Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido samsung rv-430 / ba41 0212a / liga sem imagem (pad de diodo)

Avalie este tópico:


cristi

Posts em destaque

59 minutos atrás, cristi disse:

amigos bom dia alguém pode me ajudar a encontrar pra onde vai este PAD da imagem é o PAD 2 do D516, não encontrei no esquema e não consegui encontrar na placa batendo continuidade

pagina 16 do esquema

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

olha amigo pelo esquema parece que realmente não temos nada conectado nessa parte do diodo

o porquê precisas disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, GBS_Info disse:

@cristi 

As vezes os pinos 1 e 2  desses diodos são interligados.

Veja se não há continuidade entre esses pinos.

não há amigo,

pino 1 - 1.05v

pino 2 - 3.3v

pino 3 - 5v

20 horas atrás, Well7487 disse:

olha amigo pelo esquema parece que realmente não temos nada conectado nessa parte do diodo

o porquê precisas disso?

liga e não da imagem

20 horas atrás, ElianLaptop disse:

uma imagem desta placa toda e o local do componente que está a testar

33188412_2SZ.jpg

@Well7487 @ElianLaptop @GBS_Info vou explicar pra vocês sobre esta placa, ela não ligava, veio faltando muitos componentes, então peguei outra e fui comparando e repondo, apos repor tudo e era muita coisa de capacitor, resistor a cristal, ela voltou a ligar, porem sem imagem, consumo de 900ma, curioso que este consumo assim que liga fica um pouco e cai para 650ma e logo já volta para 900ma notei que quando cai o consumo o processador deixa de aquecer, mas logo ja volta ao normal.

tenho todas as tenções

já coloquei junto ao nec tokin um capacitor de 1000uf 10v

já regravei bios e troquei chip

já lavei e estufa

ainda não analisei as tensões de memória só vref que está presente 

na bios não vejo pacote em nenhum dos pinos, então desconfio do SIO que da problema deste tipo nessa placa

só dando um retorno para os colegas, ainda não terminei a analise, e como tenho este pino 2 deste diodo no ar tenho medo de precisar dele e daqui a pouco não vale mais perder tempo nesta placa, abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cristi disse:

não há amigo,

pino 1 - 1.05v

pino 2 - 3.3v

pino 3 - 5v

Fala amigo, será que você está medindo o componente certo. Pelo esquema e conforme datasheet, na imagem abaixo, esse diodo recebe P1.05V no pino 3  e a tensão segue para os pinos 1 e 2. Sendo que o pino 2 não é usado porque o esquema não dá sequência nesse pino.

D516.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, master7 disse:

Fala amigo, será que você está medindo o componente certo. Pelo esquema e conforme datasheet, na imagem abaixo, esse diodo recebe P1.05V no pino 3  e a tensão segue para os pinos 1 e 2. Sendo que o pino 2 não é usado porque o esquema não dá sequência nesse pino.

D516.jpg

@master7 bom dia amigo, sim apenas digitei errado os pinos, mas corrigindo  aqui...

pinos

1 - 3.3v

2 - 5v

3 - 1.05v

Editado: por cristi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, master7 disse:

Por isso acho que o diodo medido não é o mesmo D516.

amigo tem a serigrafia no componente é o D516 mesmo

4 horas atrás, e1D disse:

Você consegue ver alguma trilha partindo do pino 2?

nenhuma amigo e tambme não acho continuidade na placa com este pino, som e sem componente

4 horas atrás, e1D disse:

Segundo o esquema o pino 1 é pra ter 3.3v, pino 3 1.05v

é isto que tenho mas o pino 2 de 5v mas o pino esta no ar ou seja tem 5v ali como se fosse a soma das duas tensões

2 horas atrás, GBS_Info disse:

D7 e D521 (todos BAT54A)... Quais as tensões nos 3 pinos ?

@GBS_Info D521 pino 1- 5v / pino 2- 4.7v / pino 3- 3.3v

d7 pino:

1 - 5v

2 - 3.3v

3 - 4.5v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo me "corrégi" então se eu estiver errado, o diodo recebe 3.3v no pino 1 que chega no catodo do diodo zener e soma com os 1.05v do pino 3 é isso ?

mas a tensão no pino 1 não deve ser maior que a tensão do diodo, para que assim conduza para o anodo com uma queda de tensão ?

não entendi porque tenho os 5v no catodo do pino 2, tu entendeu ? ou alguém aqui !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não a corrente positiva não circula da ponta da flecha do diodo para o lado mais largo, sempre da base para a ponta da flecha.

Se tem 5V no pino 2 em algum ponto da placa ele está conectado a um ponto de 5V.

Acredito que a função do diodo é estabelecer nível baixo no pino 1 do diodo pino este que vai para o A35, afinal se tens 1.05V quando a corrente passa pelo diodo ocorre uma queda de tensão de aproximadamente 0.35V, sobra então uns 0.7V que pra qualquer efeito é nível lógico baixo em eletrônica digital, um jeito portanto de não deixar este pino flutuando, quando não houver alimentação ele estará zerado (0.7V) e quando P3.3V estiver presente vai alimentar o pino com nível alto.
@zazulak Algum complemento ou correção sobre a função do diodo?


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Neo disse:

Não a corrente positiva não circula da ponta da flecha do diodo para o lado mais largo, sempre da base para a ponta da flecha.

certo mas no caso do diodo zener ligado em polaridade invertida não era pra por exemplo ligo 10v no catodo e meu diodo é de 4v no anodo eu não teria uma queda de 4v deixando passar apenas 6v para o anodo ? no caso do diodo comum seu que ele interrompe a passagem, mas no zener não da este efeito que citei ?

