Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Vostro 1320 Placa LA-4231P Não Liga.

Avalie este tópico:


Toninho1914

Posts em destaque

Olá. Estou com esse Dell que não está ligando. Tem os +3V ALW e os +5V ALW, mas quando chega nos mosfets U39 e U40, não transforma em  +3VS e +5VS. No mosfet U40 está chegando a tensão SUSP com 4,6 volts, fazendo o Q18 aterrar a tensão RUNON, que deveria polarizar o U40. Essa tensão SUSP sai do super IO. Gostaria de uma dica sobre porque o super IO está gerando essa tensão SUSP. Já troquei o Super IO, que é um KB926QF, mas não resolveu. 

Segue  o print de uma parte do esquema:

fff.png

Editado: por Toninho1914
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo , é exatamente isso que está acontecendo. Se eu desligo o gate do Q18, a  tensão B+_Bias que está chegando com 19 volts, passa pelo resistor de 330K  e gera o sinal RUNON que polariza o gate do U39 edo U40. Nesse momento gera as tensões 5VS e 3VS, mas quando eu ligo o gate do Q18, o sinal SUSP está fazendo o transistor Q18 saturar e mandando a zero o sinal RUNON. Creio que esse sinal SUSP não deveria estar presente em condições normais, e é isso que eu queria saber: Porquê o Super IO está gerando esse sinal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Toninho1914 

Acho que vc não entendeu o que o nosso amigo Gilson informou.

O sinal que sai do sio não é o SUSP.... o que sai do SIO é o sinal SUSP#. São sinais diferentes !

O responsável por controlar o sinal SUSP é o Q32 como bem disse nosso amigo.

Para a placa ligar, o sinal SUSP# tem que ir a nível lógico alto no momento do start, dessa forma (se tudo estiver ok) o sinal SUSP vai ser aterrado e deixará o Q18 em corte.

ata0.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GBS_Info , @Gilson Macedo , valeu pela explicação. Realmente eu não tinha entendido que o exemplo que o GilsonMacedo tinha dado acima se referia ao Q32 desse notebook específico. Pensei que ele tinha pegado um exemplo de uma placa qualquer pra me mostrar de maneira didática como a minha placa deveria estar funcionando. Vou dar uma olhada nesse circuito do q32 e ver o que eu descubro.

 

 Vou dar uma olhada nesse treinamento do Infosquad.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Toninho1914 disse:

A tensão que vai pra chave power é os 3,3VS. Enquanto não gerar eles não vai  adiantar pressionar a chave power. 

O sinal susp# (que vc informou ter 0,2v) vem antes do sinal +3vs.

É para manter o multímetro no gate do PQ32 e verificar se no momento em que pressiona o power, há alguma alteração nesse valor, mesmo que ele apareça e suma rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Toninho1914 disse:

@GBS_Info , A tensão que vai pra chave power é os 3,3VS. Enquanto não gerar eles não vai  adiantar pressionar a chave power. 

 

 

 @Gilson Macedo , Removendo o resistor as tensões 5VS e 3,3VS aparecem e o cooler dispara.

A remoção do resistor não pode ser a causa do cooler disparar, pois a única consequência da remoção é fazer com as tensões de +3v e +5v surjam. Como o cooler é alimentado com +5vs, então é normal que ele funcione. O que pode estar ocorrendo agora é que o arquivo de bios pode estar incorreto ocasionando o disparar do cooler. As vezes uma placa pode apresentar não apenas um defeito, mas dois defeitos. Eu regravaria a bios e depois veria como solucionar a questão do SUSP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o   @vado  mencionou as tensões +3V e +1.8V que teriam que surgir antes das tensões 3VS e 5VS.

 

 Não existe no esquema nenhuma tensão +3V, o que tem é a +3VALW  que vira +3VS.

Já a tensão de +1.8V existe no esquema. Ela sai do PU18 como +1.8VP, passa por um jumper e vira +1.8V. Pra essa tensão ser gerada, precisa de um pulso SYSON no pino 24 do PU18.  Nesse pino 24 está chegando apenas 0,1 volts e não está saindo essa tensão de +1.8VP.

 

No pé da página 36 tem escrito essa sequência:  SYSON -> SUSP# -> VGA_ON->VGA_PWGOD

 

Não seria o caso, como o @vado mencionou, de ter que gerar primeiro esse SYSON pra depois gerar o SUSP# ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Toninho1914 disse:

o   @vado  mencionou as tensões +3V e +1.8V que teriam que surgir antes das tensões 3VS e 5VS.

 

 Não existe no esquema nenhuma tensão +3V, o que tem é a +3VALW  que vira +3VS.

Já a tensão de +1.8V existe no esquema. Ela sai do PU18 como +1.8VP, passa por um jumper e vira +1.8V. Pra essa tensão ser gerada, precisa de um pulso SYSON no pino 24 do PU18.  Nesse pino 24 está chegando apenas 0,1 volts e não está saindo essa tensão de +1.8VP.

 

No pé da página 36 tem escrito essa sequência:  SYSON -> SUSP# -> VGA_ON->VGA_PWGOD

 

Não seria o caso, como o @vado mencionou, de ter que gerar primeiro esse SYSON pra depois gerar o SUSP# ?

boa... o syson vem antes de susp# e realmente não tem +3v no esquema, vc trocou a sio vc já trocou...

eu faria o que @Gilson Macedo disse, regravaria a bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Toninho1914 disse:

 Não existe no esquema nenhuma tensão +3V, o que tem é a +3VALW  que vira +3VS.

Essa tensão que o nosso amigo @Gilson Macedo informou (3v) é relacionada à remoção do resistor R340.

Sem o R340 o SUSP não é alimentado e Q18 fica em corte.... dessa forma vc tem os 3v que ele se refere, que na verdade são os +3vs (não tem como ser outro sinal, é só acompanhar o esquema).

O que ele disse é... que removendo este resistor, vc terá os 3v no source do U40.

As vezes na correria não colocamos o sinal como está descrito no esquema, porém neste caso, se acompanhar o esquema fica óbvio que se trata do +3VS.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...