Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung RV411 AD3BR/ Jinmao-L Rev 1.0/ Não liga e não acende nada

Avalie este tópico:


ljainfor

Posts em destaque

Paz a todos!

Estou com esse notebook samsung RV411 que não liga e  acende led nenhum, não aquece, não apresenta curto

usei a fonte assimétrica para verificar, não tenho nenhuma tensão no BIOS, regravei o mesmo e não obtive sucesso.

Como na placa não há serigrafia, recorremos a imagem da placa para destacar os pontos que se encontra alguma

tensão.

Não há tensão na bobinas em nenhuma delas.

Preciso da ajuda dos amigos

RV411.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá @ljainfor ! Se você tem 19v dristribuida na placa é porque voce tem o B+, ou seja lá qual for o nome dessa tesão no esquema da placa. Ela é originária/controlada pelo ci de charger. Geralmente fica próximo aos mosfets de entrada. Outra coisa que tem que ser olhado é a presença de 3.3v(vcc) no super io e no botão power. Verificado isso você tem que procurar o c.i que gera as tensões de 3.3v e 5v reguladas (vreg) e as de alta potencia 3.3v e 5v always, se ele não trabalhar não tem luz de led de standby..

tá joia!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, SystSoftPcCelTv disse:

olá @ljainfor ! Se você tem 19v dristribuida na placa é porque voce tem o B+, ou seja lá qual for o nome dessa tesão no esquema da placa. Ela é originária/controlada pelo ci de charger. Geralmente fica próximo aos mosfets de entrada. Outra coisa que tem que ser olhado é a presença de 3.3v(vcc) no super io e no botão power. Verificado isso você tem que procurar o c.i que gera as tensões de 3.3v e 5v reguladas (vreg) e as de alta potencia 3.3v e 5v always, se ele não trabalhar não tem luz de led de standby..

tá joia!

@SystSoftPcCelTv , agradeço pela contribuição amigo, esqueci de mencionar que  não tenho os 3,3v no power.

Em qual dos pads do SIO devo verificar se tem os 3.3v(vcc)?

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, ljainfor said:

@SystSoftPcCelTv , agradeço pela contribuição amigo, esqueci de mencionar que  não tenho os 3,3v no power.

Em qual dos pads do SIO devo verificar se tem os 3.3v(vcc)?

 

Sem esquema tem que olhar o datasheet do super io pra achar esse ponto, porem vale a orientação dos colegas @Gilson Macedo e do @geek889. Porque primeiro temos que olhar a alimentação inicial básica que são as vreg deste ci.

Ver se tem do tps51125 a tensão de 3.3v e outra tensão regulada de 5v e as outras de alta potencia 3.3V ALW a de 5V ALW .  Verifique lá o TPS e nos dê o retorno.

tá joia!

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/08/2019 às 09:44, geek889 disse:

complementando as dicas dos colegas acima, aqui tem a configuração dos pinos do 51125 pra vc verificar sem tem tensão em vref, vreg3 e vreg5

51125.png

@geek889 , realizei a medição nos pinos sugerido e em outros segundo outra imagem que encontrei no fórum.

Não tem tensão em nenhum dos pinos.

 

Nos fets que destaco na imagem não deveria ter 19v ? Por que no fet mais a direita o pino 4 tem apenas 13v?

 

Creio que o PWN TPS51125 é o que destaco em verde, certo?

Devo partir para a substituição?

tps51125.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, SystSoftPcCelTv disse:

Sem esquema tem que olhar o datasheet do super io pra achar esse ponto, porem vale a orientação dos colegas @Gilson Macedo e do @geek889. Porque primeiro temos que olhar a alimentação inicial básica que são as vreg deste ci.

Ver se tem do tps51125 a tensão de 3.3v e outra tensão regulada de 5v e as outras de alta potencia 3.3V ALW a de 5V ALW .  Verifique lá o TPS e nos dê o retorno.

tá joia!

 

@SystSoftPcCelTv , veja que realizei as medições e não tenho nada de tensão.

Não encontrei o datasheet do SIO.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá @ljainfor ! Se você tem 19v dristribuida na placa é porque voce tem o B+, ou seja lá qual for o nome dessa tesão no esquema da placa. Ela é originária/controlada pelo ci de charger. Geralmente fica próximo aos mosfets de entrada. Outra coisa que tem que ser olhado é a presença de 3.3v(vcc) no super io e no botão power. Verificado isso você tem que procurar o c.i que gera as tensões de 3.3v e 5v reguladas (vreg) e as de alta potencia 3.3v e 5v always, se ele não trabalhar não tem luz de led de standby..

tá joia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/08/2019 às 15:51, ljainfor disse:

@geek889 , realizei a medição nos pinos sugerido e em outros segundo outra imagem que encontrei no fórum.

