Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Mark audio MK8000

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal!

 

Ganhei essa belezinha e estou a procura de algumas informações sobre ele.

 

Se analisarem as fotos, irão perceber que foi feita uma engembra do antigo dono, quero recuperá-la pois é uma excelente potência.

 

Como posso descobrir a impedância correta destes resistores queimados? Ou onde posso conseguir o datasheet desse monstro? 

 

Aguardo instruções! 

IMG_20190811_141304159.jpg

IMG-20190811-WA0039.jpeg

IMG_20190811_141340908.jpg

IMG_20190811_141322044.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, GameMax disse:

Veja se é este o esquema que precisa. Mas vai precisar de créditos para poder baixar.

Brother! Esse esquema! Show de bola! Vou contribuir para conseguir um joinha pra poder baixar o esquema. Irei postar os resultados assim que der boa! Grato! Tenha uma boa semana! 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

 

esse é meio complicado mesmo.. a saída dele é em cascata (classe H). Com volume baixo a saída trabalha com uns 55..60V simétricos, e nos picos a alimentação pula para uns 95..105V. Quem faz esse chaveamento é aquela placa menor.. a maior é onde fica o amplificador em si.

 

Printei uma parte da saída do canal direito. No esquerdo as numerações dos componentes são as mesmas, sem o "A" no final.

2019-08-12-004458_572x621_scrot.png

Como dá pra ver aí, os resistores em série com a base dos transistores de saída (R35, R35A, R36, R36A, R39, R40, etc..) são todos de 68R. O T14A, que pelas fotos algum preguiçoso só cortou os pinos do original e soldou um por cima, é um 2SA1837. O T15/T15A é um 2SC4793.

 

Se houver mais algum componente torrado na placa da saída, poste aqui. 

 

Como as duas placas estão mexidas e com componentes faltando, sugiro consertar primeiro a da saída, pois - em ultimo caso - dá pra eliminar o circuito comutador de alimentação (o amplificador perde um pouco da eficiência energética e térmica, pois passa a funcionar como um classe AB comum, mas funciona).

 

No esquema que tem aqui no fórum não tem o esquema da placa da fonte/comutação. Veja qual o código dela (é uma sigla iniciada por FNT seguida de um número, e fica próxima das pontes retificadoras). Acredito que essa mesma placa seja usada em outros modelos da Attack.

 

Edit: Se for trocar capacitores eletrolíticos, cuidado com a polaridade: A serigrafia das placas desses amplificadores engana.. o lado que é totalmente preenchido em branco indica o positivo e não o negativo como é o padrão.

Editado: por zazulak
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

 

esse é meio complicado mesmo.. a saída dele é em cascata (classe H). Com volume baixo a saída trabalha com uns 55..60V simétricos, e nos picos a alimentação pula para uns 95..105V. Quem faz esse chaveamento é aquela placa menor.. a maior é onde fica o amplificador em si.

 

Printei uma parte da saída do canal direito. No esquerdo as numerações dos componentes são as mesmas, sem o "A" no final.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Como dá pra ver aí, os resistores em série com a base dos transistores de saída (R35, R35A, R36, R36A, R39, R40, etc..) são todos de 68R. O T14A, que pelas fotos algum preguiçoso só cortou os pinos do original e soldou um por cima, é um 2SA1837. O T15/T15A é um 2SC4793.

 

Se houver mais algum componente torrado na placa da saída, poste aqui. 

 

Como as duas placas estão mexidas e com componentes faltando, sugiro consertar primeiro a da saída, pois - em ultimo caso - dá pra eliminar o circuito comutador de alimentação (o amplificador perde um pouco da eficiência energética e térmica, pois passa a funcionar como um classe AB comum, mas funciona).

 

No esquema que tem aqui no fórum não tem o esquema da placa da fonte/comutação. Veja qual o código dela (é uma sigla iniciada por FNT seguida de um número, e fica próxima das pontes retificadoras). Acredito que essa mesma placa seja usada em outros modelos da Attack.

 

Edit: Se for trocar capacitores eletrolíticos, cuidado com a polaridade: A serigrafia das placas desses amplificadores engana.. o lado que é totalmente preenchido em branco indica o positivo e não o negativo como é o padrão.

