Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 15-3521 - LA-9104P - nao liga

Avalie este tópico:


prcalemao

Posts em destaque

boa tarde galera, chegou este notebook, sem ligar, ele tem tensão de 3.3 no bt, mas aos pressionar sem sinal de vida, não acende led nenhum, não tem as tensões de 3 e 5 valw, efetuei a troca do PWM PU200 mas mesmo assim não apareceu as tensões, não regravei as bios pq não tenho tensão em nenhuma delas, gostaria da ajuda dos amigos para analisar esta placa e descobrir pq não esta aparecendo as tensões primarias

 

link do esquema:

 

Editado: por prcalemao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@prcalemao olá ! veja se tem 3.3v de  tensão no KBC, nos pinos 9 ou 22 ou ... VCC.  Se tiver veja se zera a tensão de 3.3v no pino 100 (EC_RSMRST#)  apos acionar o botão power. Antes disso veja se sua placa tem o integrado em questão UE 1 (super I/O   KB9012). 

Tá joia!

image.png,image.png 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá! Verifique os outros pinos VCC  33,90,111,125. Pode ser que o esquema não tenha 100% de correspondência com o que vemos na placa. Porque se você tem 3.3v no bt (botão power), é porque você tem a tensão primaria dos reguladores de tensão do PU200, que irá alimentar o seu Super IO, pelo menos a de 3.3v esta presente ao que parece. Isso implica também dizer que você tem B++

Senão tem que  verificar o pq100 e veja se tem tensão (vin) passando do dreno para o source e veja tambem no pq101 se há chaveamento.

Depois veja os pinos do ci de charger 22, 2 e 13 (ISL88731CHRTZ) e meça as tensões.

tá joia!

 

 

 

 

 

image.png

image.png

Editado: por SystSoftPcCelTv
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2019 às 19:30, SystSoftPcCelTv disse:

olá! Verifique os outros pinos VCC  33,90,111,125. Pode ser que o esquema não tenha 100% de correspondência com o que vemos na placa. Porque se você tem 3.3v no bt (botão power), é porque você tem a tensão primaria dos reguladores de tensão do PU200, que irá alimentar o seu Super IO, pelo menos a de 3.3v esta presente ao que parece. Isso implica também dizer que você tem B++

Senão tem que  verificar o pq100 e veja se tem tensão (vin) passando do dreno para o source e veja tambem no pq101 se há chaveamento.

Depois veja os pinos do ci de charger 22, 2 e 13 (ISL88731CHRTZ) e meça as tensões.

tá joia!

 

 

 

 

 

image.png

image.png

não tenho tensão nos pinos 33,99,111 etc... o PQ100 e PQ101 estão oki e chaveando com tensão normal o ci de charger 22= 19v, 2= 3.3v e 13=3v

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, FDONATO disse:

@prcalemao Amigo, qual a resistência de pl200, e pl201 em relação ao terra...

na escala de 200Ohms esta dando infinito

 

13 minutos atrás, Fabricio Lago disse:

Geralmente neste modelo é um capacitor cerâmico que fica perto dos botoes do mouse.
Observe nas fontes de 3v e 5v tem 5 capacitores maiores, pode ser um dos 5 onde geralmente tem 2 juntos.

qual desses na foto amigo?

 

1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@prcalemaoolá! Legal você ter pego todas as tensões dele, isso ajuda bastante.! Então:  O seu PU200 está gerando as tensões de VREG de 3.3v e 5v. Estas tensões são geradas pelos reguladores de tensões internos do PU200, logo ele está alimentado e habilitado. No entanto as fontes de alta potencia dele não está funcionado, embora as ENTRIPS , o TONSEL e ESKIPSEL estejam ok. Se não há curto nas PLs, o próximo passo é verificar se esse C.I. está gerando PWM nos gates dos mosfets. Mas antes veja se o B++ está chegando no mosfet de alta no pq202 e no pq203.

O que me intriga é que o +3VLP (tensão regulada)  não está chegando no super io, como você verificou antes. No entando parace que o seu super io está funcionando, pois o sinal VCOUT0_PH parte dele para o PU200 para habilita-lo no pino 13.

O que  posso sugerir é verificar se ele foi bem soldado(PU200) , verificar se a resistência no gate dos mosfets estão altas. e se o PWM está presente.

tá joia!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, SystSoftPcCelTv disse:

@prcalemaoolá! Legal você ter pego todas as tensões dele, isso ajuda bastante.! Então:  O seu PU200 está gerando as tensões de VREG de 3.3v e 5v. Estas tensões são geradas pelos reguladores de tensões internos do PU200, logo ele está alimentado e habilitado. No entanto as fontes de alta potencia dele não está funcionado, embora as ENTRIPS , o TONSEL e ESKIPSEL estejam ok. Se não há curto nas PLs, o próximo passo é verificar se esse C.I. está gerando PWM nos gates dos mosfets. Mas antes veja se o B++ está chegando no mosfet de alta no pq202 e no pq203.

O que me intriga é que o +3VLP (tensão regulada)  não está chegando no super io, como você verificou antes. No entando parace que o seu super io está funcionando, pois o sinal VCOUT0_PH parte dele para o PU200 para habilita-lo no pino 13.

O que  posso sugerir é verificar se ele foi bem soldado(PU200) , verificar se a resistência no gate dos mosfets estão altas. e se o PWM está presente.

tá joia!

Acho que amigo está certo no que falou. Você deve concentrar sua atenção no PU200 pois essas fontes tem que está presentes para a placa poder ligar. Veja se encontra os jumpers PJP202 e PJP203, abra-os e veja se essas fontes aparecem. Se não, tudo indica um defeito nesse PU200.

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo.-, ja que tem as tensoes dos reguladores.......verifique as tensoes no Mosfet de alta msm....e se tem pwm nos gates dos mosfets......pq vc tem alimentacao....habilitação ....tensoes vreg........as Entrips parecem estar habilitadas........eu abriria o jumper das tensoes de alta dd 3 e 5v, pra ver se as tensoes aparecem.........ou injetaria tensao nas linhas pra ver o comportamento....

Editado: por paulopozatto
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/08/2019 às 20:00, SystSoftPcCelTv disse:

@prcalemaoolá! Legal você ter pego todas as tensões dele, isso ajuda bastante.! Então:  O seu PU200 está gerando as tensões de VREG de 3.3v e 5v. Estas tensões são geradas pelos reguladores de tensões internos do PU200, logo ele está alimentado e habilitado. No entanto as fontes de alta potencia dele não está funcionado, embora as ENTRIPS , o TONSEL e ESKIPSEL estejam ok. Se não há curto nas PLs, o próximo passo é verificar se esse C.I. está gerando PWM nos gates dos mosfets. Mas antes veja se o B++ está chegando no mosfet de alta no pq202 e no pq203.

O que me intriga é que o +3VLP (tensão regulada)  não está chegando no super io, como você verificou antes. No entando parace que o seu super io está funcionando, pois o sinal VCOUT0_PH parte dele para o PU200 para habilita-lo no pino 13.

O que  posso sugerir é verificar se ele foi bem soldado(PU200) , verificar se a resistência no gate dos mosfets estão altas. e se o PWM está presente.

tá joia!

não encontrei curto em nenhuma das PLs próximas, nos mosfets de Alta PQ202 e PQ203 tenho tensão de 19V somente nos pinos 5 ao 8.

estas voltagens do PU200 são as mesmas antes de trocar ou seja no que estava antes provavelmente esta bom tambem... verifiquei as soldas estão todas boas.... agora a resistência do gate dos 2 mosfets de alta esta alta sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...