Jump to content
Roberto275803

resolvido Dell Inspiron 15 5570 // LA-F115P CAL50/DAL10 // Não reconhece fonte, não carrega a bateria.

Rate this topic

Recommended Posts

Colegas,

Mais uma dica preciosa.

Este dell chegou aqui com as seguintes queixas, veio de outra assistência.

1 - Não reconhecia a fonte, carregador - foram testadas várias fontes e a mensagem na tela era carregador desconhecido.

2 - Não carregava a bateria como consequência,  logico de não reconhecer o carregador.

3 - Não ligava com a bateria conectada, tinha que desconectar a bateria e somente com a fonte ligava normal.Não dava para saber se com a bateria ele ligava porque as 2 baterias estavam descarregadas.

4 - O cliente tinha comprado uma bateria nova por recomendação da assistência anterior.

Procedimento para reparo.

1 - Minha primeira preocupação era saber porque ele não identificava a fonte. Esta placa não tem esquema então me basei neste aqui:

Pelo esquema procurei o conector da fonte porque sabemos que a Dell usa 3 pinos na fonte a saber: terra, +B e ID , pino central,  que identifica a fonte.

Verificando na pagina 36 do esquema o conector PJPDC1 da fonte e seguindo o sinal do pino 3 PSID deveria de 3,3 v  e assim conduzir a informação da fonte até o SIO.

Estava 0 v indicando algum problema na linha PSID, então seguindo a linha para identificar o primeiro componente, com auxilio do multímetro na escala que apita continuidade e cheguei até a bobina PL2 e em seguida PD4 que estava em curto derrubando o 3,3 v desta linha, por isto não identificava a fonte. Estou anexando uma foto da posição dele porque não bate com o esquema.

Depois de substituir ele a placa voltou a funcionar 100% , reconhecendo o carregador e carregando a bateria.

Se a dica ajudou manda j+ .

IMG_6269.jpg

Edited by GBS_Info
  • Like 9

(WARNING !!!) This topic has more replies. Sign in or sign up to view them.

• Similar Content

• By Marcelo Aguiar
      a um ano e meio atrás eu instalei um ssd de 120GB e um caddy nesse notebook e agora ele apresenta certa lentidão, a bateria dele esta viciada, já formatei, removi a bateria e o o Caddy, instalei todos os drives, e já ate coloquei um ssd novo para ver se era ele o causador, mas infelizmente essa maquina continua lenta, ela e um i5 da 7 geração, com 8GB de ram e placa de video dedicada, já estou pensando que pode ser algum capacitor causando esse problema, ja verifiquei a configuração do sistema e nada também, alguma dica?
    • By Motta Álvaro
      Sem consumo na fonte assimétrica, mesmo injetando 19v e sem nada esquentando. Estava bem oxidada, ja fiz a limpeza.
      Nao tenho tensoes em nenhuma bobina, nem tensao no botao power. Alg ajuda?
    • By johnnymaia
      Boa tarde colegas! Já algum tempo que venho quebrando a cabeça com essa note!
      Resumindo, o notebook funciona normalmente na bateria, mas quando conecto o carregador ele trava!

Teclado foi substituido por um novo porque o antigo estava com problema
      Ja troquei a fonte
      ja testei sem teclado
      ja regravei a bios
      ja limpei a ME da bios
      ja testei sem a bateria
      Ja testei com varios sistemas e nada
      Estou desconfiado que tem algo a ver com o comutador, mas não acho esse esquema e nem boardview da placa, essa placa não tem serigrafia. Alguem poderia me dar uma ajuda?

• By godoy.br
      Boa tarde galera,
      Peguei um APC Solis 1.0 que inicia a placa, mas não tem saída de rede online ou offline.
      4 Baterias de 12v7ah ligadas em 2 grupos em serie.
      Cada bateria chegou com 13v, em série 27v. Ainda não fiz teste de carga/descarga.
      Led vermelho REDE e Led amarelo de BATERIA acesos. Coolers e relés(barulho) operando.
      Sem as baterias conectadas consta uma variação de 27~29 volts no barramento 24v. (circuito de carga)
      Ponto 12v no setor "FONTE DE ALIMENTAÇÃO" da placa consta 9.78v.
      Esses 9.7v constam no pino 1 do TL780 (U9) do mesmo setor da placa. Pino 3 consta 4.9v.
      L7812CV (U8) constam 9.7 nos pinos 1 e 3.

Se alguém tiver luzes aí... 
      desde já agradeço...

• By Niemeyerd
      Tv totalmente inoperante. Cliente relatou descarga elétrica.
      Capacitor 4,7uf ok, se carrega através de D808 e D815 antes do relé, mas não tinha 3,3volts nesta fonte standby.
      Realmente parece que foi descarga pois R801 e 825 carbonizados 2r7.
      Feito a troca, trocado também FSQ510 detectado curto no pino feedback, ampla revisão na fonte e problema resolvido.
      Troquei também o capacitor dobrador de 4,7uf/450v pois normalmente apresenta defeito.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...