Jump to content
prcalemao

em análise Acer E1-571 - Q5WVH LA-7912P - não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Bom dia amigos, não comecei meu dia muito bem.... esse notebook veio simplesmente para troca da tela, no momento que recebi do cliente liguei o equipamento e era somente tela quebrada pq metade da tela dava pra ver o Windows, como era coisa simples resolvi efetuar a troca da tela e liberar par ao cliente, retirei a tela e conectei a tela nova e antes de fechar a tampa da tela liguei pra ver se estava tudo ok, mas pra minha surpresa o notebook ligou o consumo foi pra 1.10A não deu imagem e desligou, liguei novamente e deu a mesma coisa, fiquei surpreso pensando no que errei, e a única coisa que pode ter sido é que esqueci de retirar a bateria antes de efetuar a troca (apesar de não ter dado nenhuma faisca ou coisa do tipo no momento da troca) ... desmontei o equipamento eu tenho os 3 e 5V, regravei as 2 bios com arquivos que baixei do forum, mas ficou a mesma coisa.. eu ligo ele o consumo vai para 1A o cooler gira e depois de uns 10 segundos desliga, um fato interessante é que depois que ele desliga se eu ligar novamente sem retirar o cabo da fonte acende os leds de power mas sem consumo... estou extremamente chateado mas acontece né, peço ajuda dos amigos pra achar esse problema

Amigo é uma coisa que acontece mesmo mas sempre tira a bateria para testar.

Inicialmente veja se todas bobinas sobem tensão amigo. 

boa tarde, possivelmente possa ter dado problema na parte de alimentação do processador, tenho dua opiniões para vc , primeiramente eu trocaria o super I/O. caso nao der certo verifica as tensoes das 2 bobinas proximo do processador se elas estao gerando voltagem de 1,2 v. caso nao troca os mosfet em volta dele .

• Like 1

25 minutos atrás, Well7487 disse:

Amigo é uma coisa que acontece mesmo mas sempre tira a bateria para testar.

Inicialmente veja se todas bobinas sobem tensão amigo. 

é amigo eu sempre tiro bateria, mas desta vez passou desapercebido, mas tenso tensão em todas as bobinas menos na PL22

10 minutos atrás, bellicof disse:

boa tarde, possivelmente possa ter dado problema na parte de alimentação do processador, tenho dua opiniões para vc , primeiramente eu trocaria o super I/O. caso nao der certo verifica as tensoes das 2 bobinas proximo do processador se elas estao gerando voltagem de 1,2 v. caso nao troca os mosfet em volta dele .

boa tarde, tenho tensões  nas 2 PLs proximo do processador somente na PL22 que não

Boa tarde.
Problemas parecidos ao seu, também requer atenção na bios. Tenta atualizar ela.

verifca os mosfet que alimenta eu acho que a pl22 sao os "'mosfet pq40" e ''pq24'' se eu nao tiver errado sao eles que alimenta essa bobina ...caso continua troca o v-core i95816 eu acho que estou sem esquema eletrico aqui ....

11 minutos atrás, bentogil disse:

Boa tarde.
Problemas parecidos ao seu, também requer atenção na bios. Tenta atualizar ela.

eu já atualizei a bios, vou tentar  novamente com outro arquivo... sabe me dizer se o SIO dessa placa é regravavel?

6 minutos atrás, prcalemao disse:

eu já atualizei a bios, vou tentar  novamente com outro arquivo... sabe me dizer se o SIO dessa placa é regravavel?

Tenta atualizar com outro arquivo...
Não sei te dizer se o SIO dela é regravável, mas já ví pessoas falando que já regravaram esse SIO.

vc tem todas essa tensoes. se tiver faltando aonde ta escrito aqui ki ta o lance agente vai conseguir resolver.

julio.jpg

@bellicof isso mesmo ta tudo igual, somente na PL22 que esta zerado, qdo ligo aparece tudo e em segundos desliga

OBS: @Well7487  @bentogil @bellicof voltei os arquivos original da bios, pq como regravei elas e não resolvei voltei a original

7 minutos atrás, prcalemao disse:

@bellicof isso mesmo ta tudo igual, somente na PL22 que esta zerado, qdo ligo aparece tudo e em segundos desliga

OBS: @Well7487  @bentogil @bellicof voltei os arquivos original da bios, pq como regravei elas e não resolvei voltei a original

verifica a tensão dos mosfets em volta dela, segue a linha que tá sem tensão...

Qualquer coisa troca os mosfets em volta dela, como o amigo @bellicof disse.

• Like 1

antes de vc troca troca os mosfet faz um teste, faz jumper entre a bobina 1,5 v com a bobina que nao tem tensao. e verificar se da imagem.

Tens que ficar atento essa placa tem duas BIOS e mais a gravação do sio 

Também fique atento a versão da placa e qual chipset dela 

Já teve casos com essa placa que tive que regravar muitas vezes 

Veja se o arquivo baixado bate com o backup pelo leitor de hexa decimal amigo 

• Like 1

Posted (edited)

@bellicof com esse jumper tem o risco de queimar algo sera?

