Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

 

No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

 

O que é ADSL?

 

Há várias formas de se acessar a internet e uma das primeiras que surgiram foi a Assymmetric Digital Subscriber Line (ADSL). Este padrão nos dias de hoje ainda é muito popular no Brasil por ser mais barato de se implementar por conta do aproveitamento da linha telefônica já existente para a transmissão de dados da internet. Além disso, o seu cabeamento é mais barato que outras tecnologias como HFC e fibra, que serão explicadas mais à frente.

 

Existem variações desta tecnologia DLS, são elas: ADSL2, ADSL2+, VDSL, VDSL2 e VDSL2 Phantom

 

O ADSL surgiu no ano de 1999 e possui uma capacidade de download de até 8Mb/s (megabits por segundo). Seu upload pode atingir uma velocidade de até 1Mb/s, porem posteriormente surgiu uma versão simplificada da tecnologia chamada ADSL Lite que possui uma capacidade de download de até 1,5Mb/s e 512Kb/s de upload.

 

internet_tecnologias_01.jpg

 

A ligação da internet via ADSL é feita através de um cabo que possui um par de fios metálicos. Esse tipo de conexão acaba limitando a sua capacidade de transmissão por longas distâncias entre o modem do usuário e o DSLAM (Digital Subscriber Line Access Multiplexer). O DSLAM é o "armário" que possui várias portas para distribuir o sinal de internet para as residências ou prédios.  É importante salientar que o DSLAM não irá dividir a velocidade do acesso entre as linhas, ou seja, se o seu vizinho estiver utilizando a velocidade em seu máximo disponível, não irá afetar a qualidade da sua internet.

 

A distância máxima suportada pela tecnologia é de até 6Km, a depender da qualidade dos equipamentos utilizados nas pontas. Porém, o ideal é que não se ultrapasse 4Km. É por conta disso que em áreas rurais se opta por utilizar internet via rádio.

 

Quanto maior a velocidade da internet, menor terá que ser a distância entre o modem do usuário e o DSLAM. Por exemplo:

 

Se utilizarmos a VDSL2 de longo alcance, poderemos ter uma distância entre 1,2Km e 1,5Km para ter acesso a uma velocidade de download de até 30Mb/s.  Já se utilizarmos a VDSL2 de curto alcance, será possível atingir uma velocidade de até 100Mb/s, porem a uma distância de 350 metros do DSLAM.

 

O que é HFC?

 

A tecnologia Hybrid Fiber Coax (HFC) consiste na utilização de cabos de fibra ótica e cabos coaxiais. Os cabos de fibra ótica saem da central, passam pelos postes até chegar mais próximo das residências e prédios e conectar a um receptor ótico. Em seguida, vão sair do receptor cabos coaxiais que irão distribuir o sinal até as casas, passando por amplificadores troncais, amplificadores de distribuição e por último os TAPs que irão distribuir cabos até as casas ou prédios.

 

internet_tecnologias_02.jpg

 

Os cabos coaxiais possuem menos interferência que os cabos de par metálico (ADSL) por conta de possuir pares trançados de cobre e uma simetria diferente, fazendo com que o campo eletromagnético fique confinado entre o fio interno e a malha externa. Isso faz com que o cabo coaxial consiga atingir distâncias muito maiores do que os cabos telefônicos e ao mesmo tempo atingir velocidades maiores de transmissão (download e upload).

 

Entretanto, apesar de possuir um desempenho superior ao cabo de par metálico da internet ADSL, sua geometria ainda possui imperfeições, causando pequenas irradiações de energia por onde o sinal trafega. Isso faz com que seja de certa forma um pouco suscetível a interferências. Essa interferência acaba afetando a capacidade de upload e o 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 da internet.

 

O HFC sofre quedas de desempenho e velocidade por conta da maneira como é utilizado o nó ótico (NODE). Quando a fibra ótica chega até ele para ser convertido o sinal ótico para elétrico e posteriormente chegar ao cliente, há a divisão de cabos coaxiais, que idealmente deveria ser colocado determinado número de portas.

 

internet_tecnologias_03.jpg

 

O cuidado com o número de portas disponibilizadas em cada NODE é necessário para que não haja queda na qualidade de distribuição do sinal. Isso é calculado geralmente de acordo com o perfil de consumo dos clientes de determinada região, porem o que ocorre é que na maioria das vezes a empresa de telecomunicações, para economizar e ganhar mais, utiliza um mesmo NODE para uma grande quantidade de clientes. O resultado disso é que nos horários de pico de utilização da internet pelos usuários haverá grande queda na performance e velocidade.

 

O que é fibra?

 

O cabo de  vem para solucionar várias barreiras que as tecnologias citadas anteriormente possuem, como distância para se transmitir velocidade sem perdas, interferência causada por eletromagnetismo e por fim a alta velocidade.

 

Porem, para se conseguir uma alta velocidade, deve-se tomar certos cuidados, pois cabos de fibra ótica são frágeis e não suportam curvas com ângulos muito fechados, que prejudicam a passagem do sinal). Por conta disso, é importante que se tenha uma equipe especializada para realizar a instalação da fibra nas residências e prédios para se entregar um sinal de qualidade, sem atenuações.

