Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Ciclotron pop line 160- PL583, fechando curto nos BD 139 e 140

Avalie este tópico:


Posts em destaque

boa tarde, 

eu estou com esta caixa da cíclotron pop line 160, modelo da placa é a PL583, ela estava ligando mais não saia audio, eu troquei os BD's 139 e 140 mais os TIP31a, e um monte de componente em volta que torrou, ou que não estava funcionando corretamente, a caixa começou a produzir som, mais com ruídos, fui aumentar o volume e os BD's entraram em curto, torrando os capacitores 0,47Rx2w, substitui eles novamente e o barulho continua, não sei o que possa estar causando estes barulho e a queima dos BD's, alguém pode me dar uma luz?

vou mandar a foto do esquema elétrico com as peça que eu troquei.

WhatsApp Image 2019-08-21 at 12.16.07.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-21 at 12.32.31.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

movi o seu tópico para a area de aparelhos de som. Aqui é mais fácil de alguém ver e responder.

 

É estranho os BDs queimarem e os TIPs da saída não terem queimado junto. 

Já tive problemas com transistores BD falsificados.. pode ser que seja o seu caso. Como esse amplificador não é muito potente, pode usar BC639 no lugar do BD139 e BC640 no lugar no BD140, e trocar os TIPs por TIP41C (o 41 tem o ganho um pouco maior que o 31, o que força menos os transistores drivers). 

 

O resistor de 10R em série com o capacitor de 100n na saída está ok? Se ele abrir, o amplificador pode entrar em oscilação numa frequência bem alta, o que acaba queimando a saída sem causa aparente.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, obrigado pela resposta, eu toquei o resistor de 10r troquei tudo que esta circulado no esquema, só não testei o capacitores, é estranho que os bds entraram em curto e depois ia levando os resistores de 0.47, quando eu vi os resistores fumaçando na desliguei a caixa, acho que não deu tempo de queimar os tips.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...