Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise No break NHS / Compact Plus III EXT / placa COMPXT (AC_1R3) / Não carrega as baterias

Avalie este tópico:


labtes

Posts em destaque

Estou com este No break na bancada e está com este problema, troquei as duas baterias por duas novas e verifiquei que o no break não está carregando-as.

Não tenho experiência com manutenção de No Break por isso conto com a ajuda e boa vontade dos amigos do fórum.

Os testes que fiz são os que mencionei, troquei as baterias, somente isso. apesar disso ele tem tensão da saída, consigo ligar aparelhos nele porém se a energia falta ele começa a apitar sem parar até desligar.

Desconectando as baterias eu meço cerca de 9V a 13V nos cabos onde imagino deveria ter mais de 24 pois este No break tem duas baterias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

esquema específico dessa placa ainda não temos na area de arquivos, mas o carregador dos NHS mini e compact plus mais novos geralmente é baseado num transistor funcionando como fonte de corrente constante.

 

Segue um print do circuito carregador do COMPXT(AC_0):

2019-08-06-203214_785x309_scrot.png

 

Compare com o circuito do que você tem aí, se tem um TIP127 ou outro transistor PNP. Se tiver, é ele o responsável pelo carregador.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

esquema específico dessa placa ainda não temos na area de arquivos, mas o carregador dos NHS mini e compact plus mais novos geralmente é baseado num transistor funcionando como fonte de corrente constante.

 

Segue um print do circuito carregador do COMPXT(AC_0):

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Compare com o circuito do que você tem aí, se tem um TIP127 ou outro transistor PNP. Se tiver, é ele o responsável pelo carregador.

parecido com este tem apenas um L7805ACV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

esquema específico dessa placa ainda não temos na area de arquivos, mas o carregador dos NHS mini e compact plus mais novos geralmente é baseado num transistor funcionando como fonte de corrente constante.

 

Segue um print do circuito carregador do COMPXT(AC_0):

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Compare com o circuito do que você tem aí, se tem um TIP127 ou outro transistor PNP. Se tiver, é ele o responsável pelo carregador.

Encontrei um TIP41C transistor NPN provavelmente seja este o componente ao qual vc se refere

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, labtes disse:

Encontrei um TIP41C transistor NPN provavelmente seja este o componente ao qual vc se refere

Não.. geralmente quando tem um transistor NPN no dissipador, geralmente ele é usado como regulador de 24 para 12V. 

 

Poste uma foto mostrando todos os componentes que tem no dissipador. Talvez esse nobreak que você tem aí seja uma das versões com carregador chaveado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, zazulak disse:

Taí o danado.. confira o resistor em série com o emissor dele, e o transistor que manda corrente para a base dele.

 

No emissor deve ter uma tensão positiva maior que a tensão das baterias (pelo menos uns 33 volts).

no emissor dele tem 38V

na base chega 20V

coletor 21V

resistor em série com o emissor OK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 07/08/2019 às 14:39, zazulak disse:

Pela medida, ele está aberto.. com o carregador acionado, a tensão na base não em relação ao emissor não poderia ser maior que cerca de 1V.

 

Zazulak não sei se posso pedir aqui nesse tópico mas tenho o mesmo problema. Nas baterias tenho no máximo 25v. Verifiquei Q8, R39, troquei Q13 TIP127 e não sobe.

R74 0R47 estava torrado e troquei. Tenho 29,5v no emissor. VBE no tip127 tenho 1,2v.

Estou pensando em diminuir valor de R39. oque tu acha?

Pra mim esse transistor não está polarizando, está em corte ainda.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...