Jump to content
eliasgirardi

 notícia Nave viaja impulsionada pela luz e comprova princípio das velas solares

Rate this topic

Recommended Posts

010130190802-sucesso-vela-solar.jpg

Esta foto foi tirada pela câmera da LightSail 2 após a abertura de sua vela solar. [Imagem: The Planetary Society]

 

Velas solares

 

Está finalmente comprovado: As velas solares funcionam e podem ser usadas por naves espaciais para velejar pelos céus usando unicamente a luz das estrelas como combustível.

 

O veleiro solar LightSail 2, um nanossatélite lançado pela Sociedade Planetária há pouco mais de um mês, navegou e elevou sua órbita usando apenas a luz do Sol para impulsionar sua vela brilhante de 32 metros quadrados.

 

Em apenas quatro dias após o início da fase científica da missão, a LightSail 2 elevou sua órbita em 1,7 km.

 

"Para a Sociedade Planetária este momento tem sido esperado há décadas" disse Bill Nye, presidente da entidade sem fins lucrativos. "Carl Sagan falou sobre a vela solar quando eu era seu aluno em 1977. Mas a ideia remonta pelo menos a 1607, quando Johannes Kepler notou que as caudas dos cometas devem ser criadas pela energia do Sol. A missão LightSail 2 representa uma virada de jogo para os voos espaciais e um avanço para a exploração espacial."

 

Embora a agência espacial japonesa tenha lançado uma nave com uma vela solar em 2010, a Ikaros, a LightSail 2 foi a primeira espaçonave a conseguir usar a vela solar para propulsão no espaço e comprovar o princípio de forma inequívoca.

 

A nave continua funcional e deverá continuar navegando e elevando sua órbita por cerca de um mês. Após a fase de elevação de órbita a pequena nave começará a deorbitar, eventualmente reentrando na atmosfera em aproximadamente um ano.

 

Propulsor eletrizante

 

As velas solares são impulsionadas pelos fótons. À medida que os fótons refletem sobre a superfície espelhada da vela, eles fornecem uma pequena quantidade de energia que empurra a vela para a frente, como o vento em uma vela eólica tradicional no mar.

 

O momento de cada fóton é minúsculo, mas ele se soma ao longo do tempo, fazendo com que a nave acelere continuamente.

 

E o princípio não precisa restringir a navegação à proximidade das estrelas. O projeto Starshot pretende fazer a primeira viagem interestelar, até Alfa Centauro, disparando feixes de laser sobre as velas solares de pequenas naves, fazendo-as acelerar até um décimo da velocidade da luz.

 

A Sociedade Planetária construiu e lançou a LightSail 2 graças a uma campanha de fundos coletivos que arrecadou US$7 milhões, com doações de 50.000 pessoas de mais de 100 países.

 

"O LightSail 2 prova o poder do apoio público," disse Jennifer Vaughn, membro da entidade. "Este momento pode marcar uma mudança de paradigma que abre a exploração espacial para mais participantes. Eu me admiro de que 50.000 pessoas se uniram para fazer uma vela solar. Imagine se esse número se tornasse 500.000 ou 5 milhões. É um conceito eletrizante."

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=lightsail-2-navega-impulsionada-pela-luz-comprova-velas-solares&id=010130190802#.XUsJ2tJKjIU

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Onde eu estava que não vi essa noticia em nenhum outro lugar? kk

 

o ser humano é fogo... acabaram de comprovar que dá pra fazer com luzes solares, e já querem adaptar um laser no negócio. kkkk

  • Nice 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

E imagina só a velocidade que a nave pode chegar. Ainda é pouco comparado às distâncias a percorrer, mas 10% da velocidade da luz é 30 mil quilômetros por segundo!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...