Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP AIO OMNI 120-1100BR/ DA0WJ5MB6E0 REV E/ mosfet estourado

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ola pessoal, estou com esse all in one, que nao esta ligando nada. 

Quando eu abri ele, verifiquei que tinha um baita de um chamuscado na lata da carcaça atras da placa mae, verifiquei desmontei e tirei a placa pra fora. Ai vi que um mosfet pq125 a serigrafia dele na placa esta estourado, mas nao da pra identifica-lo, nao sobrou quase nada.

Nao estou encontrando o esquema dessa placa em nenhum lugar. 

Preciso da ajuda de voceis pra ver se alguem tem essa placa e consegue me passar que mosfet é esse, pra eu tentar trocar e ver se a placa volta a  vida. 

Vou por umas fotos pra vcs poderem localizar melhor onde esta o mosfet.

 

Obrigado a todos que pudem me ajudar.

 

 

IMG_20190812_104933936.jpg

IMG_20190812_104945626.jpg

Editado: por DoubleGuy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DoubleGuy 

Amigo, acho que tão importante quanto descobrir qual o código desse mosfet, é saber o que causou essa explosão.

Já testou se tem algum curto nos pads do drain e do source?

Eu já vi esse tipo de estrago causado por capacitor em curto. 

Uma sugestão, caso você não consiga a referência do mosfet, é ver se acha alguma placa dessa à venda no Mercado Livre e perguntar pro vendedor se ele pode fornecer essa informação.

Boa sorte!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@DoubleGuy 

Mosfet canal P, com proteção antiestática.

Não é difícil arrumar um equivalente para substituir, caso não encontre outro idêntico. Pode usar um sem essa proteção.

Sugestões:

Com proteção: AO4433

Sem proteção: AO4407, AO4435

Mas, antes de tudo, compare os datasheets pra ter certeza absoluta, ok?

E não se esqueça de contar pra nós qual foi o curto que causou o estrago.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Zoom1966 disse:

@DoubleGuy 

Mosfet canal P, com proteção antiestática.

Não é difícil arrumar um equivalente para substituir, caso não encontre outro idêntico. Pode usar um sem essa proteção.

Sugestões:

Com proteção: AO4433

Sem proteção: AO4407, AO4435

Mas, antes de tudo, compare os datasheets pra ter certeza absoluta, ok?

E não se esqueça de contar pra nós qual foi o curto que causou o estrago.

Boa sorte!

Boa amigo, me poupou o trabalho de pesquisar. Muito obrigado pela ajuda. Eu sei que não é so trocar o mosfet pra fazer ele funcionar. provavelmente deve ter um curto nessa linha. Vou tentar descobrir o que aconteceu e repasso pra voceis. Ta bem corrido aqui pra mim, to com muita coisa pra fazer e nao ta dando tempo pra parar e pensar nessa placa. Mas vou mexer nela e conto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 28/08/2019 às 09:50, DoubleGuy disse:

Boa amigo, me poupou o trabalho de pesquisar. Muito obrigado pela ajuda. Eu sei que não é so trocar o mosfet pra fazer ele funcionar. provavelmente deve ter um curto nessa linha. Vou tentar descobrir o que aconteceu e repasso pra voceis. Ta bem corrido aqui pra mim, to com muita coisa pra fazer e nao ta dando tempo pra parar e pensar nessa placa. Mas vou mexer nela e conto os resultados.

 

Bom dia, conseguiu resolver seu problema? Tenho exatamente o mesmo defeito, removendo o PQ125 ainda tenho curto mais a frente. 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, DoubleGuy disse:

Desculpa amigo, ainda nao consegui descobrir o que esta causando o curto. 

 

Sem problemas, essa placa que estou ja foi mexida no chipset Bd-82h61 Slj4b, da pra notar que ele foi aquecido, estou achando que é ele o defeito, pois medindo a partir do PQ125 eu tenho curto entre + e -, ai fui isolando e todo curto está bem proximo ao chipset, posso estar errado no meu raciocínio, mas vamos ver. 

 

Abraços e obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2019 às 10:53, christian.ricard disse:

 

Sem problemas, essa placa que estou ja foi mexida no chipset Bd-82h61 Slj4b, da pra notar que ele foi aquecido, estou achando que é ele o defeito, pois medindo a partir do PQ125 eu tenho curto entre + e -, ai fui isolando e todo curto está bem proximo ao chipset, posso estar errado no meu raciocínio, mas vamos ver. 

