Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP Laserjet Pro 200 color M275nw / nao liga

Avalie este tópico:


R2-D2

Posts em destaque

Ola a todos. 

Estou com essa impressora que possivelmente foi ligado em 220

Existe duas placas, RM1-8201 e a RM1-8203.

 

Na 8201 foi trocado fusivel e tric. Ela está OK

E na 8203 foi trocado capacitor, mosfet, diodos e resistor. 

Tenho na saída da fonte os 24v, porém a impressora nao está ligando. Ao apertar o botao de ligar eu escuto que o rele aciona e libera os 24v mais nada acontece. 

Peço auxilio dos amigos o que analizar. 

Quem se dispuser fico muito agradecido. 

 

Edit: O aparelho atualmente está ligando, havia um flat nao conectado. 

O defeito atual do aparelho é que ao ligar apresenta erro: 49 service error 

Possivel defeito na formatter pois o equipamento nao esta atualizando o firmware. No aguardo de outra formatter para testar.

Editado: por R2-D2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa obrigado pelo retorno amigos. 

Foi erro meu, tinha um flat nao estava desconectado da logica. Confesso que montei remontei tudo e o flat NAO estava ali.

Passei a manha em cima dela reparando as placas, depois de esfriar a cabeça o flat apareceu kkkkk .

 

Agora a impressora esta ligando começa iniciar e apresenta um erro. 49 service error.

Ja fiz reset dela mas persiste e assim fica reiniciando. Vou fazer mais uns testes volto com retorno obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, R2-D2 disse:

Ola a todos. 

Estou com essa impressora que possivelmente foi ligado em 220

Existe duas placas, RM1-8201 e a RM1-8203.

 

Na 8201 foi trocado fusivel e tric. Ela está OK

E na 8203 foi trocado capacitor, mosfet, diodos e resistor. 

Tenho na saída da fonte os 24v, porém a impressora nao está ligando. Ao apertar o botao de ligar eu escuto que o rele aciona e libera os 24v mais nada acontece. 

Peço auxilio dos amigos o que analizar. 

O amigo @zazulak que é fera, consegues me dar um auxilio?

Quem se dispuser fico muito agradecido. 

 

 Tem um fusível nela,não tem? olha se ele queimou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resistência do fusor esta com 20 ohms. Mas vi que o triac entrou em curto novamente.

Botei outro triac e troquei tambem o fotodiac, nao teve mais curto. Tem momentos que ate começam funcionar os motores mas logo para e da  esse erro, o display fica branco e reinicia todo processo. 

 

Tenho um certo azar com essas laser, tem umas que é barbada troca o fet alguns diodos a ponte ja eras... Mas tem umas que me dao um baile. Entra poucas delas para manutenção. 

 

O problema é que tenho que pegar componentes de sucata, perco muito tempo procurando. Nao tem eletronica por perto

 

Continuarei a analise segunda.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

não sou bom em associar o nome à pessoa mas.. a RM1-8203 não é da HP M175 em vez da 275? Na série 200 é usada a RM2-7290, que tem algumas diferenças sutis no circuito, especialmente o integrado e os resistores de source..

 

O sintoma que ela está apresentando agora não tem muito jeito de ser relacionado à fonte, mas... pode ser que ela esteja "arriando" no momento que a impressora começa a girar o motor principal, aí ela simplesmente desliga ou reinicia.

 

Se o fet entrou em curto, com absoluta certeza o resistor de 0r18 do lado do dissipador foi danificado. As vezes ele só altera, as vezes ele abre. Se não trocou ele, melhor trocar.. como a resistência dele é muito baixa, é quase impossível medi-lo com precisão. E, tem alguns componentes entre o source do fet e o pino 3 do integrado (se não me engano nessa daí tem um de 56r e um de 100r).. geralmente quando o resistor de source abre, o de 56r tambem abre.

 

Quais foram exatamente os resistores e diodos que você trocou? Se der ponha uma foto da parte de baixo da placa indicando eles..

 

Edit: você pode ficar monitorando a saída de 24v enquanto a impressora inicializa. Se se ela se mantem estável, a principio pode tirar a fonte da lista de suspeitos.

