Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Dá para substituir por fita kapton?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal, encontrei esse vídeo e fiquei com dúvida. Dá para usar fita kapton no lugar da pasta térmica? Um ferro de solda de 30 wats serve? pode usar fluxo de solda líquido no clean no lugar do gel?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por soldado678
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá @soldado678 A pasta térmica funciona como um isolante entre os dois metais , entre o ferro quente e o cobre. Ao mesmo tempo ela transfere o calor para o cobre de forma mais homogênea. Se não tiver isso o cobre começa sofre uma reação química criando uma película carbonizada em torno dele diminuindo a transferência térmica (zinabre). Não quer dizer que essa oxidação não vai acontecer, ainda mais diante de um catalizador como a alta temperatura. Isso vai acontecer com o cobre tornando a substituição do cobre uma necessidade constante. A fita kapton será menos eficiente que a pasta para a transferência térmica e não vai suportar a temperatura  excessiva, e isso acontece também com a pasta que acaba ressecando. O artificio funciona, mas rapidamente exige a troca, pois perde eficiência se comparado com o ferro de solda comercial que recebe um banho metálico na ponta para proteção e aumento da resistência.

tá joia!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@soldado678 , 2 considerações.     A primeira é que o uso da pasta ou gel nessa adaptação não acredito ser necessária, se fizer bem justo, deve funcionar da mesma maneira.     A segunda é que temos essa mesma ferramenta disponibilizada pelo @Hélio aqui no fórum há muito tempo, o único problema é q na migração as imagens foram perdidas, porém, ficou o vídeo.    Já solicitei ao administrador tentar recuperar as fotos.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@soldado678 Do meu ponto de vista, e de muitos outros técnicos, da pra ver pela quantidade de j-  que tem no vídeo, a ideia é absurdamente ruim.

Pasta térmica é absolutamente desnecessária nesse contexto, fazer ponteiras específicas para vários encapsulamentos tudo bem, mas encher de pasta térmica é coisa de gente sem noção, o primeiro problema é que ela não é feita para ser usada nesse tipo de temperatura, e vapor de pasta térmica com certeza não deve fazer bem a saúde, o segundo "problema" é que ela é feita para propiciar bom contato térmico entre superfícies e o que ela faz é preencher microporosidades entre as superfícies, entre não ter contato e ter contato através um de um condutor ruim, melhor o condutor ruim sem dúvida, no entanto nesta situação parece que a intenção é compensar as enormes áreas sem contato geradas pelo formato cilíndrico dos fios com muito mais de 1mm de área, e neste caso a pasta térmica acaba não tendo qualquer serventia.

Uma maneira muito mais eficaz e inteligente de criar ponteiras como estas, seria achatar os fios de cobre em caso de utilização de fios cilíndricos (pois existem fios de cobre achatados para a venda

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
)  

para que quando enrolados na superfície do ferro de solda tenham bom contato com ele e também entre si.

Pré estanhar pelo menos a área do fio que será a nova ponta do ferro, que entrará em contato com os componentes a serem removidos também é uma boa ideia...
 

Mas sinceramente acho mais fácil colocar o fluxo e usar o ar quente.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutes ago, soldado678 said:

Valeu @SystSoftPcCelTv então isso é meio inviável mesmo né, a solda de baixa fusão tá 60 bolsonaros aqui na minha cidade, vi esse vídeo e deu vontade de fazer mas vou desistir.

Image só você criar um tipo de ponta para cada formato de componente, será uma variedade de pontas que teremos na bancada haja visto o grande numero de formato de encapsulamentos de componentes que tem montado em uma placa. É uma boa opção para placas antigas ou montadas em material barato que não suporte calor de estação de retrabalho, para evitar bolhas. Mas o que vale sempre é criarmos uma experiencia e um conhecimento que precise nossa diagnostico/intervenção sobre a placa agindo com certeza e exatidão, sem gastarmos o nosso tempo com o desnecessário .

tá joia!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@soldado678 estanho de baixa fusão ja resolve o problema sem necessitar desse tipo de aparato, em sites da china esse estanho é mais em conta. Alem disso o tempo que a pessoa leva pra montar tudo isso é o tempo que leva pra pegar uma estação de retrabalho e retirar uns 30 componentes da placa. Na pratica e dia a dia de uma bancada nao compensa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o pessoal costuma chamar de "zinabre" é um dos estados de oxidação do cobre: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...