Olá amigo!

 

Obrigado por vossa resposta! Terei notado suas instruções. 

Tem alguns componentes faltando, os transistores do amplificador estão faltando, e na fonte, há alguns resistores que foram mal calculados (provável) e fritaram.

Quero tentar manter o esquema original, como Classe H, este amplificador me impressiona com a qualidade, visto que em tese a distorção harmônica é próxima dos 0,0050%

 

Já aproveito, há algum site onde consigo encontrar os componentes? Aqui em minha cidade não consigo achar tais transistores, só os capacitores e resistores e olhe lá!

Quanto aos capacitores, sempre gosto de aferir a polaridade na placa com um multímetro, é importante que não pode ter erros.

 

Agradeço por vossa ajuda! Irei postar o resultado conforme eu for trabalhando em cima do mesmo, esse é um dos meus primeiros reparos e estou ansioso para aprender e ter um resultado positivo.

 

Um abraço!

 

Edit: Consegui o esquema elétrico com o fabricante, achei os componentes que preciso trocar, agora basta correr atrás dos componentes.

Editado: por Kilent
Atualizando comentário.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Realmente, esses amplificadores Mark tem um ótimo custo/benefício. A Mark é uma espécie de "segunda linha" da Attack. Inclusive, já peguei alguns amplificadores Mark que o circuito era tremendamente parecido com modelos mais antigos da Attack.

 

Se der, coloque o esquema na area de downloads. O que tem aqui não tem a parte de comutação das tensões (o esquema mais próximo que encontrei que tem essa parte foi o do MK6200).

 

Teve algum progresso no reparo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, zazulak disse:

Realmente, esses amplificadores Mark tem um ótimo custo/benefício. A Mark é uma espécie de "segunda linha" da Attack. Inclusive, já peguei alguns amplificadores Mark que o circuito era tremendamente parecido com modelos mais antigos da Attack.

 

Se der, coloque o esquema na area de downloads. O que tem aqui não tem a parte de comutação das tensões (o esquema mais próximo que encontrei que tem essa parte foi o do MK6200).

 

Teve algum progresso no reparo?

 

 

Olá! Até agora estou caçando alguns componentes e esperando chegar os demais.

 

Vou upar sim! Tenho a documentação completa desse amplificador. A Attack me enviou e foi fenomenal.

 

Breve posto os resultados, quero limar ele bem limpinho, colocar thernalpad entre os transistores para ter uma condução térmica melhor e dar uma lubrificada nós coolers, estão fazendo muito ruído.

 

Um abraço! Até breve!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[UPDATE] Olá pessoal! 

 

A placa apresenta muita umidade, vou lavar com isopropanol a placa. Quero limpar também o gabinete dele inteiro, aparentemente há muita umidade no aparelho. Dúvida, além do baú da eletrônica, onde consigo comprar demais componentes? Preciso de resistores de 1/8W o que tá difícil de achar e alguns transistores não tem no baú. Sugestões? 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isopropanol? Não recomendo: Hoje em dia é difícil achar um que realmente não contenha água e seja puro, e se achar vai custar uma fortuna. O ideal seria algum solvente anidro, tipo thinner, tricloroetileno, ou similar. Ou..pode lavar com água quente e detergente mesmo, seguido dum enxágue com agua quente e posterior secagem em forno. 

 

Os resistores em si não são problema... pode usar até de 1W (costumam ser do mesmo tamanho que os antigos de 1/8W). Como os resistores que abriram são do estágio de saída, não fará muita diferença o tipo de resistor, mas se você quiser o menor índice de ruído possível, sugiro usar resistores de filme metálico: Eles geram menos ruído que os convencionais de carbono.

 

Os transistores... isso sim vai ser um problema. Sobre os de saída, o mercado está infestado de falsificados. Dei uma olhada no site do Baú da Eletrônica e, se os A1941 e C5198 que eles estão vendendo são iguais aos das fotos, provavelmente são originais, e da melhor qualidade: Aquela letra "O" embaixo à esquerda na marcação significa que são os de ganho mais alto (existem os com a letra R, que tem ganho mais baixo).

Sobre os outros transistores, qual deles você está tendo dificuldade em encontrar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...