Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Tv lcd Philips 40pfl3605 mosfet da fonte explode !

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos,

 

Sempre reparei as fontes da tv philips 40pfl3605 e 32pfl3805, sempre os mesmos componentes Q501 (mosfet 6n80c), D201 (diodo SR3200), D510 (UF4007) ci NCP1207 , as vezes outros como D403, D504, ZD503 ,R513, R514, R515 etc..

 Sempre componentes originais

Na falta do Mosfet 6n80c e SR3200 , por incrível que pareça , eu colocava o 10N60c e UF5406 e funcionava perfeitamente, sem retorno !

 

Agora tento fazer reparo numa 40PFL3605 e o mosfet Q501 (6N80C)  explodiu e levou NCP 1207 e os resistores !, não deu tempo nem de ver se a tv em stanby !

DETALHE: fusível NÃO abriu e o mosfet não entrou em curto e sim abriu ! medindo ele está ABERTO em todos terminais , verifiquei todos componentes novamente e mais outros,

Alguém teve algo parecido ?

Editado: por Aecioflaviodasilvafilho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, zazulak disse:

Se tiver algo que meça indutância, teste o primário do transformador. Já peguei caso que o fet queimava recorrentemente que só foi resolvido rebobinando o transformador.

Estou sem o medidor do indutância , vou procurar no sucata uma queimada e acredito que trafo deve estar bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que descobri a causa do defeito, pode ser o C502 ou micro bolha de solda fazendo curto na saída do U501 (NCP 1207A) e to testando mosfet 10N60C no lugar de 6N80C está funcionando bem !

 

Em relação micro bolha de solda (só foi possível ver com super lupa ) vejam a foto !

20190818_144041.jpg

20190820_171554.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@Aecioflaviodasilvafilho Estou na batalha em uma 32PFL3605, a placa veio com o fusível partido, um cerâmico estourado e FET em curto. Troquei os componentes, inspecionei os demais componentes do setor e ao ligar o FET estourava, comprei 5 FETs, todos estouraram sendo que fazia o mesmo procedimento de verificar componentes do setor e trocar os que estavam danificados.

O problema era o lote do Q601 (13MN60), comprei em outra loja e não estourou mais.

Atualmente estou com problema parecido, se ligar as lampadas o FET Q501 estoura, se não ligar as lâmpadas não estoura. Estava desconfiado do OZ9977 mas ao colocar uma fonte de bancada simulando a tensão do pino 13 (com as lampadas desligadas) o OZ9977 apresenta normalmente as tensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...