 

Apesar de possuir um custo elevado para implantação, a durabilidade da fibra ótica é consideravelmente maior do que a de cabos de cobre e há pouquíssima perda de sinal por conta de sua imunidade contra interferências eletromagnéticas permitindo que se consiga levar um sinal com intensidade forte de ponta a ponta.

 

internet_tecnologias_04.jpg

 

A tecnologia mais utilizada para instalação de fibras óticas pelas operadoras é a Gigabit Passive Optical Network (G-PON) que é capaz de transmitir por mais de 60Km o sinal e entregar o sinal de download com 94% de eficiência e upload com 93% de eficiência, ou seja, a perca que se tem de sinal é quase nula. A GPON é capaz de atingir velocidade de até 2,5Gbits para download e 1,2Gbits para upload.

 

O que fazer para extrair o máximo de velocidade da minha internet?

 

Para garantir uma velocidade igual ou pelo menos próxima a do plano contratada, sem oscilações ou quedas, a primeira regra é não utilizar o modem/roteador oferecido pela sua operadora para transmitir a internet via Wi-fi (por cabo tudo bem). É preciso tomar esta atitude por conta dos equipamentos de má qualidade que eles oferecem e para isso o consumidor tem que arcar com os custos para ter uma internet de qualidade a seu dispor.

 

A primeira coisa que se deve fazer é possuir disponível uma tomada com aterramento e um DSP (dispositivo de proteção contra surtos) com filtro de linha embutido, como por exemplo os da fabricante Clamper.

 

Em seguida, deve-se procurar um roteador que tenha portas gigabit e transmissão de sinal dual band (2.4Ghz e 5.0Ghz). É importante que o roteador seja dual band por conta da baixa capacidade de transmissão da banda de 2.4Ghz que limita a transmissão de velocidade geralmente a 100Mb/s para menos, enquanto a banda de 5Ghz é capaz de ultrapassar, por exemplo, a barreira dos 200Mb/s tranquilamente.

 

Por último, é indicado para quem faz uso de streaming de vídeos e joga online a utilização de cabos de rede do  para interligar o modem da operadora ao roteador wi-fi ou ao computador.

 

Citar

Observação: Evite repetidores de sinal wi-fi, use somente Acess Point (AP) ou roteadores wi-fi. Isso fará com que o sinal se mantenha forte e com qualidade.

 

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O artigo veio a calhar, finalmente me livrei da VIVO, após 2 anos sofrendo com uma internet de péssima qualidade que quando não estava caindo o tempo todo, no mínimo estava sempre perdendo mais pacotes que os correios na época do natal...

 

Contratamos a fibra da NET que agora pertence a Claro, e levando em conta que o preço do plano de Fibra 240Mb/s estava custando apenas R$:20,00 bolsonaros a mais que o plano ADSL de 10Mb/s da MORTA (digo VIVO) acabei logicamente optando por ele.

E apesar de ter realmente uma velocidade absurda de transmissão de dados para a internet já reparei que aleatoriamente, mas com alguma frequência, a conexão com servidores na internet cai por aproximadamente 7 segundos e volta.

 

@GNMilasi @rampa @Técnico Cooperador  @Moderador 

 

O modem que a operadora instalou é um Huawei HG8245Q2, aí pergunto aos que entendam dos paranaues da Fibra, será que estas quedas estão relacionadas diretamente com o modem?

Ele é mesmo ruim?

Se sim, quais seriam as boas opções de modens para fibra, disponíveis para aquisição no mercado nacional?

 

Minha rede aqui já é a muito tempo Gigabit, tenho absoluta certeza que não tenho quaisquer problemas relacionados ao cabeamento ou ao switch, os cabos fiz eu mesmo, um a um, conectores cat6 em cabos cat6, e o Tplink de 24 portas gigabit nunca apresentou qualquer problema nos últimos 5 anos, na rede local nunca perdi um misero pacote... ;D

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo Eu tive problemas parecidos aqui, porém descobri que o que ocasionava a falha era, os técnicos que instalaram a fibra aqui em casa, conseguiram fazer alguma curvas com a fibra com isso em muitos momentos os ping ficava alto e eventualmente algumas solicitações http não completavam. Pedi a empresa que refizesse a instalação do cabo de maneira que ele ficasse o mais reto possível, apos isso problema solucionado. 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, uso um link de pessoa física de 240 Mbps (240/8=30MB/s) da NET/CLARO através de um "vagaba" Humax HGB10R-02 (para distribuir pela casa o sinal Wireless, uso um Roteador Wireless Gigabit Dual Band AC1750 da TP-Link), mas todo o cabeamento interno aqui é via Cabo CAT6, só não sei a parte do cabeamento coaxial que ficou a cargo da NET/CLARO e nas dezenas de Sites de Testes de Velocidade, o Download fica oscilando entre 245 e 255 Mbps, o que não deixa de ser um milagre para um Link que não é dedicado e em um País chamado Brasil.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Abs.

Editado: por GNMilasi
Acrescentar informação.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...