@Well7487 vou fazer a comparação, em tamanho sei que é igual, posso utilizar leitor hexa online?.... o chipset é um SLJ8C, essa placa é uma Q5WVH LA-7912P rev. 1.0

fiz o download desse arquivo e parece que ele é da rev.2.0

Edited by prcalemao

@bellicof @Well7487 @bentogil  Amigos boa tarde, eu já regravei as 2 bios, com 5 arquivos diferente.. e um dos arquivos eu fiz backup de um outro funcionando e o sintoma é o mesmo... ao apertar power ele liga cooler gira... o consumo fica entre 1.10A depois cai para 0,80 e depois desliga, e se apertar power sem tirar o cabo da fonte só acende os leds mas não liga e não tem consumo mas fica com os led acesos, só volta a girar os cooler se retirar o cabo da fonte e apertar power novamente.... a unica coisa que não regravei foi o SIO pq não tenho gravador, e a PL 22 é a unica que não aparece tensão no momento que liga

@prcalemao faz assim amigo 

Ela tem um consumo de quem estaria dando vídeo inicialmente 

Veja todas as bobinas uma a uma 

Veja quando o consumo está em 1,1A até ele ficar 0,8A se alguma some quando a corrente cai 

amigo.

PU13 no pino 1 tem q sair 0.4

é a voltagem do fxcore q vai pra bobina pl22

Confere ai... isso é tensoes com ela ligada.image.pngr zerado n vai ligar e n dar imagem

Posted (edited)

Amigo, nestas placas vale todos os testes, então pode não ser o seu caso, mas peguei uma placa destas onde fiz o famoso Jumper nos PQ agora não lembro qual é o nome no esquema (acredito ser PQ9 PQ10) , mas os que ficam próximos a o conector da bateria. Estas placas possuem um sistema incrível de proteção, qualquer transistor irregular, por mais que não cause maiores danos é entendido como grave e ela não da start, acusando problemas atípicos em outras regiões. 

Inverso a estas fotos que postaste, veja próximo ao conector de bateria, vê se passa os 19 volts no primeiro e ultimo transistor, quando eu fazia o Jumper no 1 ligava de boa, ai pensei agora só trocar este transistor, afinal ele é o problema, pois a placa ficava toda normal, mas para minha surpresa era o 2 da fila  que estava irregular, em muitos casos apenas com multímetro se detecta se ele não arma e desarma normalmente, muitas vezes acusa curto.

Como eu disse, pode não ser o seu caso, mas vale a pena testar estes transistor com calma, eles são boa parte dos problemas nas placas deste modelo.

Edited by evandrocarlosv
  • Like 1

@evandrocarlosv essas placas tem um sistema de proteção bem chato mesmo, mas no caso dele ele disse que tem 3v e 5v então significa que ele tem os 19v circulando pela placa amigo

Esta placa está com o sintoma clássico, embora neste caso não teria relação com a troca da tela, tem que verificar os mosfets comutadores de 3.3vs e 5vs e o circuito de acionamento deles, geralmente o mosfet duplo 7200 utilizado para acionar ou pq21 ou pq22 da pau.

Em 07/08/2019 às 17:26, Well7487 disse:

@prcalemao faz assim amigo 

Ela tem um consumo de quem estaria dando vídeo inicialmente 

Veja todas as bobinas uma a uma 

Veja quando o consumo está em 1,1A até ele ficar 0,8A se alguma some quando a corrente cai 

Nenhuma bobina tem alteração durante esta queda de 1.10 para 0.8A, só a PL22 que não aprece nada...

Em 08/08/2019 às 11:35, DEULER disse:

amigo.

PU13 no pino 1 tem q sair 0.4

é a voltagem do fxcore q vai pra bobina pl22

as outras voltagens estão ok somente pino 1 fica zerado

@evandrocarlosv esta placa é bem chata mesmo no sentido de proteção, mas creio que o meu problema não seja nessa linha, pq tenho todas as tensões presentes no momento do start, a unica bobina que fica zerada é a PL 22, lembro que já resolvi problemas dessa placa com regravação de Bios, mas essa já gravei uns 5 arquivos diferentes e troquei o CI tb

19 horas atrás, Neo disse:

Esta placa está com o sintoma clássico, embora neste caso não teria relação com a troca da tela, tem que verificar os mosfets comutadores de 3.3vs e 5vs e o circuito de acionamento deles, geralmente o mosfet duplo 7200 utilizado para acionar ou pq21 ou pq22 da pau.

nesta placa tenho somente o PQ21 neste caso eu tenho somente 3.3v no pino 2 o pino fica zerado mesmo qdo liga

Perdão, eu quis dizer para checar o circuito de acionamento dos mosfets u21 e u22, os mosfets duplos 7200 que costumam apresentar defeito são os q19 e o q25 não é raro também que os próprios u21 e u22 apresentem defeito.