Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo Premium D237S - Placa 6-7-M74S0-D06A.GP - Liga mas não da vídeo, não funciona

Avalie este tópico:


CRISANTO

Posts em destaque

Boa tarde a todos.

 

Gente, estou com a placa acima para reparo.

Ela liga mas não da vídeo. Liga mas não funciona.

 

Encontrei curto na PL10 e PL11.

Retirei o jamper PJ6 e o curto ficou para o outro lado la linha. Ou seja, no circuito do PU5 não tem curto. O curto está para o outro lado.

Injetei no PJ6, no outro lado, 1.8v a 5A e nada esquentou.

 

Alguém sabe se nestas duas PL's é normal este curto? É que tem circuito que tem contato com o terra, não é mesmo? Como o do processador.

 

Alguém pra me orientar?

Grato desde já a todos.

Editado: por CRISANTO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SystSoftPcCelTv disse:

olá @CRISANTO ! Verifique melhor se tem diodo e capacitor em curto nesta linha indo ao PU5 e o PQ52 também. tá joia!

 

image.png

Opa! Obrigado @SystSoftPcCelTv .

É como falei, abri o PJ6 e injetei tensão de 1.8v a 3A nessa linha e nada esquentou, nem deu consumo, nem bipe na escala diodo. Já no outro lado da linha , do PJ6, continuou o consumo de 0,53A. Mas, infelizmente, nada esquenta também desse lado. Bipa.

 

E esse 1.8v passa pelo U32 PCIE ponte norte, vai para as memórias, USB, LAN, CRT, s/IO U36... 

 

Esses 1.8v passa pelo ponte norte, não é normal então aparecer terra nessa linha??

 

Eu retirei o PQ52 e ele fora da placa está okay.

Lá na placa, nos pads do surce, continua dando curto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, crazyfrog1809 disse:

se a voltagem/tensão não diminui na linha dos 1,8v não existe curto nessa linha, é normal a linha de 1,8v ter uma corrente alta!!!

Na fonte que tenho, regulo a corrente em 3A, depois aumento a tensão aos poucos, em 1.8v a corrente chega a 0,53/54A. É normal?

 

As vezes, acontece o seguinte: o led do power ascende (normalmente fica apagado), ou seja, é como se ela fosse funcionar. Porém dando o start, o cooler não gira, com alguns segundos ela desliga, fica só o led laranja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CRISANTO Esse valores apresentados não indicam necessariamente curto! pois a resistência nessa linha costuma ser bem alta, dai faz o multímetro beepar na escala de continuidade. 

 

Por ser uma tensão relativamente baixa, ao injetar tensão deve-se esperar um tempo considerável para algo aquecer, visto que essa linha tem 8A de corrente e você está regulando a fonte em 3... com certeza, levará um bom tempo pra quem por ventura estiver em curto aquecer.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, FDONATO disse:

@CRISANTO Esse valores apresentados não indicam necessariamente curto! pois a resistência nessa linha costuma ser bem alta, dai faz o multímetro beepar na escala de continuidade. 

 

Por ser uma tensão relativamente baixa, ao injetar tensão deve-se esperar um tempo considerável para algo aquecer, visto que essa linha tem 8A de corrente e você está regulando a fonte em 3... com certeza, levará um bom tempo pra quem por ventura estiver em curto aquecer.

Infelizmente é o que a minha fonte me dá. Só vai aé 5A.

 

Eu já estava imaginando isso mesmo. A fonte não tem corrente suficiente pra aquecer algo.

 

Mas, aproveitando isso que você falou, se nessas duas linhas a resistência é alta e vai sempre bipar, então não tem necessariamente um curto?!!

 

A linha da PL10 por exemplo, é a de 1,05v e em todos os notebooks essa linha bipa.

Agora, e essa de 1.8v?

 

PS.: Ouvi falar numa fonte fumegation aqui. Será que ela me dá mais amperagens para testar isso?!

 

Porém tenho que saber se é normal a linha de 1.8 dar esse suposto curto.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, CRISANTO disse:

Infelizmente é o que a minha fonte me dá. Só vai aé 5A.

 

Eu já estava imaginando isso mesmo. A fonte não tem corrente suficiente pra aquecer algo.

 

Mas, aproveitando isso que você falou, se nessas duas linhas a resistência é alta e vai sempre bipar, então não tem necessariamente um curto?!!

 

A linha da PL10 por exemplo, é a de 1,05v e em todos os notebooks essa linha bipa.

Agora, e essa de 1.8v?

 

PS.: Ouvi falar numa fonte fumegation aqui. Será que ela me dá mais amperagens para testar isso?!

 

Porém tenho que saber se é normal a linha de 1.8 dar esse suposto curto.

@CRISANTO amigo curto ao meu ver é quando da muito próximo ao zero, você pode testar deixando as duas pontas no terra na placa e ver quanto marca no multímetro esse valor seria o de curto em algum circuito, às vezes temos uma fuga de um capacitor deixando passar um pouco o terra ou um mosfet com fuga por exemplo, como o amigo disse se tem curto baixa a tensão pois joga ela a nível baixo 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, as explicações foram boas mas continuo com a placa sem ligar e não tenho ideia do que pode ser. Só encontrei essas bobinas apresentando aparentemente curto em suas linhas.

 

A placa liga como falei mas não funciona.

 

Vou tentar regravar a bios pra ver se é isto, se resolve.  Por enquanto só tenho esse norte a seguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sanada a dúvida de curto, então vamos para outras possibilidades. Essa placa de tensão de 3v no pino 11 do sio? tem Vcore_ON no pino 120 do mesmo? Qual o consumo na fonte assimétrica? Quais as tensões no chip de bios? No pino 1 da bios você verificou o chip select com osciloscópio? Se não tiver osciloscópio veja a tensão do pino 1 se há alguma variação quando liga  a placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2019 às 10:37, ricardopereira disse:

Caro amigo Crisanto, na falta de uma fonte com maior amperagem, use uma bateria de nobreak em serie com uma lâmpada 12 volts de carro, fiz uma com dimmer. testo a voltagem com multimetro antes de por no circuito. sucesso.

Opa @ricardopereira , obrigado pela ajuda

 

Não entendi bem.

Eu preciso de 1,8v e 8A pra injetar na PL11 para ver se algo esquenta nessa linha.

Como vou utilizar a bateria? A bateria tem 12 ou 24v, elas tem 7A, dá. Mas...E 12v! Pode queimar a ponte norte??!!

Me ajude ai.

Editado: por CRISANTO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...