensões no conector da bateria com ela e o carregador e sem ela e o carregador.

Desculpa @CJ  Eu corrigi o topico, esta "conectada carregando"

Mas nao esta carregando nada, ate esta diminuindo a carga foi pra 4%

Vou aferir as tensoes e te falo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gilson Macedo disse:

A tensão para alimentar a bateria e recarregá-la está presente, resta saber se é o sio quem irá reconhecer a bateria, ou se é o pch ou o pwm. Outro detalhe: já deu um reset apertando o power e segurando por uns 20 segundos sem a bateria de lítio? 

Entao Gilson, eu acho que sem o esquema da placa é complicado saber isso ne? 

Sim eu ja fiz um reset de energia na placa. Inclusive eu fechei um jumper que tem na placa "jcmos1" mas continua igual.

Eu nao sei se essa placa tem um super i/o com uma rom, nao tenho outro pra trocar. A unica coisa que fiz foi resoldar ele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, FDONATO disse:

Amigo, qual o modelo do pwm de charger? pra gente procurar o datasheet pra entender melhor o que está acontecendo.

tem que verificar o pino CHGEN# no pwm, se ele não estiver ativado a bateria não carrega.

Entao amigo, é um BQ24780. Eu ja experimentei trocar ele, eu coloquei um BQ24780S, eu pesquisei aqui no forum e vi que é compativel. Mas continuou com o mesmo sintoma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, FDONATO disse:

a bateria fora da placa tem tensão? já tentou carrega-la com a fonte de bancada, fora da placa?

Sim tem tensão, ta dando 13,5v fora da placa. Nao consigo carregar a bateria pq na fonte assimetrica nao indica consumo de corrente quando eu pinço os pinos positivo e negativo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, DoubleGuy disse:

Sim tem tensão, ta dando 13,5v fora da placa. Nao consigo carregar a bateria pq na fonte assimetrica nao indica consumo de corrente quando eu pinço os pinos positivo e negativo. 

o ideal seria você testar com outra bateria, ou em outro note testar essa bateria, mas diante dos relatos é muito provável que essa bateria esteja ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DoubleGuy disse:

@Gilson Macedo  pode ser o mosfet que comuta a fonte de energia com a bateria que esta com defeito?

Voce pode me ajudar a testar se estao ok?

 

Qual o sio dessa placa? É preciso saber se está havendo o reconhecimento correto da tensão da bateria. O comutador estará bem perto do conector e terá as tensões tanto da bateria quanto do carregador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gilson Macedo disse:

Qual o sio dessa placa? É preciso saber se está havendo o reconhecimento correto da tensão da bateria. O comutador estará bem perto do conector e terá as tensões tanto da bateria quanto do carregador. 

O super io é um ITE IT8586E

O mosfet mais proximo do conector da bateria  tem as tensoes da bateria de um lado e do outro tem a tensão da fonte de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DoubleGuy, muito bom dia, pelo que você relata nos posts anteriores e com base nos testes que você realizou tudo me leva a pensar que o seu problema é a bateria mesmo. Mas, mesmo assim não é possível afirmar com 100% de certeza sem que você faça o teste com outra bateria. Porém existem maneiras de testar a bateria sem que realizar procedimentos físicos acho que seria válido vc usar uma ferramenta do próprio Windows para ajudar nos seus testes. No link abaixo tem uma rápido tutorial de como usar a ferramenta powercfg -energy para realizar um teste na bateria. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Espero que isso ajude.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, robertoromeu disse:

@DoubleGuy, muito bom dia, pelo que você relata nos posts anteriores e com base nos testes que você realizou tudo me leva a pensar que o seu problema é a bateria mesmo. Mas, mesmo assim não é possível afirmar com 100% de certeza sem que você faça o teste com outra bateria. Porém existem maneiras de testar a bateria sem que realizar procedimentos físicos acho que seria válido vc usar uma ferramenta do próprio Windows para ajudar nos seus testes. No link abaixo tem uma rápido tutorial de como usar a ferramenta powercfg -energy para realizar um teste na bateria. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Espero que isso ajude.

Obrigado amigo pela ajuda.

de acordo com o resultado ficou assim 

 

Bateria:Informações de bateria

ID da bateria
BAT20101001LENOVOLCFC
Fabricante
LENOVO
Número de série
BAT20101001
Química
Li P
Longo prazo
1
Lacrada
0
Capacidade do projeto
28520
Último recarregamento total
28270

 

Pelo teste indica que a bateria esta boa nao é?

Pq ultimo carregamento total ficou muito perto do projeto inicial.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, robertoromeu disse:

@DoubleGuy, muito bom dia, pelo que você relata nos posts anteriores e com base nos testes que você realizou tudo me leva a pensar que o seu problema é a bateria mesmo. Mas, mesmo assim não é possível afirmar com 100% de certeza sem que você faça o teste com outra bateria. Porém existem maneiras de testar a bateria sem que realizar procedimentos físicos acho que seria válido vc usar uma ferramenta do próprio Windows para ajudar nos seus testes. No link abaixo tem uma rápido tutorial de como usar a ferramenta powercfg -energy para realizar um teste na bateria. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Espero que isso ajude.

Amigo, pelo teste vc acha que a bateria pode estar com defeito?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, robertoromeu disse:

@DoubleGuy, eu esperava que o valor da última recarga fosse bem menor tipo uns 30% do valor total. Pelo teste não é possível afirmar que a mesma está com defeito.

 

 

Eu to sem saber o que fazer. Pelo jeito se eu comprar uma bateria nova pra fazer um teste eu acho que vou gastar dinheiro a toa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu nao tentei, quer dizer nao consegui fazer é atualizar a bios, pq eu ja consegui recuperar varios notebooks para carregar novamente a bateria depois que atualizo a bios. Mas nesse caso, no site da lenovo tem a atualização mais nova, so que ele nao permite a atualizar a bios com a bateria com carga baixa. 

Tem algum macete que da pra forçar a atualizar a bios com a carga baixa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...