Jump to content
Vinícius Pedro

 notícia Novo SSD Samsung vai trazer 100 camadas e promete ser 10% mais rápido

Rate this topic

Recommended Posts

Uma nova tecnologia será utilizada nos SSDs Samsung. A gigante sul-coreana deu início à fabricação de novos módulos de 256 Gb para SSDs que chegam a até 100 camadas empilhadas, formando uma estrutura vertical de chips para armazenamento de dados. Isso significa maior capacidade de armazenamento em uma área física menor no interior do drive.

Segundo a fabricante, a novidade vai levar também a uma maior eficiência energética, além de tempos de leitura e escrita mais baixos. Os novos módulos de 100 camadas fazem parte da sexta geração da tecnologia V-NAND da Samsung, e podem aparecer também em produtos de outras marcas.

A Samsung afirma que os novos módulos para SSDs alcançam uma performance até 10% superior em relação à geração anterior, formada por unidades que empilham 90 camadas. Em termos de eficiência energética – a quantidade de energia que é necessária para acessar os dados –, a queda de consumo é de até 15%. A marca também fala em capacidade até 40% maior por conta do empilhamento de mais camadas.

Cada novo módulo de sexta geração deve alcançar velocidades de 450 microssegundos para gravação de dados em seu interior e de 45 microssegundos para leitura. Vale lembrar que, ao mencionar esses números, a Samsung está definindo as velocidades de um único chip de memória do SSD, e não do produto como um todo.

A primeira aplicação da nova tecnologia em produtos da Samsung também já está em fase de implementação. A fabricante anunciou que já fabrica um novo SSD de 256 GB que aplica a nova tecnologia de módulos de 100 camadas, mas não informou preços e disponibilidade do produto. Além da aplicação em SSDs para computadores, a mesma tecnologia pode ser aproveitada em celulares.

image.png

Fonte: TechTudo

  • Like 1
  • Nice 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Significa então mais espaço de armazenamento ou será que teremos melhor desempenho?

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, diokolling disse:

Significa então mais espaço de armazenamento ou será que teremos melhor desempenho?

Por enquanto só desempenho mesmo, tanto que tem um de 256gb já com a nova tecnologia em andamento, mas acredito que seja a porta de entrada para mais espaço também.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Diminuição do espaço físico, melhoria no desempenho e menor consumo energético. Muito bom. Viva a tecnologia.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...