Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus - p5ld2-x-1333 - Liga normalmente mas não dá video

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boas pessoal,

este é o meu primeiro post e aproveito para dar um bem haja para o pessoal do forum!

 

Começo já no 1º post a pedir uma opinião técnica, porque eu sou um verdadeiro newbie :) e curioso mas apenas nas minhas coisas e este pc é apenas de reserva que gostaria de o ver a funcionar se não tiver que gastar muitos €€€ e agradeço antecipadamente a quem me puder ajudar.

 

Então é assim, o PC assim do nada, desktop Asus p5ld2 deixou de dar vídeo ! Funciona a ventoinha da placa gráfica o cooler do precessador, acende as luzes frontais e não se ouve bip nenhum. Tá no lixo ;)

 

Testes que eu fiz, não estão por ordem,

 

- Fonte de alimentação, alguns testes e inspecção visual ok, mas a tensão da voltagem sai apenas 11,85v não sei se é normal. As outras tensões estão normais 5..v e 3..v.

- O pin A15 do PCi tem 0,00v.

- Nenhum componente aquece nada, processador, chip7, super I/O, mosfet´s, capacitores etc...

- No pin 1 na memoria RAM tem apenas 0,40v.

- O que reparei foi que junto ao processador tem 2 mosfet´s em que o Dreno e  Source na escala de continuidade dá sinal de curto, resistência 000 em ambas pluralidades !  Ouvi em um video no youtube que existe uns mosfet que são de "baixa" (acho que é assim que se diz) que é normal dar sinal de curto..!??

- Testei os restantes resistores, capacitores parece tudo ok. Fiz um reflow nos chip7 e nada.

- Fiz um limpeza geral com água e sabão neutro enxuguei bem, ainda coloquei no forno por 4/5 mts :) e apenas montei no outro dia, ficando a motherboard o dia todo ao sol.

 - Limpei inicialmente as memorias Ram e testei outras.

- Fiz reset da bios, não a reprogramei porque não encontro o meu programador que utilizava nas Eprom´s das centralinas auto, mas penso que o assunto é mais grave.

 

Obrigado e cumprimentos

 

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Bexiga olá! Pra você analisar o Vcore veja o seguinte. O mosfet de alta tem o dreno dele ligado ao 12v do conector P4 (no p4 você pode ver se tem curto na linha de 12v). Essa tensão de 12v é chaveada pelo de alta até o dreno do de Baixa. O source do de alta está ligado ao dreno do de baixa e o source deste está ligado ao terra. No ponto de ligação entre os dois é que sai o Vcore , que é filtrada, passando pelo indutor e capacitor na sequencia. O que saí da linha de ligação entre o dois, após filtro vaí ao processador. Essa linha apresenta uma resistência baixa em função do processador, mas estando muito próximo ao zero Ohm é possível o processador estar queimado. 

Então tem resistência alta:

Os gates dos mosfets em relação ao terra.

No dreno do de alta.

Tirando o processador a resistência tem que subir na linha do Vcore .

No mosfet entre dreno e source se pode testar o diodo. Conduz de um lado para o outro, ponta vermelha no S e preta do D, mas trocando as pontas não conduz. Se conduzir tem que testar fora da placa. Como o gate é isolado não tem ligação com o D e S, não deve conduzir (Porta isolada funciona através de efeito de campo - ao se medir a resistencia geralmente é bem alta em Mega Ohm). Essa resistência cai um pouco quando ligado ao circuito PWM.

tá joia!

 

 

image.png

Editado: por SystSoftPcCelTv
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas. Vou seguir as instruções, sem o processador...  Mas esqueceu-me dizer que os dois mosfet junto ao processador tem curto no terra (-) com o GATE, e curto do dreno com o source é 000v em ambos os 3 D, S e G..

Não tenho o diagrama da motherboard, se alguém tiver será bem vindo!

 

SystSoftPcCelTv, Obrigado por me acompanhar! Vou dando noticias... Abraço.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Pedro Bexiga disse:

Boas. Vou seguir as instruções, sem o processador...  Mas esqueceu-me dizer que os dois mosfet junto ao processador tem curto no terra (-) com o GATE, e curto do dreno com o source é 000v em ambos os 3 D, S e G..

Não tenho o diagrama da motherboard, se alguém tiver será bem vindo!

 

SystSoftPcCelTv, Obrigado por me acompanhar! Vou dando noticias... Abraço.