 

14 horas atrás, Neo disse:

Se tem 5V no pino 2 em algum ponto da placa ele está conectado a um ponto de 5V.

então neste caso é caso perdido concorda ? pois não tem o pad na placa, onde tenho os 5v e não encontro continuidade com este pino em outro componente mesmo ele fora da placa, oque acha @GBS_Info  ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cristi 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

;D Já cometi o mesmo erro no passado. 

 

zener.png Isto é um zener.

 

 

schottky.png Isto é um schottky.

 

Perceba que o simbolo do zener se assemelha a letra Z e o simbolo do Schottky se assemelha a letra S. ;D 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ainda que neste seu caso seja sem qualquer dúvida um schottky, sim, o zener pode ser utilizado para propiciar uma queda de tensão quando inversamente polarizado, e a queda será aquela da tensão zener especificada.

 

Mas para somar duas ou mais tensões o único circuito que eu conheço usa op-amps.

 

Se pegamos 3 resistores de valores iguais e conectamos uma das pontas de cada um todas juntas, e então aplicamos em suas extremidades restantes 3 tensões distintas, a tensão que encontraremos no ponto onde os 3 resistores estão conectados será o resultado matemático da “Média” das 3 tensões:


image.png

 

Se pegamos este circuito passivo de Média acima, e usamos ele para conectar 3 tensões diferentes em um op-amp configurado como amplificador não inversor com ganho de 3, transformamos este circuito de média em um circuito de soma, o resultado é chamado de Circuito de Soma Não Inversor, como pode ser visto abaixo:


image.png

 

Com um divisor de tensão formado pela combinação de 2kΩ / 1KΩ, o circuito amplificador não inversor terá ganho 3.

Pegando então a tensão proveniente do circuito passivo de média, que nada mais é que a soma de V1+V2+V3 dividido por 3, e multiplicando essa média por 3, obtermos na saída do op-amp uma tensão equivalente a soma de V1+V2+V3:

 

image.png

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente esse diodo está aí para não deixar a alimentação do bloco "hv"  do ponte norte cair totalmente a zero quando o notebook estiver em estado de espera (suspend). Pelo que entendi olhando o power sequence lá no inicio do esquema a linha de 1.05V fica sempre ativa quando o notebook estiver ligado, e a de 3.3 é desligada nos estados S3 (suspensão sem hibernação)  e S5. 

 

Sobre o pino 2.. essa tensão presente nele é um mistério.. não será só uma tensão espuria? Experimente pôr em paralelo com o multimetro um resistor de uns 10K e medir de novo. Se a tensão cair pra menos de 1V, é a confirmação que o pino não é ligado em nada.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2019 às 11:25, Neo disse:

@cristi 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

;D Já cometi o mesmo erro no passado. 

 

 Isto é um zener.

 

 

 Isto é um schottky.

 

Perceba que o simbolo do zener se assemelha a letra Z e o simbolo do Schottky se assemelha a letra S. ;D 

 

@Neo obrigado por esclarecer, realmente vi pouca diferença mas não considerei

Em 17/08/2019 às 12:36, Neo disse:

E ainda que neste seu caso seja sem qualquer dúvida um schottky, sim, o zener pode ser utilizado para propiciar uma queda de tensão quando inversamente polarizado, e a queda será aquela da tensão zener especificada.

 

Mas para somar duas ou mais tensões o único circuito que eu conheço usa op-amps.

 

Se pegamos 3 resistores de valores iguais e conectamos uma das pontas de cada um todas juntas, e então aplicamos em suas extremidades restantes 3 tensões distintas, a tensão que encontraremos no ponto onde os 3 resistores estão conectados será o resultado matemático da “Média” das 3 tensões:

 

 

Se pegamos este circuito passivo de Média acima, e usamos ele para conectar 3 tensões diferentes em um op-amp configurado como amplificador não inversor com ganho de 3, transformamos este circuito de média em um circuito de soma, o resultado é chamado de Circuito de Soma Não Inversor, como pode ser visto abaixo:

 

 

Com um divisor de tensão formado pela combinação de 2kΩ / 1KΩ, o circuito amplificador não inversor terá ganho 3.

Pegando então a tensão proveniente do circuito passivo de média, que nada mais é que a soma de V1+V2+V3 dividido por 3, e multiplicando essa média por 3, obtermos na saída do op-amp uma tensão equivalente a soma de V1+V2+V3:

 

 

 

isso eu não sabia também 👏

Em 17/08/2019 às 17:32, zazulak disse:

Aparentemente esse diodo está aí para não deixar a alimentação do bloco "hv"  do ponte norte cair totalmente a zero quando o notebook estiver em estado de espera (suspend). Pelo que entendi olhando o power sequence lá no inicio do esquema a linha de 1.05V fica sempre ativa quando o notebook estiver ligado, e a de 3.3 é desligada nos estados S3 (suspensão sem hibernação)  e S5. 

 

Sobre o pino 2.. essa tensão presente nele é um mistério.. não será só uma tensão espuria? Experimente pôr em paralelo com o multimetro um resistor de uns 10K e medir de novo. Se a tensão cair pra menos de 1V, é a confirmação que o pino não é ligado em nada.

@zazulak farei amigo, e retorno aqui, grato pela atenção, grande abraço ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...