Editado: por zazulak
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak obrigado pelo retorno.

De fato a 275nw utiliza a mesma placa da 175 pois essa aqui é a RM1-8203 mesmo. 

 

Eu também estou achando que esse defeito nao esta relacionado a fonte, ela tem os 24v estáveis mesmo quando os motores giram.  Algo me faz pensar que esta relacionado ao firmware dela.

 

O fet entrou em curto sim, o resistor ja havia trocado mas apenas achei de 0r47, como dependo de sucata só achei esse, mas a principio está ok essa placa.

 

Segue a lista de componentes trocados RM1-8203:

Componentes PTH:

R106 0r47

Q101 k10a60

C101 470uF 200v

D104 - 1n4148

 

Componentes SMD:

 

D602 - 1n4148

D102 - 1n4148

 

RM1-8203.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algum colega sabe como proceder a atualização dessa impressora? Ela nao reconhece no PC.

Mas sei que ela tem um esquema do jumper na placa lógica que transforma ela na laserjet 3020. 

Ja fiz o jumper, o pc reconheceu a 3020 e no visor dela diz "ready 2 download" mas eu nao sei como proceder. 

 

Tenho que instalar o driver da 3020 e fazer a atuliazação pelo software da 3020, seria isso?

 

@eliasgirardi @Alberto Rosa @Manin Warleyy Tavares @zazulak @João Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eliasgirardi eu tenho o utilitário de atualização de firmware dessa color 275nw. 

Mas eu coloquei o jumper na formatter, dai o PC passa a reconhecer ela como 3020. Nao consegui instalar o driver dessa 3020,ela fica como 'nao especificado' lá em dispositivos e impressoras...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito muito que seja problema relacionado ao firmware dela. Pelo que estive vendo, esse 49 service error está relacionado ao serviço de impressao.

É possivel que o cliente deixou documentos na fila de impressao e ocorreu esse erro.  Esse equipamento nao está fazendo a atualização do firmware, começa o processo e apresenta fatal error 7

Foi instalado o driver universal da 3020 e feito o procedimento de atualização. Vou deixar por enquanto esse equipamento de lado, aguardando entrar outra formatter. Agradeço aos colegas. 

 

IMG_20190812_110156646.jpgIMG_20190812_110157595.jpg

 

 

error 49.png

  

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, R2-D2 disse:

@zazulak obrigado pelo retorno.

De fato a 275nw utiliza a mesma placa da 175 pois essa aqui é a RM1-8203 mesmo. 

 

Eu também estou achando que esse defeito nao esta relacionado a fonte, ela tem os 24v estáveis mesmo quando os motores giram.  Algo me faz pensar que esta relacionado ao firmware dela.

 

O fet entrou em curto sim, o resistor ja havia trocado mas apenas achei de 0r47, como dependo de sucata só achei esse, mas a principio está ok essa placa.

 

Segue a lista de componentes trocados RM1-8203:

Componentes PTH:

R106 0r47

Q101 k10a60

C101 470uF 200v

D104 - 1n4148

 

Componentes SMD:

 

D602 - 1n4148

D102 - 1n4148

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Só pra confirmar, você mediu o R107 (56r)? Geralmente quando o R106 abre ele abre também.

 

É meio estranho a fonte funcionar normalmente com um resistor de 0r47 na posição R106.. geralmente quando se põe um valor maior que 0r22 ali, a impressora reinicia quando vai imprimir.

 

Pra eliminar de vez a possibilidade de defeito na fonte: Os 3.3V que vem da fonte também continuam estáveis no momento que a impressora reinicia?

Editado: por zazulak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, zazulak disse:

Só pra confirmar, você mediu o R107 (56r)? Geralmente quando o R106 abre ele abre também.

 

Realmente o R56 estava alterado. Fiz a troca dele, a impressora passou a ligar porém desligava (foi justamente o que vc comentou). Troquei entao o R106, consegui um de  .22 agora ela nao desliga mais porém o erro continua.

Os 3.3v está estavel em todo momento.

Tem algo a mais que poderia estar testando? Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...