Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer E1-571 - Q5WVH LA-7912P - não liga

Avalie este tópico:


prcalemao

Posts em destaque

Bom dia amigos, não comecei meu dia muito bem.... esse notebook veio simplesmente para troca da tela, no momento que recebi do cliente liguei o equipamento e era somente tela quebrada pq metade da tela dava pra ver o Windows, como era coisa simples resolvi efetuar a troca da tela e liberar par ao cliente, retirei a tela e conectei a tela nova e antes de fechar a tampa da tela liguei pra ver se estava tudo ok, mas pra minha surpresa o notebook ligou o consumo foi pra 1.10A não deu imagem e desligou, liguei novamente e deu a mesma coisa, fiquei surpreso pensando no que errei, e a única coisa que pode ter sido é que esqueci de retirar a bateria antes de efetuar a troca (apesar de não ter dado nenhuma faisca ou coisa do tipo no momento da troca) ... desmontei o equipamento eu tenho os 3 e 5V, regravei as 2 bios com arquivos que baixei do forum, mas ficou a mesma coisa.. eu ligo ele o consumo vai para 1A o cooler gira e depois de uns 10 segundos desliga, um fato interessante é que depois que ele desliga se eu ligar novamente sem retirar o cabo da fonte acende os leds de power mas sem consumo... estou extremamente chateado mas acontece né, peço ajuda dos amigos pra achar esse problema

Editado: por prcalemao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde, possivelmente possa ter dado problema na parte de alimentação do processador, tenho dua opiniões para vc , primeiramente eu trocaria o super I/O. caso nao der certo verifica as tensoes das 2 bobinas proximo do processador se elas estao gerando voltagem de 1,2 v. caso nao troca os mosfet em volta dele .

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Well7487 disse:

Amigo é uma coisa que acontece mesmo mas sempre tira a bateria para testar.

Inicialmente veja se todas bobinas sobem tensão amigo. 

é amigo eu sempre tiro bateria, mas desta vez passou desapercebido, mas tenso tensão em todas as bobinas menos na PL22

 

10 minutos atrás, bellicof disse:

boa tarde, possivelmente possa ter dado problema na parte de alimentação do processador, tenho dua opiniões para vc , primeiramente eu trocaria o super I/O. caso nao der certo verifica as tensoes das 2 bobinas proximo do processador se elas estao gerando voltagem de 1,2 v. caso nao troca os mosfet em volta dele .

boa tarde, tenho tensões  nas 2 PLs proximo do processador somente na PL22 que não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, prcalemao disse:

@bellicof isso mesmo ta tudo igual, somente na PL22 que esta zerado, qdo ligo aparece tudo e em segundos desliga

 

OBS: @Well7487  @bentogil @bellicof voltei os arquivos original da bios, pq como regravei elas e não resolvei voltei a original

verifica a tensão dos mosfets em volta dela, segue a linha que tá sem tensão...

Qualquer coisa troca os mosfets em volta dela, como o amigo @bellicof disse.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tens que ficar atento essa placa tem duas BIOS e mais a gravação do sio 

Também fique atento a versão da placa e qual chipset dela 

Já teve casos com essa placa que tive que regravar muitas vezes 

Veja se o arquivo baixado bate com o backup pelo leitor de hexa decimal amigo 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bellicof com esse jumper tem o risco de queimar algo sera?

 

@Well7487 vou fazer a comparação, em tamanho sei que é igual, posso utilizar leitor hexa online?.... o chipset é um SLJ8C, essa placa é uma Q5WVH LA-7912P rev. 1.0

fiz o download desse arquivo e parece que ele é da rev.2.0

 

Editado: por prcalemao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bellicof @Well7487 @bentogil  Amigos boa tarde, eu já regravei as 2 bios, com 5 arquivos diferente.. e um dos arquivos eu fiz backup de um outro funcionando e o sintoma é o mesmo... ao apertar power ele liga cooler gira... o consumo fica entre 1.10A depois cai para 0,80 e depois desliga, e se apertar power sem tirar o cabo da fonte só acende os leds mas não liga e não tem consumo mas fica com os led acesos, só volta a girar os cooler se retirar o cabo da fonte e apertar power novamente.... a unica coisa que não regravei foi o SIO pq não tenho gravador, e a PL 22 é a unica que não aparece tensão no momento que liga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, nestas placas vale todos os testes, então pode não ser o seu caso, mas peguei uma placa destas onde fiz o famoso Jumper nos PQ agora não lembro qual é o nome no esquema (acredito ser PQ9 PQ10) , mas os que ficam próximos a o conector da bateria. Estas placas possuem um sistema incrível de proteção, qualquer transistor irregular, por mais que não cause maiores danos é entendido como grave e ela não da start, acusando problemas atípicos em outras regiões. 

 

Inverso a estas fotos que postaste, veja próximo ao conector de bateria, vê se passa os 19 volts no primeiro e ultimo transistor, quando eu fazia o Jumper no 1 ligava de boa, ai pensei agora só trocar este transistor, afinal ele é o problema, pois a placa ficava toda normal, mas para minha surpresa era o 2 da fila  que estava irregular, em muitos casos apenas com multímetro se detecta se ele não arma e desarma normalmente, muitas vezes acusa curto.

 

Como eu disse, pode não ser o seu caso, mas vale a pena testar estes transistor com calma, eles são boa parte dos problemas nas placas deste modelo.

Editado: por evandrocarlosv
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/08/2019 às 17:26, Well7487 disse:

@prcalemao faz assim amigo 

Ela tem um consumo de quem estaria dando vídeo inicialmente 

Veja todas as bobinas uma a uma 

Veja quando o consumo está em 1,1A até ele ficar 0,8A se alguma some quando a corrente cai 

Nenhuma bobina tem alteração durante esta queda de 1.10 para 0.8A, só a PL22 que não aprece nada...

 

Em 08/08/2019 às 11:35, DEULER disse:

amigo.

PU13 no pino 1 tem q sair 0.4

 

é a voltagem do fxcore q vai pra bobina pl22

 

as outras voltagens estão ok somente pino 1 fica zerado

 

@evandrocarlosv esta placa é bem chata mesmo no sentido de proteção, mas creio que o meu problema não seja nessa linha, pq tenho todas as tensões presentes no momento do start, a unica bobina que fica zerada é a PL 22, lembro que já resolvi problemas dessa placa com regravação de Bios, mas essa já gravei uns 5 arquivos diferentes e troquei o CI tb

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Neo disse:

Esta placa está com o sintoma clássico, embora neste caso não teria relação com a troca da tela, tem que verificar os mosfets comutadores de 3.3vs e 5vs e o circuito de acionamento deles, geralmente o mosfet duplo 7200 utilizado para acionar ou pq21 ou pq22 da pau.

nesta placa tenho somente o PQ21 neste caso eu tenho somente 3.3v no pino 2 o pino fica zerado mesmo qdo liga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...