Não tem tensão em nenhum dos pinos.

 

Nos fets que destaco na imagem não deveria ter 19v ? Por que no fet mais a direita o pino 4 tem apenas 13v?

 

Creio que o PWN TPS51125 é o que destaco em verde, certo?

Devo partir para a substituição?

tps51125.jpg

Não troque sem testar veja se tem tensão de entrada no 51125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro@ljainfor  como os amigos falaram você precisa verificar o vin do tps 51125, vin (pino 16) é a alimentação que ele recebe para trabalhar, se ele não receber alimentação, não vai adiantar trocá-lo, mas se ele receber vin e não trabalhar, aí são outros 500.... mas pra começo veja lá no pino 16 se tem alguma coisa.... boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutes ago, ljainfor said:

No resistor apenas de um lado tem 18v, já no capacitor nada.

Capacitor e e resistor em vermelho.

 

 

 

WhatsApp Image 2019-08-13 at 21.30.35.jpeg

Veja se este resistor está ligado do outro lado ao terra. Não estando veja se ele está aberto. É importante ver se o pino 16 do tps está recebendo alimentação e por onde ela chega. Se for este resistor pode ser que ele esteja aberto. tá joia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, SystSoftPcCelTv disse:

Veja se este resistor está ligado do outro lado ao terra. Não estando veja se ele está aberto. É importante ver se o pino 16 do tps está recebendo alimentação e por onde ela chega. Se for este resistor pode ser que ele esteja aberto. tá joia!

@SystSoftPcCelTv , em nenhum dos lados tem contato com o terra, mas com o multímetro na escala do diodo ele bipa.

Se o esquema abaixo for realmente o da placa o pino 16 é a alimentação passa por ele.

WhatsApp Image 2019-08-13 at 22.37.38.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Claudio santos disse:

esses resitor no teste de continuidade tem que bipar, caso contrario troque ele pois dai vem a tensao de 19 volts. mais nao demore nos responder 

@Piero Lima . obrigado por colaborar no post, a demora em responder que leciono em escola pública, sempre que sobra tempo vou a lutar para co complemento.

 

4 horas atrás, Piero Lima disse:

no caso entendo q pára teste, pode remover esse resisto e jumpear q se for só isso a placa vai ligar.. mas esse ai deves achar "fácil" em sucata

@Piero Lima , vou fazer o jumper, mas tenho procurado nas placas sucatas que tenho, mas nenhuma samsung. O resistor de 3R3 não encontrei ainda e já olhei várias placas. Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, ljainfor said:

@Piero Lima . obrigado por colaborar no post, a demora em responder que leciono em escola pública, sempre que sobra tempo vou a lutar para co complemento.

 

@Piero Lima , vou fazer o jumper, mas tenho procurado nas placas sucatas que tenho, mas nenhuma samsung. O resistor de 3R3 não encontrei ainda e já olhei várias placas. Alguma dica?

Se a resistência ôhmica dele estiver boa não vai adiantar - creio que ele seja de 3.3ohm, para medir coloque a vemelha do lado do vdc e a preta na linha do pino 16.   Pelo seguinte motivo: esse integrado tem um controle logico interno que depende de saturação para que os 18 v flua pelo pelo pino 16; os componentes principais são uma fonte de FET e um amplificador diferencial (amplificador de erro). . Se esse integrado  não estiver habilitação nada acontece e, esta habilitação está no pino 13. Com foi dito que não tem tensão nenhuma ele provavelmente não está habilitado.

Fazer o jumper sem habilitação não terá efeito.

tá joia!

Editado: por SystSoftPcCelTv
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SystSoftPcCelTv concordo, veja q os dois parâmetros são importantes, um não adianta sem o outro.... mas o jumper serve só para efeito de teste, imagino pela resposta que só o jumper não resolveu certo?

aí é investigar o EN (pino13) mas veja que op nome dessa linha contém um sinal de inversão # o que significa q quando está ok o sinal tem 0v, e quando a tensão estiver 3v (por exemplo) aí tem algo errado....

por favor me corrija se falei besteira mas pelo que ando estudando isso... estou a muito tempo na área mas considero que estou começando pois é um campo muito vasto.... e realmente me perco direto nas análises...srsrsr boa sorte aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em funcionamento normal, ao ligar o note o led verde acende. Para isso acontecer, a bios tem que estar ok e as tensões Vreg3 (3v3 pino8)  e Vreg5 (5v pino 17) conforme foto. Se não acende o led e estão presentes as duas tensões a chance de ser bios é grande. Se houver qualquer curto nessas linhas, o CI aquece bastante visto que a corrente fornecida é baixíssima. 

Sem título.png

Editado: por jubadasilva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...