Jump to content
Sign in to follow this  
muhrg

dica Positivo / Pos PIC77CL / Não liga com 12v da CPU - Cooler em looping sem os 12v da CPU

Rate this topic

Recommended Posts

Olá amigos!! Venho aqui trazer um recente desafio que chegou para nos em lote, e por incrível que pareça quase metade do lote foi resolvido desta maneira, pelo que parece, é um defeito bem comum. Pensando nisso vim trazer a vocês a solução para aqueles que estão com o mesmo problema.

Esta placa não ligava com os 12v do processador conectado, e quando removido os 12v a placa entrava em looping, fazendo o cooler girar e parar infinitamente.
Assim vimos que com os 12v em curto, o problema poderia estar próximo ao processador, então verificamos os mosfets circulados nas imagens abaixo e também um dos capacitor de tântalo de baixo da placa estava com problemas, algumas das placas estavam com os dois em curto (Importante retira-los da placa para realizar as medições).

Após a troca dos componentes, a placa ligou normalmente, foi sujeita a vários testes de stress de alto desempenho, e funcionou perfeitamente.

Se ajudou você, não esqueça do joinha! Valeeus!!😉

WhatsApp Image 2019-08-09 at 10.51.52.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-09 at 10.51.51.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-09 at 10.51.50.jpeg

Edited by muhrg
  • Like 2

@muhrg esse componente da primeira foto não é um diodo, é um capacitor de tântalo. 

muda tua postagem para "dica" senao vai ficar restrito nos casos resolvidos.

• Like 2

Em 09/08/2019 às 17:54, RA Informática disse:

@muhrg esse componente da primeira foto não é um diodo, é um capacitor de tântalo. 

muda tua postagem para "dica" senao vai ficar restrito nos casos resolvidos.

Obrigado pela dica amigo, já está corrigido e também alterado para dica!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

• Similar Content

• By Leandroct
      Pessoal preciso de oinhas para conseguir baixar o drive da webcam do meu note, a rodei e so encontrei aqui. dá uma força por favor TMJ
    • By AltaVoltagem
      Fala galerinhaaa... 😜
      Vim deixar uma dica para vocês. Espero que ajude!

Eu mostrei para um amigo como eu uso meu rolo de estanho e ele gostou muito da ideia, então resolvi compartilhar aqui! 🤪
      Eu faço um furo no rolo de estanho e passo a ponta por dentro. faço isso para o estanho não ficar desenrolando, acho muito chato quando isso acontece. Dessa forma que uso, vc não precisa tirar ele do furo tbm para desenrolar.

Se a dica servir, me avisa. Se não, quem sabe numa proxima vez !!! KKKKKKKKKKK 😅

TMJ!!! 💪

• By infocel technology
      ola amigos estou com essa placa vc pluga o carregador acende o led laranja vc aperta o power ela fica verde e desliga e depois volta pro laranja, nao encontrei curto em nenhuma bobina a unica q achei a resistencia muito baixa 0,5ohm foi a PL15 mais como e do vgfx creio q seja normal uma resistencia tao baixa, as linhas dos transferidores tbm nao encontrei curto nenhum, ja verifiquei o p2808, tenho as tensoes de 3v e 5v o super io esta alimentado e sem curto tbm, ja verifiquei sinal de acin e ja gravei a bios.
      Pelos testes q eu fiz os sinais q deveriam aparecer apos o start eles tentam subir mais encontra algum erro e a placa desliga ja nao sei mais oq testar. Ahh tem hora q eu aperto o power e fica uns 20 segundos piscando o led verde consumo da fonte fica em 0,10v
      Agradeço a ajuda desde ja
    • By Marcelo Aguiar
      notebook chegou aquecendo muito e desligando, abri ele fiz uma limpeza interna e troca de pasta térmica, porem no teste de stress ele chega fácil nos 90, 100 °c, só em ligar e deixar na área de trabalho ele já fica nos 80 e poucos graus, o cooler foi lubrificado e esta girando bem, o dissipador dele esta conduzindo bem o calor, por isso não acredito que seja ele de forma alguma, desabilitei o controlador de velocidade do cooler deixando ele girar no máximo o tempo todo, e isso fez com que ele não desligasse mais, porem a temperatura chega a 100 °c do mesmo jeito, na fonte assimétrica não foi identificado curto, fora isso ele liga e funciona normalmente.  

• By James Walker
      Bom dia pessoal!

Estou com um notebook para fazer uma coisa simples, um upgrade de memoria RAM. Ele usa 2GB e o cliente gostaria de poder usar 4GB.

É uma placa mae: 71r-a14im0-t810 que conta somente com um slot de memória RAM. Já tentei usar memorias da Smart DDR3L e da Elpida DDR3 e ambas não dão sinal de vídeo no mesmo. Memorias devidamente testadas.

Andei procurando na internet pelo manual ou um ''memory list'' da mesma, mas não encontrei nada. Gostaria de saber se alguém que possui notebook com essa placa mãe já conseguiu rodar alguma de 4GB e qual o part number da mesma que teve sucesso. 

Agradeço desde já pela atenção

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...