 

@Pedro Bexiga ao fazer essas medições o amigo não deixar o processador no socket da placa mãe. Fazer a aferição de resistencia com o processador fora da placa mãe ok.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, boa tarde. Veja o que eu faço para medir os mosfets dos geradores voltagens (Vcore, vram, vchipset). Pode ser no circuito mesmo. Coloque multímetro escala de diodo. Ponta vermelha no terra placa. Ponta preta, coloque no gate de cada transistor. Você vai ter medir o tradicional de uma junção. Ela vai variar de acordo com o circuito e também do seu multímetro. No meu aqui, SEMPRE dá valor em torno de 0,600 à 0,350 v. O que você não pode medir, são valores muito baixos , abaixo de 0,100 já quer dizer que existe alguma coisa errada. Ou transistor em curto, ou sinal de driver dele ruim , ou ambos (as vezes transistor queima e detona também o circuito de driver do pwm). Por exemplo, no gerador da cpu existem vários estágios iguais, gerar corrente. Então meça os gates e veja que a maioria vai dar um valor mais alto, usa de referencia medindo o restante. Isso serve também para os geradores menores (memória, chip set). Só que estes costumam usar um estagio só, com dois transistores , o de alta e de baixa. E para localizar esse circuitos pwm , é só procurar placa os indutores toroide (quadradinho cinza), que é por onde passa chaveamento voltagens. Isso vale para todas placas ok. Boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas pessoal!

Com o processador montado, coloco o multímetro escala de diodo, ponta vermelha no terra placa. Ponta preta, coloquei no gate e no source de cada transistor (nos 3 mosfet´s duvidosos) e dá curto resistência ooo! O gate é o único que dá resistência ~450.. E com a placa ligada nenhum deles tem Voltagem em ambas as fases!  Uma boa dica, sem o processador os mosfet´s já não dão curto e com resistência de 850. Será o processador em curto no lixo? Agora também reparei que as voltagens da fonte alteraram claramente, antes os fios que tinham 11,85v agora tem 14,3 !!?? O que tinha 5,3v agora tem 6,5v e o que tinha 3,3v está com 4,2v !! Isto é normal, será que a fonte também está com problema ? O que devo fazer trocar o processador, já analisei com um microscópio os contactos da base onde assenta o processador e estão todas uniformes. Poderá ser curto por baixo da base do cpu ?

Obrigado pelas dicas!

Abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é importante ter peças para teste em casos assim, como processador, memória e fonte...qualquer destes ítens seu que estiverem defeituosos e vc não possuir outro para contraprova, irá te atrapalhar a um resultado satisfatório...

 outra coisa é que vc diz ter feito reflow no chipset, além de colocá-la no forno, o que não é o ideal, pois vc pode passar a ter 2 problemas ao invés de 1 inicialmente pois faltaram outros testes iniciais a serem efetuados até partir para este...

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Bexiga olá! A fonte tem proteção e desliga/desarma quando passa de um valor de tolerância. Ela pode oscilar +- 5% /10% conforme abaixo. Faça as contas aí e meça de novo.

Especifique pra gente quais estão em curto segundo sua analise - de alta ou de baixa - lembre-se o de baixa tem o source no terra - vai dar curto mesmo. 

Tire uma foto da região e edite colocando uma letra sobre o que é de alta e o que é de baixa (se for possível)

.Qual a resistência na bobina que vai para o processador, com e sem processador?

image.png

Editado: por SystSoftPcCelTv
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Pedro Bexiga disse:

Boas pessoal!

Com o processador montado, coloco o multímetro escala de diodo, ponta vermelha no terra placa. Ponta preta, coloquei no gate e no source de cada transistor (nos 3 mosfet´s duvidosos) e dá curto resistência ooo! O gate é o único que dá resistência ~450.. E com a placa ligada nenhum deles tem Voltagem em ambas as fases!  Uma boa dica, sem o processador os mosfet´s já não dão curto e com resistência de 850. Será o processador em curto no lixo? Agora também reparei que as voltagens da fonte alteraram claramente, antes os fios que tinham 11,85v agora tem 14,3 !!?? O que tinha 5,3v agora tem 6,5v e o que tinha 3,3v está com 4,2v !! Isto é normal, será que a fonte também está com problema ? O que devo fazer trocar o processador, já analisei com um microscópio os contactos da base onde assenta o processador e estão todas uniformes. Poderá ser curto por baixo da base do cpu ?

Obrigado pelas dicas!

Abraço

 

 

Pedro, se sem o processador, o curto desaparece ....e os gates dão esse valores altos, então com certeza seu processador, está em curto. Outra coisa esqueci comentar, é que existem capacitores smd em paralelo com os transistores, e aqui no litoral, com a maresia, eles também entram em curto, tem medir pra ver.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@boards Após todas as dicas e testes também estou inclinado para o processador, ainda por mais detectei recentemente que a base de plástico (à volta do cpu) está ligeiramente empenada/dilatada, que o qual poderá originar mau contacto por a mesma não deixar assentar devidamente o cpu e originar um curto. Também já tive a ver um processador  por 10€ +/- 35 Reais.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...