Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Atualização - Adega Cadence placa fonte DQ04-008

Avalie este tópico:


Posts em destaque

O esquema apresentado anteriormente não é igual ao da minha placa. Acredito que tenham outras versões de layout.

 

A versão que estou aqui é a DQ04-008 - CW-(110-220)-R-V01 - GDRD121011-OBG 2012-10-11 VER1.4 94V-0. O diagrama está representando somente a parte de alta. Estou fazendo a parte de baixa....

Estou enviando o diagrama, que fiz aqui...peço para que dêem uma olhada... O trafo maior EC28-033mH-FB(12V) tem uma particularidade, que está no diagrama... Gostaria de saber se alguém tem um ai para verificar isso para mim (ver desenho). Ainda tenho dívidas quanto ao valor do resistor de polarização do MOSFET , RJ1. Um vendedor do ML disse ser de 5R 2W.

adega001.jpg

adega002.jpg

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

parabéns pela iniciativa de levantar o esquema da fonte da adega.. você está indo mais a fundo do que a maioria do pessoal aqui está disposto a ir...

 

Nas que pego por aqui (não só Cadence, mas outras que usam a mesma placa com AP8269), o RJ1 é de 0R18, e quando ele abre o R22 vai junto. Se trocar o fet e o RJ1 e não trocar o R22, acaba queimando tudo de novo.

 

Cuidado com a o FET que for colocar, especialmente se a adega é usada em rede 220: Tem que ser um FET para pelo menos 600V. Se for usada em 110, um IRF840 ou em último caso um IRF740 serve. Boa parte dos FETs de 600V disponíveis no mercado são falsos ou não suportam a corrente que dizem que suportam, por exemplo: Se pegar o datasheet do FQPF12N60, vai ver que ele suporta só 5,8A, enquanto dá a entender que suporta 12..

 

Sobre a medida de resistência do transformador, para ter certeza se ele está OK, só medindo com um indutímetro.. ele dá algumas centenas de uH.. se der menos de 100uH, está com curto entre espiras. Nunca peguei o transformador principal dessas adegas em curto (aquele menor, da fonte stand-by, já peguei com fios arrebentados devido a curto no OB2535), mas não dá pra descartar a possibilidade.

Na falta de um indutímetro, você pode colocar um FET reconhecidamente bom  e monitorar o sinal no dreno dele (com a ponta do osciloscópio em X10): Se forem pulsos muito estreitos, menores que 5% de ciclo ativo, mesmo com a pastilha peltier conectada, provavelmente o primário do transformador está com curto entre espiras.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 5 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...