Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Erro do windows ao dar boot na Gigabyte H110M-H DDr4

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou ha 3 dias tentando resolver um problema que parece simples mas ta me dando dor de cabeça. Cliente trouxe pra mim com tela azul 'System Thread Exception' no Windows 10. Tentei algumas correções de inicialização, configurações na BIOS  sem sucesso. Windows esta em um SSD e tem um HDD de dados. Copiei os arquivos do SSD, desconectei o HDD e fui formatar. Prefiro em UEFI nessa configuração de hardware. Desconectei o HDD, pen em UEFI. O problema é que essa tela azul não para de acontecer. Pra estar pedindo ajuda nesse caso, é pq ja tentei muita coisa. O boot, mesmo pelo DVD, me da essa tela azul de erro. Ja tentei 3 versões de BIOS diferentes, tentei formatar HD em outra maquina, tentei todas as configurações na BIOS possíveis. Tentei boot com MSDart, WIN Pe, e nada. Por USB, sempre tenho essa tela. Fiz DVd's de todas as compilações e nenhum deu certo. O problema é que tinha um DVD do windows 10 aqui antigo, de 2015, compilação 1609 acho, e a instalação começa, porem la no fim, da o erro de não reconhecimento de licença. Tentei resolver isso tbm sem sucesso. Com o DVD do windows 7, a instalação vai até o final mas não encontra o Disco, pelo motivo que essa placa realmente precisa de uma instalação atípica, com uma ferramenta disponibilizada no site da gigabyte, para inserir os driver de AHCI quando for instalar o Windows 7. Fiz isso, mas a ferramenta copias apenas para o pendrive, e com o pendrive não consigo o boot de jeito nenhum, ou tenho tela azul, ou a maquina reinicia.  Fiz uma imagem desse windows 7 para por em um DVD mas o arquivo tem 7GB e não tenhem DVD acima de 4 no momento, mas sinceramente não sei se esse é o problema. O cliente até prefere o W7, mas o problema é intrigante. Essa placa tem muitos recursos. Pelo que vi permite até hotspots. Um detalhe é que o buzzer estava ligado errado, chegou a derreter. Estava justamente no led de dados. Percebi quando analisei visualmente a placa. O buzzer derreteu um pouco, mas pelo o que o cliente relatou, esta ha 1 ano com ela sem tirar do lugar, por ser uma maquina nova, ou seja, esse problema aconteceu ha um bom tempo acredito e acho realmente que não ha relação, por tds os sintomas apresentados. Algum amigo com experiência nessa placa DDr4 que ao meu ver tem mts mais recursos que mesma DDr3?

Editado: por Rods
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Bom dia, no seu relato não vi você dizer se trocou memória, e processador diferente...

 

Veja se consegue abrir o prompt de comando, quando iniciar a instalação do Windows, ai você pode tentar aplicar a imagem do Windows pelo dism...

mude o diretório para onde está a imagem .wim do windows.

ex: cd D:\sources\

Considerando que o dvd do windows esteja montado no disco D:\

...

 

dism /Apply-Image /ImageFile:install.wim /Index:1 /ApplyDir:C:\

 

depois tem construir o setor de boot

 

bcdboot c:\windows /s c: /f UEFI

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Rods disse:

@FDONATO obrigado, a tela azul ocorre no começo. A única instalação que vai até o fim é a aquele antiga, vou tentar por ai.

Verifica primeiro os periféricos da placa, testa memória, processador, fonte.. 

 

9 minutos atrás, Rods disse:

O comando dism deve ser executado dentro da d:\sources\ certo?

não necessariamente, você pode também,  no argumento /ImageFile: informar o caminho da imagem, ela sempre vai está dentro da pasta sources do dvd de instalação do Windows, basta você identificar o disco em que ele está montado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods só colocar install.esd no lugar de install.wim 

Outro ponto a ser observado é o argumento /applydir: ele deve apontar onde será instalado o Windows. 

 

Sugiro criar previamente no diskpart a participação para o Windows.

Não se esqueça de converter o disk para GPT caso seja UEFI. 