 

Abraços e obrigado. 

No meu caso o chipset pch esta intacta, a colinha vermelha esta no lugar. 

Vc consegue detectar se o chipset esta esquentando a ponto de queimar o dedo? Se estiver é provavel que esteja ruim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DoubleGuy disse:

No meu caso o chipset pch esta intacta, a colinha vermelha esta no lugar. 

Vc consegue detectar se o chipset esta esquentando a ponto de queimar o dedo? Se estiver é provavel que esteja ruim mesmo.

 

Nem chega a esquentar, o pq125 aquece antes, colocando 18.5v com menos de 1A na fonte assimétrica o PQ já esquenta. Não achei esse esquema em lugar nenhum. 

 

Abraços e vamos seguindo a luta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@christian.ricard 

Já tentou injetar a tensão depois do PQ125? Faça isso sem o processador e memória.

Tente com menos tensão e bem pouca corrente. Monitore se alguma coisa aquece. Se for um capacitor de cerâmica, vai acabar aquecendo. 

Veja também os mosfets de alta das fontes alimentadas diretamente pela linha de 19V.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 30/10/2019 às 04:46, Zoom1966 disse:

@christian.ricard 

Já tentou injetar a tensão depois do PQ125? Faça isso sem o processador e memória.

Tente com menos tensão e bem pouca corrente. Monitore se alguma coisa aquece. Se for um capacitor de cerâmica, vai acabar aquecendo. 

Veja também os mosfets de alta das fontes alimentadas diretamente pela linha de 19V.

Boa sorte!

 

Obrigado pelo retorno, vou testar essa opção amanhã e lhe falo. Obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2019 às 04:46, Zoom1966 disse:

@christian.ricard 

Já tentou injetar a tensão depois do PQ125? Faça isso sem o processador e memória.

Tente com menos tensão e bem pouca corrente. Monitore se alguma coisa aquece. Se for um capacitor de cerâmica, vai acabar aquecendo. 

Veja também os mosfets de alta das fontes alimentadas diretamente pela linha de 19V.

Boa sorte!

 

Cara uma dúvida, pra injetar a tensão após ele seria no Source do PQ125 pinos 1,2 e 3, correto? Eu fiz isso com 10v e corrente de até 1A e não teve consumo nenhum.

 

Poderia me orientar nessa questão? 

 

Abraços e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@christian.ricard 

Olá amigo! 

Pra ter segurança do que estamos fazendo, somente com o esquema, que não está disponível.

Então, como é um mosfet canal P, é provável que a corrente flua no sentido contrário, do Source para o Drain.

Com base nisso, teste se há curto no Drain desse PQ125. A tensão a ser injetada para testar essa linha deve ser a mesma da entrada. Mas confira bem antes se o source desse mosfet tem alguma conexão com a entrada de energia, ok?

Boa sorte aí!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/11/2019 às 20:57, Zoom1966 disse:

@christian.ricard 

Olá amigo! 

Pra ter segurança do que estamos fazendo, somente com o esquema, que não está disponível.

Então, como é um mosfet canal P, é provável que a corrente flua no sentido contrário, do Source para o Drain.

Com base nisso, teste se há curto no Drain desse PQ125. A tensão a ser injetada para testar essa linha deve ser a mesma da entrada. Mas confira bem antes se o source desse mosfet tem alguma conexão com a entrada de energia, ok?

Boa sorte aí!

 

 

Bom dia, obrigado pelo retorno, vamos lá.

 

Eu tenho curto sim entre Drain e Terra. O Source dele é diretamente ligado no Positivo da Fonte, medi continuidade entre eles. 

 

Se eu injetar tensão entre Source e Drain não tenho consumo nenhum de corrente na fonte. Poderia me orientar nessa parte de injetar tensão? Obg.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@christian.ricard 

Para injetar a tensão, supondo que você tenha a fonte de bancada, conecte o terra da fonte a qualquer ponto de aterramento da placa e o positivo no Drain do PQ125. Eu costumo soldar um fio onde é preciso injetar tensão para teste, pois facilita o processo e ajuda a evitar acidentes.

Faça o teste sem o processador.

Ajuste a fonte para uns 15 Volts, pouca corrente a princípio, tipo uns 500mA.

