Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Testar TYN

Avalie este tópico:


_GD_

Posts em destaque

Olá eu possuo diversas fontes que tem problemas no TNY. Também volta e meia chega alguma para reparo com os mesmos explodidos ou apresentando mal funcionamento (desligamentos ou liga com testador e não liga no computador) no qual se resolve trocando o CI.
Porém muitas vezes ao comprar o TNY vem estragado também.

Me surgiu uma ideia de criar um testador para ele. Pelo menos para ver se funciona sem precisar colocar na fonte. Algo para teste rápido...
Porém como não sou projetista e tenho pouca experiência com fonte gostaria da ajuda dos colegas para tentar bolar algo. De repente dá pra fazer algo mais simples. Achei um projeto de uma fonte simples projetada com um TNY, talvez de pra fazer algo mais simplificado com um socket para CI, no qual encaixaria para o testes...

@zazulak Tu que é fera em fontes, consegue dar uma mão?

impulz4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma opção seria pegar uma fonte que use ele, e cortar fora só a parte da fonte stand-by, mais o retificador e filtro de entrada, e colocar alguma carga (tipo uma lampada automotiva de 5w) na saída. Se for fazer uma placa nova, dá pra colocar os soquetes para testar os TNY26x e 27x, porque a unica diferença entre eles é a pinagem.

 

Casualmente, estou com dificuldade para conseguir um TNY268 que funcione... comprei dois, nas unicas duas lojas que tem ele aqui em Porto Alegre (Tubolândia e System), e nenhum dos dois funciona. Vou ter que enjambrar um TNY280 no lugar 😞

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, zazulak disse:

Uma opção seria pegar uma fonte que use ele, e cortar fora só a parte da fonte stand-by, mais o retificador e filtro de entrada, e colocar alguma carga (tipo uma lampada automotiva de 5w) na saída. Se for fazer uma placa nova, dá pra colocar os soquetes para testar os TNY26x e 27x, porque a unica diferença entre eles é a pinagem.

 

Casualmente, estou com dificuldade para conseguir um TNY268 que funcione... comprei dois, nas unicas duas lojas que tem ele aqui em Porto Alegre (Tubolândia e System), e nenhum dos dois funciona. Vou ter que enjambrar um TNY280 no lugar 😞


Eu só uso o TNY280.. E sempre compro nessas lojas ai tbm. A Ciatron está em falta. Mas vou tentar encomendar um pacote com varios de outro lugar, ai vem mais barato.
Tu tem eletronica aqui em Poa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/08/2019 às 15:41, _GD_ disse:


Eu só uso o TNY280.. E sempre compro nessas lojas ai tbm. A Ciatron está em falta. Mas vou tentar encomendar um pacote com varios de outro lugar, ai vem mais barato.
Tu tem eletronica aqui em Poa?

Trabalho em casa, e algumas coisas conserto no local mesmo. 

 

No fim comprei um tny267 na Radional (5 pilas, e o 280 estava em falta) e funcionou. Era pra substituir um mip287 num projetor Panasonic.

 

Em alguns casos eu adapto um ka1m0565 no lugar.. ele é mais potente que os tny, mas precisa de um resistor de partida, e opera numa frequência menor. 

 

A idéia desse testador portátil é boa.. assim dá pra testar antes de comprar (as vezes faço isso com fets.. levo uma bateria e uma lâmpada de farol). Se achar tempo vou calcular um transformador para usar com alimentação de 12v.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show... se tiver ideias, compartilhe aqui hehe.

Pensei que tu tinha um local que trabalhava. Eu tenho muitas fontes Seasonic retangular. Essas fontes sempre apresentam um problema. Ou não liga o pc ou dá algum problema (tela azul, reinicia, desliga ou trava no boot). Porém no testador de fonte funciona normal.
Percebi que se o local de uso tiver com uma rede elétrica meia boca, essa fonte apresenta problemas.
Já tentei trocar capacitores, trocar chips... até agora não descobri o que ocasiona esse defeito. Pensei em abrir um topico, porém estou no momento sem tempo de tentar arrumar uma. Tu já viu algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...