Se for instalar o windows 7, tem que ser convertido para Basic, logo a BIOS deve está em legacy.

 

diskpart

select disk (veja com "list disk" o número no qual o HD foi detectado pelo diskpart) ex: 0

clean

create partition primary

active

format quick fs=ntfs label=OS

assign letter=C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Amigo, cometi um equivoco... a imagem install.esd tem que ser convertida para .wim, antes de ser aplicada... mas isso deve ser feito em um dispositivo read-write, visto que o dvd é somente leitura. o ideal é fazer um pendrive bootavel.

Para converter a imagem é simples, primeiro passo é qual a index da versão do windows contida na imagem install.esd, que você quer instalar

dism /get-wiminfo /wimfile:install.esd

vai aparecer algo como na imagem abaixo, depois só converter a imagem com o comando abaixo, escolhe a imagem com o numero da index preferida.

dism /export-image /sourceImagesile:install.esd /sourceindex:1 /destinationimagefile:install.wim /compress:max /checkIntegrity”

dism.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FDONATO Entendi, e obrigado pela sua atenção. O problema maior em tudo é que eu não consigo boot com nenhum pendrive na maquina Ja tentei varias versões em UEFI, em legacy, enfim, o único boot que chegou ate o final foi esse DVD com o Windows 10 antigo e o Windows 7, porem no 7 não encontro HD. Pensei, em tentar adicionar o driver quando a instalação da ausencia de disco e pede um driver, mas pelo que pesquisei a gigabytfe só disponibiliza uma ferramenta que incorpora os drivers em uma instalação por por pendrive apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Você pode usar uma outra máquina para converter o arquivos, e pode coloca-lo em um pendrive posteriormente, não precisa bootar a máquina em questão pelo pendrive, pode pluga-lo na máquina e bootar pelo dvd que funciona, e depois aplicar a imagem que colocou no pendrive, visto que ele vai ser reconhecido pelo dvd de boot do windows, como uma unidade normal, ai quando for aplicar, basta apenas mudar o diretório onde está a imagem no argumento /imagefile:

 

digamos que o pendrive seja reconhecido como unidade F:\ e você tenha colocado a image install.wim, na raiz dele

 o comando ficaria assim:

dism /Apply-Image /ImageFile:F:\install.wim /Index:1 /ApplyDir:C:\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi @FDONATO estou entendendo, respirando pesquisando e analisando, rs. Ja vi vc relatar que usa bastante o DISM para instalar sistemas operacionais. Se eu pegar o SSD, colocar em outra maquina, bootar por um pendrive que ja tem a install.win em vez da install.esd e voltar esse SSD na maquina e construir o setor de boot nela, sera que da certo? Esta certo esse meu raciocínio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 05/08/2019 às 13:03, Rods disse:

Entendi @FDONATO estou entendendo, respirando pesquisando e analisando, rs. Ja vi vc relatar que usa bastante o DISM para instalar sistemas operacionais. Se eu pegar o SSD, colocar em outra maquina, bootar por um pendrive que ja tem a install.win em vez da install.esd e voltar esse SSD na maquina e construir o setor de boot nela, sera que da certo? Esta certo esse meu raciocínio?

Sei que o tópico aqui já está marcado como devolvido... Mas apenas para deixar como referência em próximas pesquisas...

 

Sim, funciona! Podes formatar em outro micro, e só prestar atenção para desligar a máquina e retirar o hd ou ssd depois que a instalação terminar a cópia dos arquivos do windows, ou na primeira reinicialização não deixar a máquina iniciar pelo hd ou ssd. Porque isso fará com que a instalação configure os dispositivos (drivers) da máquina que estamos usando apenas para aplicar a imagem do windows, e quando voltarmos com o hd para a máquina original dele, pode ocorrer tela azul.

 

Outra coisa que quero deixar claro aqui, é que: o utilitário dism também consegue aplicar normalmente uma imagem install.esd não sendo necessário fazer a conversão para install.wim...

 

Em poucos dias estarei fazendo um tutorial desse tipo de instalação e aplicação de imagem,  e deixarei aqui fixado no fórum na área de Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...