Veja o que acontece, se algum ponto começa a aquecer. Caso nada aqueça de imediato, deixe ligado por uns 5 minutos e procure novamente algum ponto de aquecimento.

Caso nada tenha aquecido ainda, aumente a corrente, sempre aos poucos e vá fazendo esse ciclo até descobrir algum componente que aqueça. 

É isso que eu faria.

Importante: Não ultrapasse a tensão da fonte do AIO, ok? Não queremos mais danos!

Conte-nos o resultado.

Boa sorte!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Zoom1966 disse:

@christian.ricard 

Para injetar a tensão, supondo que você tenha a fonte de bancada, conecte o terra da fonte a qualquer ponto de aterramento da placa e o positivo no Drain do PQ125. Eu costumo soldar um fio onde é preciso injetar tensão para teste, pois facilita o processo e ajuda a evitar acidentes.

Faça o teste sem o processador.

Ajuste a fonte para uns 15 Volts, pouca corrente a princípio, tipo uns 500mA.

Veja o que acontece, se algum ponto começa a aquecer. Caso nada aqueça de imediato, deixe ligado por uns 5 minutos e procure novamente algum ponto de aquecimento.

Caso nada tenha aquecido ainda, aumente a corrente, sempre aos poucos e vá fazendo esse ciclo até descobrir algum componente que aqueça. 

É isso que eu faria.

Importante: Não ultrapasse a tensão da fonte do AIO, ok? Não queremos mais danos!

Conte-nos o resultado.

Boa sorte!

 

Legal @Zoom1996 , belas dicas. 

 

Fiz conforme falou encontrei um capacitor 330 bem embaixo do socket do processador em curto troquei, porém quando injeto tensão novamente ele continua aquecendo, tirei ele e injetei tensão sem ele e a assimétrica ainda tem consumo de corrente alto, achei um resistor ( PR106 ) que aquece, mas medindo ele está normal. Medi todos os capacitores em torno dele, porém não encontrei nd em curto. 

Vou dar mais uma procurada. 

 

Abraços e obrigado.

Editado: por christian.ricard
Mais analises
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@christian.ricard 

Verifique os mosfets do Vcore e VGFX, em volta do processador.

Ao injetar tensão no drain do PQ125, verifique a tensão no local onde está esse capacitor que você disse que aqueceu.

Pode ser que algum mosfet de alta esteja em curto, passando tensão direto da linha de 19V para o Vcore. É apenas uma hipótese!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2019 às 15:51, Zoom1966 disse:

@christian.ricard 

Verifique os mosfets do Vcore e VGFX, em volta do processador.

Ao injetar tensão no drain do PQ125, verifique a tensão no local onde está esse capacitor que você disse que aqueceu.

Pode ser que algum mosfet de alta esteja em curto, passando tensão direto da linha de 19V para o Vcore. É apenas uma hipótese!

 

Bom dia, tudo bom? 

 

Injetei tensão de 15v e corrente de 1A e deixei um tempo, notei um NCP 6131 do outro lado da placa em relação ao PQ125 aquecendo bem pouco, ele fica bem proximo do mosfet de alta e baixa. Aumentando um pouco a corrente ele começa a fritar.

 

Vou dar uma olhada se é ele ou algum desses mosfets. 

 

Abraços e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 26/11/2019 às 10:15, christian.ricard disse:

 

Bom dia, tudo bom? 

 

Injetei tensão de 15v e corrente de 1A e deixei um tempo, notei um NCP 6131 do outro lado da placa em relação ao PQ125 aquecendo bem pouco, ele fica bem proximo do mosfet de alta e baixa. Aumentando um pouco a corrente ele começa a fritar.

 

Vou dar uma olhada se é ele ou algum desses mosfets. 

 

Abraços e obrigado.

Olha amigo eu to vendo o mesmo problema aqui comigo o ncp631 ta esquentando quando eu injeto tensao  no dreno do pq125

Mas ja troquei por 2 ci e nao mudou nada.

antes notei que tinha 2 capacitores de tantalo em curto em baixo do soquete do processador, troquei mas o curto continua na linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas eu ligo ele dc jack e vou injetando tensao quando chega em 6v o curto aparece, e ai o que esquenta é o ncp6131, mas como disse ja troquei esse ci, mesmo assim continua o problema. 

Nao sei o que fazer mais, alguem tem alguma sugestão?

eu creio que o pq125 esta interligado a linha do vcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...